Desempenho do Cejusc de 2º grau na Semana da Execução rende prêmio ao TRT-18

ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Foto mostra cinco pessoas, sendo quatro homens e uma mulher, lado a lado e posando para a foto. A mulher, desembargadora Wanda Ramos, está no meio e segura o certificado recebido na premiação

Desembargadores Geraldo Nascimento e Wanda Ramos receberam o certificado na solenidade de premiação, que contou com as presenças de ministros do TST

O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 2º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) foi premiado na última terça-feira, 15/5, pelo desempenho da unidade durante a 13ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, realizada em setembro de 2023. O Regional goiano ficou em primeiro lugar na categoria médio porte no segundo grau. O certificado foi entregue aos desembargadores Geraldo Nascimento, presidente do TRT-18, e Wanda Lúcia Ramos, coordenadora do Cejusc de 2º grau, durante a 2ª edição do Seminário Caminhos para a Efetividade da Execução Trabalhista, no Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em Brasília.

O ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, coordenador da Comissão Nacional da Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET), expressou sua satisfação em realizar mais uma edição do evento e ressaltou a importância da premiação. “Para nós, da comissão e do conselho, é um momento de grande alegria reconhecer publicamente o esforço e os resultados alcançados por cada tribunal, Cejusc e Vara ao longo de 2023”, disse. “Estamos aqui para premiar não apenas simbolicamente, mas como um reconhecimento significativo pelo trabalho realizado durante este período”, completou.

Ao enfatizar que o foco da iniciativa está no beneficiário final da Justiça, o ministro fez questão de pedir novamente o apoio de magistrados e servidores para a edição da semana de 2024, que será realizada em setembro. “Queremos um desempenho ainda maior, porque o resultado quem alcança é o jurisdicionado. Não é um prêmio que é entregue ao magistrado, mas ao contrário,  quem recebe o prêmio é o jurisdicionado, que de alguma forma tem mais efetividade na execução respectiva. Para nós é a razão de ser”.

Mais uma conquista

O presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, expressou a satisfação pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Cejusc 2º grau, coordenado pela desembargadora Wanda Ramos e que completa em maio um ano de criação. Ele destacou mais essa conquista pelo tribunal na área da conciliação, já que em abril o TRT foi vencedor do prêmio Conciliar é Legal, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Nossa destacada produtividade na resolução de conflitos durante a Semana da Execução Trabalhista em 2023 é motivo de grande orgulho”, afirmou.

Ele acrescentou que este prêmio “reflete o empenho e dedicação dos magistrados e servidores, especialmente da desembargadora Wanda Ramos, que tem feito um trabalho extraordinário à frente do Cejusc 2º grau, e a eficácia de nossas políticas e práticas em promover a conciliação e a pacificação social. Que o tribunal possa continuar avançando nesse caminho e aprimorar cada vez mais os métodos de solução de conflitos e garantir uma justiça mais rápida e eficiente para todos os cidadãos”.

A desembargadora Wanda Ramos parabenizou o presidente do TRT-18 pelo apoio e incentivo à conciliação no segundo grau. Parabenizou também toda a equipe do Cejusc de 2º grau, o time do Juízo de Execução do TRT-18, na pessoa da juíza Eunice Castro, coordenadora da unidade, pela colaboração em um acordo especialmente desafiador, e o juiz Rafael Guimarães. “Nosso Cejusc completa um ano na semana que vem, quando acontece a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Somos jovens promissores. É conciliando que a gente se entende”, ressaltou a desembargadora, citando o slogan da Semana da Conciliação deste ano.

O desembargador Eugênio Cesário também comemorou a premiação. “Instalamos o Cejusc de 2º grau na Semana da Conciliação de 2023, durante minha gestão no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e, em um ano de atuação, ele já é o primeiro do Brasil nessa premiação. É uma honra muito grande e gostaria de apresentar meus parabéns efusivos à coordenadora, desembargadora Wanda, e a toda a equipe, todos muito bem treinados. O Tribunal investe na qualificação desse pessoal para esse fim e os resultados aparecem. Se não fosse o comprometimento de cada um, não teríamos chegado a esse patamar”, destacou Eugênio Cesário.

Acordo 

Um dos acordos de maior impacto realizados pelo Cejusc de 2º grau durante da Semana da Execução Trabalhista de 2023 foi o de um processo que tinha como partes a ForteSul, empresa do ramo de serviços de vigilância e segurança, e ex-empregados. Foram necessárias várias audiências para construir um acordo num processo que se arrastava há anos. O valor resultante da conciliação, R$ 11,3 milhões, também foi utilizado para quitar débitos de quatro ações civis públicas e seis execuções fiscais, de acordo com o Juízo de Execução do TRT-18. Os juízes Eunice Castro e Rafael Guimarães também participaram da construção do acordo.

Balanço
Ministros do TST, desembargadores e juízes do TRT-18 com servidores do Cejusc de 2º grau no dia da inauguração da unidade

Ministros do TST, desembargadores e juízes do TRT-18 com servidores do Cejusc de 2º grau no dia da inauguração da unidade

O Cejusc de 2º grau do TRT-18 foi inaugurado em 22 de maio de 2023. A unidade realizou 666 acordos no período de maio a abril deste ano. O montante negociado chegou a R$ 64.430.200,84 nos 11 meses de funcionamento do Centro de Conciliação do 2º grau.

Leia também: Premiação reconhece tribunais e unidades destaques da Semana da Execução Trabalhista 2023

WF/FV

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Conciliação, Institucional, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.