Desembargador resgata a história do Judiciário Trabalhista na abertura da I Semana da Memória do Poder Judiciário em Goiás

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Auditório com pessoas e ao fundo a bandeira do Estado de Goiás

Abertura das comemorações da I Semana da Memória do Poder Judiciário em Goiás

Começou hoje (8) a celebração da Memória do Poder Judiciário em Goiás com uma solenidade no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). O desembargador Elvecio Moura dos Santos representou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), desembargador Daniel Viana Júnior. Ao discursar, o desembargador Elvecio Moura disse que a celebração da história do poder judiciário é uma forma de avivar, de resgatar e manter a memória da Justiça brasileira.

O desembargador revisitou a criação da Justiça do Trabalho no estado de Goiás. Ele pontuou que, no estado, a especializada é a caçula das instituições judiciárias. O magistrado trouxe a data histórica de 12 de maio de 1939, quando o poder executivo criou a Justiça do Trabalho em Goiás, com a instalação da primeira Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) em Goiânia – precursora da 1ª Vara do Trabalho de Goiânia, presidida pelo juiz Paulo Fleury da Silva e Souza.

Desembargadores reunidos para foto

Desor Elvecio Moura com o presidente do TJ-GO, desor Carlos França, desor Luiz Claudio Braga e o assessor cultural do TJ-GO, Gabriel Nascente

Em seguida, o desembargador falou sobre as diversas moradas da Justiça do Trabalho em Goiânia, como quando funcionou junto ao TJ-GO na praça Cívica, ou quando funcionou no prédio da viela do Bradesco, na avenida Goiás, no Centro. E, ainda, na rua 88, no setor sul, local onde permaneceu até o tribunal ser instalado em 1990 e adquirir a sede própria, no setor bueno. “A Justiça do Trabalho surgiu da simplicidade, já com o foco na conciliação, objetivo tão atual do CNJ”, afirmou.

Elvecio Moura narrou os programas que o TRT-18 mantém com o objetivo atender a população goiana. Ele destacou o programa “História Oral”, disponível no canal do YouTube do tribunal, que busca conservar a história da Justiça do Trabalho em Goiás com entrevistas de personalidades que participaram da criação, expansão e consolidação do TRT de Goiás.

Além desse programa, o desembargador citou a parceria firmada com o TRE-GO que, em 2008, possibilitou a implementação do programa “Justiça do Trabalho Itinerante”. Essa iniciativa permite o atendimento da população goiana com o ajuizamento de ações e a realização de audiências trabalhistas, em localidades distantes das sedes das Varas do Trabalho. “A iniciativa do CNJ em preservar a cultura judiciária brasileira é muito importante para que não esqueçamos de todos os desafios e conquistas na construção e fortalecimento de nossas instituições”, concluiu.

TJ-GO
Homem em pé discursando

Des. Itaney Campos em evento do lançamento da I Semana da Memória do Poder Judiciário em Goiás

O presidente do TJ-GO, desembargador Carlos Alberto França, ao abrir o evento, disse que a instituição do dia da Memória do Poder Judiciário pelo CNJ passou a ser um marco de celebração e valorização da memória do poder judiciário brasileiro. França citou Santo Agostinho ao mencionar a inexorável atuação do tempo. Para ele, preservar a história do judiciário brasileiro permite aprender com os equívocos do passado para ter no futuro um judiciário mais rápido e mais justo aos reclamos da sociedade.

TRE-GO

O presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, falou sobre a essencialidade da memória. “Sem a história, estamos condenados a repetir os erros do passado”, afirmou. Campos citou ainda que a memória permite ao judiciário evoluir e buscar a paz social e a democracia.

Dia da Memória do Poder Judiciário

Para preservar a história da Justiça brasileira, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adotou o dia 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário. A proposta é estimular e apoiar ações de preservação e divulgação do desenvolvimento histórico da Justiça no país. A data foi escolhida em homenagem à criação da Casa de Suplicação do Brasil, primeiro tribunal do país, pelo imperador Dom João VI. A primeira Corte de Justiça nacional marcou a independência da Justiça brasileira em relação a Portugal.

Programação

Amanhã (19) a programação será conduzida pelo TRE-GO e começará às 9h da manhã. A professora Mônica Dantas, da USP, vai ministrar a palestra “Poder Judiciário e Política no período do Império do Brasil”. Na sequência, a historiadora Yordanna Lara, mestre em Antropologia Social, abordará a “Memória do Judiciário Goiano: caminhos institucionais no presente e perspectivas futuras de preservação”. Ao final, historiadores e arquivistas dos três tribunais vão dirigir o painel “Conhecendo os espaços de memória do Judiciário goiano”.

Coube ao TRT-18 o evento de encerramento das comemorações no dia 20 de maio, sexta-feira, às 15 horas, no Auditório dos Goyazes. Durante o evento, o Regional goiano vai fazer o lançamento do livro virtual “Memórias do TRT-18”.

O livro, idealizado e organizado pelo Centro de Memória, traz ao público narrativas textuais e visuais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás. A obra tem como fio condutor os relatos colhidos pelo Programa História Oral, de personalidades que protagonizaram e/ou testemunharam a criação, expansão e consolidação do TRT de Goiás. Além dos depoimentos, o livro também apresenta imagens do acervo permanente mantido pelo Centro de Memória e inúmeros recursos de interatividade.

Na mesma oportunidade, o TJ-GO fará a apresentação de um tour 360 graus de seu Centro de Memória e Cultura e haverá o fechamento da Cápsula do Tempo pelo TRE-GO. Esse invólucro será aberto em 2032, nas comemorações do centenário da Justiça Eleitoral.

Como participar

O evento acontece de forma híbrida e é aberto ao público em geral, mediante inscrição prévia. Haverá emissão de certificado para os participantes inscritos. Os eventos serão transmitidos pelos canais no YouTube dos tribunais participantes. Para se inscrever acesse o formulário de inscrição.

Leia a íntegra do discurso do desembargador Elvecio Moura dos Santos 

Leia mais sobre Dia da Memória do Poder Judiciário na Justiça do Trabalho

Serviço

Canais do YouTube

18/5 – TJ-GO – www.youtube.com/user/comunicacaotjgo
19/5 – TRE-GO – www.youtube.com/c/CanalTREGO
20/5 – TRT-18 – www.youtube.com/user/TRTGoias

Endereços dos tribunais:

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás: Av. Assis Chateaubriand, nº 195 – St. Oeste, Goiânia – GO
Tribunal Regional Eleitoral de Goiás: Praça Cívica, nº 300, Centro, Goiânia – GO
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região: Rua T-29, esq. com rua T-51, n.1403, St. Bueno, Goiânia – GO

I Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano – 18 a 20/5
Data e Horário: 18 e 19 de maio das 9 às 12 e 20 de maio das 15 às 17h
Locais: TJ-GO (18/5); TRE-GO (19/5) e TRT-GO (20/5)

Inscrição: obrigatória por este formulário de inscrição.

Galeria de fotos:

Cristina Carneiro
Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Memória, Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.