Nos dias 24 e 25/6, será realizado o curso “Letramento em diversidade: (re)pensando o direito do trabalho a partir dos territórios”. O curso será presencial, em Goiânia, com atividades no Auditório dos Goyazes do TRT-18, nas manhãs dos dias 24 e 25/6, e no Senai da Vila Canaã na tarde do dia 24/6.
São oferecidas 500 vagas e podem se inscrever magistrados e servidores do TRT-18, além do público externo. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo sistema da Ejud 18 até o dia 14/6. Os participantes receberão certificados.
A atividade faz parte de uma série de cursos idealizada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), contará com as presenças de servidores e ministros do TST e será a primeira fora de Brasília (DF), desta vez em parceria com o TRT-18. Outros três encontros já foram realizados: o primeiro sobre “O que o Direito aprendeu com as ruas?”, o segundo e terceiro sobre os povos indígenas.
O tema deste quarto encontro será: “O que o direito do trabalho tem a aprender com as pessoas travestis e transexuais?”. O objetivo é provocar a reflexão crítica sobre o Direito do Trabalho a partir da diversidade, buscando ampliar a visão de mundo dos participantes com base em experiências e diálogos interculturais com diversos atores sociais e em diferentes territórios políticos.
De acordo com o TST, todos os participantes terão a oportunidade de entender a realidade a partir de vivências reais. A imersão tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre essas realidades, para que isso faça diferença no momento de julgamento de processos que envolvam essas temáticas.
Projeto “Mais um sem dor”
Um dos destaques da programação do encontro será a apresentação do Projeto “Mais um sem dor”, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás em parceria com a Justiça do Trabalho e outras instituições. Desde 2018, o projeto vem promovendo formação humana, qualificação técnica e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica (pessoas em situação de rua, trans, travestis, mulheres negras, imigrantes, refugiados, quilombolas, mulheres que estão cumprindo pena em regime fechado).
O projeto nasceu da união de esforços do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho e tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Senai/Goiás, responsável pela capacitação técnica e profissional dos alunos e alunas.
Programação
24/06/2024
Auditório dos Goyazes
8h30min – Credenciamento
9h – Mesa de Abertura
10h – Roda de conversa: O que o direito do trabalho tem a aprender com as pessoas travestis e transexuais?
Senai Vila Canãa
12h – almoço no Senai Vila Canãa
14h – Apresentação do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”
15h – Oficina tema “pessoas migrantes e raça”
16h10min -coffee break
16h30min – Oficina tema “identidade de gênero e orientação sexual”
17h40min – Encerramento
25/06/2024
Auditório dos Goyazes
9h – Oficinas sobre práticas de inclusão no ambiente de trabalho
11h – Cerimônia de Entrega do Selo Social
12h – Encerramento das atividades
Os nomes dos palestrantes serão divulgados em breve pela Ejud18.
Serviço:
Curso: “Letramento em diversidade: (re)pensando o direito do trabalho a partir dos territórios”
Dia: 24 e 25 de junho
Local: Auditório dos Goyazes/Sesi Vila Canaã
Inscrições: até o dia 14 de junho pelo sistema da Ejud 18
AF/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br