Crianças e adolescentes da Escola Senador Darcy Ribeiro participam de conversa com juízes, procuradores e advogados sobre direitos, cidadania e prevenção ao trabalho infantil

Glossário Jurídico

A Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, no Setor Recanto das Minas Gerais, em Goiânia, foi a quinta contemplada deste ano pelas ações do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania. Esse programa é coordenado regionalmente pela Amatra 18 (Associação dos Juízes do Trabalho da 18ª Região – Goiás) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Alunos assistem peça teatral sobre o mundo do trabalhoAs edições do programa deste ano contam com a apresentação da peça teatral “Emprego Novo”, que fala sobre o mundo do trabalho e os direitos humanos. A ideia é levar informação de forma lúdica a crianças e adolescentes sobre cidadania e direitos e esclarecer dúvidas sobre as relações de trabalho.

Durante o encontro, as crianças e adolescentes também receberam uma cartilha que apresenta noções de cidadania e direito de forma didática e descomplicada. Junto dos professores, elas acessaram a cartilha e tiraram dúvidas com os juízes e advogados que se voluntariam no projeto.

Foi divulgado, também, que encontra-se em andamento concurso cultural, que vai premiar atividades sobre o conteúdo da cartilha (noções básicas de direito do trabalho e cidadania). A solenidade de premiação já tem data prevista para acontecer, será no dia 2 de dezembro, na sede do TRT-18.

O presidente do TRT-18, Daniel Viana, falou para os alunos da escola municipal que “a educação é o caminho de tudo” e que eles são o futuro do nosso país.O procurador-chefe do MPT de Goiás, Alpiniano Lopes, ressaltou para as crianças e para os adolescentes da escola que “eles podem ser o que quiserem e podem chegar onde quiserem”.

O secretário municipal de educação de Goiânia, Wellington Bessa, disse aos alunos que eles devem ser multiplicadores do aprendizado que obtiveram por meio do projeto, devendo repercutir o que aprenderam em casa com seus pais.

Autoridades presentes no eventoTambém participaram do encontro a coordenadora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, desembargadora Kathia Bomtempo; o coordenador do programa Trabalho Seguro, desembargador Welington Peixoto; a coordenadora do projeto pela Amatra 18, juíza Laiz Alcântara; o presidente da Amatra 18, juiz Fernando Rosseto; a juíza do trabalho aposentada, Ana Deusdedith Peireira; a chefe de Responsabilidade Socioambiental (TRT-18), Lara Nercessian; a diretora da escola municipal, professora Valéria Silva; o presidente do IGT, advogado Gustavo Oliveira; a segunda-secretária do IGT, advogada Thaynnara Ferro; as diretoras do IGT, Sara Caroline e Alice Ulhôa; o coordenador regional de educação, professor Paulo Leles; o diretor pedagógico da escola, Azésio Sobrinho.


Autoridades presentes no eventoPrograma Trabalho, Justiça e Cidadania

O programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), desenvolvido desde 2004. É conduzido, regionalmente, pelas Amatras, Associações de Magistrados de cada Estado ou região do país. Mais de 150 mil pessoas já foram alcançadas pelo programa, incluindo mais de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do programa, juízes do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de Direitos Fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, Ética e Cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios. Em Goiás, o projeto conta este ano com o patrocínio dos grupos Cicopal e Piracanjuba Laticínios para custear a premiação do concurso cultural e os brindes distribuídos.

Como se voluntariar

Juízes, servidores, procuradores, advogados e demais interessados em se voluntariar para participar das atividades do programa Trabalho, Justiça e Cidadania devem entrar em contato com a Amatra 18 pelo telefone (62) 3222-5336 ou pelo e-mail secretaria.amatra18@gmail.com

Confira a seguir as próximas seis instituições que receberão as ações pedagógicas do programa. As datas estão sujeitas a alterações.

Escola Municipal Dona Rosa Martins Perim (19/08)
Escola Municipal Professora D’alka Leles (30/09)
Escola Municipal Jaime Câmara (21/10)
Escola Municipal Itamar Martins Ferreira (18/11)
Escola Municipal de Tempo Integral Silene de Andrade (25/11)

Comunicação Social – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Infantil, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.