


Na tarde de ontem (10/10), cerca de 100 crianças e adolescentes participaram da primeira edição do projeto “TRT para crianças – aprendendo e aproximando”. A ação foi idealizada pelo Comitê de Documentação e Memória e pelo Centro de Memória do TRT-18, tendo como objetivo mostrar aos filhos de magistrados, servidores e terceirizados como é o dia a dia de seus papais e mamães no Tribunal.
Os pequenos foram recebidos pelo desembargador Elvecio Moura dos Santos, coordenador do Comitê de Documentação e Memória. Ele destacou a importância do evento para as crianças “conhecerem o local onde seus pais trabalham, a fim de que as famílias se aproximem, ainda mais, do TRT e adquiram a sensação de pertencimento com essa instituição”.
A turma assistiu a uma palestra especial sobre bullying com a professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e coautora do livro THEO: poucas palavras e muitos sentimentos, Tatiana Takeda. A especialista ensinou às crianças e adolescentes como identificar e combater o bullying, ressaltando a necessidade de contar para alguém caso seja vítima de intimidação.
Em seguida, os inscritos foram guiados pelo servidor Joelson Lisboa durante um passeio pelo TRT-18. A primeira parada do tour foi no Centro de Memória, onde a juíza Fabíola Evangelista explicou o papel da justiça trabalhista e encenou uma audiência com as crianças e os adolescentes. No local, a turma também pôde conferir de perto os totens interativos que retratam momentos e eventos marcantes da história do Tribunal. Na sequência, os inscritos se reuniram no auditório dos Goyazes para um momento de descontração com uma competição de charadas entre as crianças.
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) foi a unidade que mais inscreveu crianças para participar do projeto e, por isso, recebeu a visita oficial da criançada. O diretor da STIC, Murilo de Barros, recepcionou o grupo e apresentou a unidade com os demais servidores. Eles explicaram às crianças um pouco sobre o trabalho da STIC, além de ensinarem didaticamente a função de cada peça de um computador.
Para encerrar o dia, o desembargador-presidente Geraldo Nascimento se reuniu com as crianças e adolescentes na Presidência do TRT-18. O magistrado teve uma conversa leve com a turma e agradeceu a participação do grupo na primeira edição do projeto, desejando um feliz Dia das Crianças aos participantes.
Todas as crianças receberam uma mochila com brindes do evento, como um copo personalizado e alguns brinquedos. 22 participantes foram sorteados e receberam livros infantis como prêmio.
Participaram da cerimônia de abertura o advogado João Paulo Chaves Arantes, representando a OAB-GO; a advogada Wanessa Pinheiro de Souza, secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), entidade patrocinadora do evento; a procuradora do Trabalho Maria das Graças Prado Fleury, representando o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), e os servidores do TRT-18 Ricardo Lucena, assessor da Presidência; Álvaro Resende, diretor-geral e Robnaldo Alves, secretário-geral de Governança.
Confira o álbum de fotos do evento.
TM/WF
Comunicação Social/TRT-18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br