Corrida do TRT Goiás retorna para o calendário nacional de provas de rua

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O sol raiou timidamente em Goiânia, e o asfalto ainda estava molhado com a chuva da madrugada. No entanto, a cidade já estava pronta para receber os atletas da 11ª edição da Corrida 10 Milhas TRT Goiás. Os percursos de 3, 6 e 10 milhas (cerca de 5, 10 e 16 Km respectivamente) marcaram o retorno do TRT-18 às provas coletivas de rua, após um ano de interrupção em razão da pandemia da covid-19. As largadas fracionadas começaram a partir das 6h, em frente ao Complexo Trabalhista, na rua T-52, no setor Bueno. 

Desembargador Daniel Viana Filho dando a largada

Desembargador Daniel Viana Júnior dando a largada

Ao abrir o evento, o presidente do Tribunal, desembargador Daniel Viana Júnior, lembrou que esta edição reforça a prática da conciliação no Judiciário Trabalhista, com o slogan “Justiça do Trabalho: na corrida pela conciliação, todos ganham!”.

A prova, que contou com a efetiva participação de quase 1.300 atletas, seguiu protocolos de segurança para atender aos critérios sanitários de prevenção ao contágio da covid-19. Entre as medidas tomadas, esteve a exigência feita aos atletas de apresentação de comprovante de vacinação, ou, alternativamente, teste PCR negativo na hora de retirar o kit da corrida um dia antes da prova. Além disso, as largadas neste ano foram fracionadas, em vez de uma largada única, como nos anos anteriores, e não houve a tradicional confraternização após a prova.

Antes da largada, Daniel Viana Júnior agradeceu a presença dos atletas e, principalmente, o retorno da ação social realizada junto com a prova: a doação de um litro de leite por atleta. O presidente destacou que a ação é importante para auxiliar a população em situação de vulnerabilidade. 

Além disso, o desembargador destacou o tema da corrida, que valoriza a conciliação. Para ele, todos ganham com um acordo. “A conciliação é a melhor solução entre as partes”, afirmou. Daniel Viana lembrou a importância do evento para que a comunidade conheça ainda mais o Tribunal e divulgue a importância da conciliação.

Diretor-geral do TRT-18, Alvaro Resende; Carlos Lima, representante do Bradesco; presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior, e Leandro Sales, gerente da agencia do TRT-18

Diretor-geral do TRT-18, Álvaro Resende; Carlos Lima, representante do Bradesco; presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior, e Leandro Sales, gerente da agência do TRT-18

O diretor-geral do TRT-18, Álvaro Resende, disse que a corrida do Tribunal é emblemática por ocorrer há mais de 10 anos e, atualmente, já constar no calendário nacional. “É uma prova já esperada por todos os atletas que gostam de correr. A retomada da prova após os 20 meses de isolamento significa vida, renascimento e ressurgimento. É o momento do pulsar, do revigorar e de oportunizar o momento único de vida”, afirmou. 

Carlos de Lima e Leandro Sales, representantes do Bradesco, um dos patrocinadores do evento, também participaram da corrida. Para Carlos de Lima, inspetor do banco, “é uma felicidade estar aqui correndo. Apoiar a prova do TRT-18 é promover saúde para todo mundo”, afirmou. Já Leandro Sales, gerente da agência Bradesco localizada no Complexo Trabalhista, disse que o banco acredita muito no projeto do TRT-18, mantendo a parceria de longa data. 

Madrugadores 

Uma das primeiras atletas a chegar ao Tribunal para a prova, Rosana Costa, 60, disse que a expectativa para a corrida era forte. “Sempre fiz a prova, corro sempre com ritmo e meu objetivo é começar e terminar as provas”, afirmou. Essa é a segunda vez que a atleta corre após o término do isolamento. Recentemente, ela participou da Meia Maratona de Goiânia.

Outro atleta madrugador, Valter Assis, 61, veio correr a prova das 10 milhas e disse esperar o resultado no pódio. “Venho de 7 pódios em 9 corridas, com uma média de uma hora e 14 minutos no percurso de 16km, e Jesus é um parceiro na prova”, declarou.

Já o servidor do TRT-18 IL José estava animado com a corrida. “É a segunda prova do Tribunal de que participo. Sou apaixonado pelo TRT e por corrida de rua. O retorno para a rua com o pessoal, após o período pandêmico, é algo fantástico, é muita emoção”, afirmou.  

Linha de chegada

Divino Matias, atleta Divino Matias, 52, foi o primeiro atleta de todas as categorias a ultrapassar a linha de chegada. Emocionado, ele disse que é a segunda prova de que participa no TRT-18. Nesta, ele saiu vitorioso. “Tenho 40 anos de atletismo, ora como atleta, ora como técnico. O importante é se dedicar. Não importa o sacrifício dos treinos, o que vale é o bem estar geral inigualável após as corridas. Espero passar mais uns 10 anos correndo em alta performance” declarou. Divino Matias se inscreveu na modalidade 3 milhas. 

A corredora Vani dos Santos, 63, chegou logo em seguida. Ela disse que a motivação para correr está no desafio dos próprios limites. “São 10 anos de provas, 10 anos de pódios alternando entre o primeiro e o segundo lugares. Gosto de colocar a mente para correr, quando a gente corre vence os obstáculos. É ótimo saber que conseguimos”, disse.

O servidor Saulo Mendonça, 35, afirmou que estava feliz por voltar a correr e completar a prova. Disse que, durante a pandemia, o único exercício físico que ele sentia mais segurança para fazer era a corrida pelo fato de ser feita ao ar livre. “Corro para ter uma vida mais saudável”, contou.

A servidora Vilma Teodoro participou da corrida do Tribunal pela quinta vez e fez o percurso de 3 milhas, aproximadamente 5 km. “Adoro correr, adoro o Tribunal, adoro desafios e estou orgulhosa de mim mesma. Me superei”, destacou, estimando em 30 minutos o tempo gasto no trajeto. 

Geisa Azevedo venceu a covid em 2021

Geisa Azevedo venceu a covid em 2021

“Essa corrida, para mim, tem sabor de vida! Vinha pensando nisso durante o percurso”, ressaltou a servidora Geisa Azevedo, 53, participante fiel de corridas. Ela teve covid neste ano e ficou 26 dias na UTI para tratamento da doença. Apesar de ainda estar em reabilitação, ela encarou o desafio e se inscreveu no percurso de 3 milhas. “Antes eu corria por amor ao esporte, hoje corro por amor à vida. Deus me salvou!”, afirmou Geisa, após cruzar a linha de chegada.

O juiz Johnny Vieira, auxiliar da 4ª Vara do Trabalho de Anápolis, participou pela segunda vez da corrida promovida pelo TRT de Goiás. “Esse tempo todo de pandemia trouxe muita preocupação, isolamento. Poder estar reunido com essa galera toda para correr e melhorar nossa saúde e nossa autoestima foi uma sensação maravilhosa!”, disse ele.

Hanker

Bernard Moura, sócio-diretor da Hanker, empresa organizadora da corrida, disse que o evento é, para ele, uma realização pessoal e profissional muito grande. Ele afirmou estar feliz por ter tido autorização para voltar a organizar corridas após quase duas temporadas inteiras de interrupção. Bernard frisou que a Hanker seguiu os protocolos de segurança adequados e que os atletas concordaram com as regras. Segundo ele, mais de 250 pessoas trabalharam diretamente na organização e realização do evento.

Resultados

As colocações em cada categoria dependem do tempo líquido do percurso, apurado pelo chip contido no número de peito. As premiações e pódios das colocações geral e do público interno foram realizadas logo após a prova. Todas as colocações podem ser conferidas no site do evento: hanker.com.br/corridatrt. Segundo a Hanker, os resultados devem ser divulgados ainda neste domingo após as 15 horas.

Confira abaixo a galeria de fotos

Cristina Carneiro e Wendel Franco
Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.