Corrida 10 milhas TRT Goiás alerta para prevenção ao assédio moral
Nas ruas de Goiânia, a Corrida 10 Milhas TRT Goiás não foi apenas uma competição atlética. Foi um chamado coletivo contra o assédio moral no ambiente de trabalho. Enquanto os corredores aceleravam o ritmo, a mensagem de prevenção ressoava nas passadas, destacando a importância de criar ambientes profissionais saudáveis e respeitosos. A 12ª edição do evento reuniu 1,7 mil atletas, número recorde de participantes com a inclusão da categoria ‘pessoa com deficiência’.
A novidade da corrida, realizada às 6h30 deste domingo (5), ficou por conta da entrega da medalha Top 50 aos 50 primeiros atletas que concluíram os três percursos da corrida nas categorias masculino e feminino nas 3, 6 e 10 milhas. Também houve arrecadação de 1,7 mil litros de leite que serão doados a entidades filantrópicas.
Para o presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, foi uma satisfação contribuir para a função social da corrida, que este ano deu visibilidade ao tema do assédio no trabalho. “Essa prática tornou-se uma forte preocupação social nos últimos anos em razão de ser uma violência que causa impactos extremamente negativos à saúde e ao bem-estar da vítima”, ressaltou.
O diretor do Centro-Oeste do Bradesco, André Vital, também destacou a parceria de muitos anos com o tribunal em prol da saúde e do bem-estar das pessoas. “Além da parceria exitosa, temos a união de esforços para as questões sociais, que somam ao nosso programa “Viva Bem”. Não há mais espaço para pessoas que cometem assédio, humilham ou desmoralizam o trabalhador”, afirmou.
O Ministério Público do Trabalho registrou 8.500 denúncias de assédio moral e sexual no país apenas no primeiro semestre deste ano. Já na esfera judicial, foram 26 mil novos processos sobre o assunto nos tribunais brasileiros.
Atletas
Luca Ascenço, 18 anos, atleta de triatlo, conquistou o primeiro lugar no percurso de 3 milhas. “Ganhar é sempre muito bom”, afirmou. Ele elogiou o percurso e comemorou junto com o segundo colocado Gustavo Santos e o terceiro lugar, Muller Oliveira.
O juiz do trabalho Platon Teixeira Neto voltou a correr após 10 anos e disse que sua participação significa superação. “Foi muito legal, com direito a subidinha no início… o astral do momento é contagiante”, assinalou.
A golden retriever Jade acompanhou o tutor Rodrigo nas 3 milhas e tinha fôlego para mais. Já a maratonista profissional Chris Fernandes comemorou o primeiro lugar nas 10 milhas. “Amo esse percurso!”. Ela treina há cinco anos quatro vezes por semana.
Antônia Oliveira estava emocionada por conquistar, pela primeira vez, o primeiro lugar no percurso de 6 milhas. “Sempre é uma superação. Você nunca sabe o que vai acontecer. Além de um simples condicionamento, a prática do esporte representa qualidade de vida”, ressaltou a atleta.
A servidora Maria das Dores Medeiros participou da corrida pela primeira vez. “Pensei que não fosse conseguir, mas completei as 3 milhas com honra”, disse. Já o atleta Jonatan Souza conquistou o primeiro lugar no percurso de 10 milhas. Ele corre profissionalmente há mais de sete anos. “É uma prova bem organizada e com uma ótima estrutura”, afirmou.
Mais do que uma competição, a corrida é uma celebração do espírito humano em movimento, uma demonstração de que nunca é tarde para começar a correr. Jackson Silva é exemplo de que a paixão pela corrida não tem idade. Ele começou aos 72 anos e hoje, com 83, se diz ainda mais animado. “Faço até 21 quilômetros e não me chame pra caminhar, me chame pra correr!”
Além do Banco Bradesco, a Corrida 10 Milhas TRT Goiás contou com os patrocínios do colégio Arena Enem Vestibulares, da Lupo Sport e da Íntima Lingerie. O evento teve também o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho em Goiás (Asjustego), do Programa Trabalho Seguro e do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual.
Os desembargadores do TRT Gentil Pio, Elvecio Moura e Welington Peixoto, o diretor-geral do TRT Álvaro Resende e representantes do Bradesco André Vital, diretor do Centro-Oeste, e Bárbara Brambilla, gerente da agência Bradesco (foto acima).
O resultado da corrida pode ser consultado por cada participante no site da Hanker, organizadora do evento.
FV/LN
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br