Correição: VT de Uruaçu e posto avançado de Porangatu cumprem as 4 metas do CNJ

Glossário Jurídico

As unidades judiciárias atingiram as quatro metas determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do ano de 2021. Os dados, que refletem os números da Vara do Trabalho de Uruaçu e do posto avançado de Porangatu, que é vinculado à Vara, apontam ainda excelentes projeções para 2022, conforme ata de correição. Finalizada nos dias 04 e 05 de outubro, com a presença do desembargador-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), Geraldo Nascimento, e do diretor, Marcelo Marques, a correição ocorreu na modalidade semipresencial.

Durante os trabalhos correicionais, a Ordem dos Advogados do Brasil – secção Goiás foi representada em Porangatu, pelos advogados Marcelo Oliveira e Valter Ferreira; e em Uruaçu, por Renata Gontijo e Marcos Vinícius Araújo. Nas visitas, os profissionais elogiaram a acessibilidade do juízo para atender a advocacia local e destacaram a importância do trabalho para os municípios jurisdicionados, especialmente São Miguel do Araguaia, por conta do registro de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Destaques

O principal destaque da correição é o atingimento das quatro metas determinadas pelo CNJ no ano de 2021 e nas projeções para 2022. As metas estão todas acima de 100% tanto com relação ao ano de 2021 quanto no que se refere ao período de janeiro a agosto do ano de 2022.

Veja na tabela abaixo os números:

Igest

No Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest), a unidade também apresentou boa avaliação. O Igest sintetiza os indicadores de todas as unidades judiciárias do país comparando dentre outros dados: acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho. Em 2022 a Vara do Trabalho de Uruaçu, analisada em nível nacional e regional, apresentou o seguinte desempenho: 104º lugar, entre 290 varas do trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual; e 14º lugar entre 21 varas do trabalho existentes na região dentro da mesma movimentação processual no regional.

Saiba mais…

Jurisdição – A vara do trabalho de Uruaçu possui jurisdição sobre os municípios de Uruaçu (sede da jurisdição), Alto Horizonte, Amaralina, Campinorte, Campos Verdes, Colinas do Sul, Crixás, Guarinos, Hidrolina, Mara Rosa, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Pilar de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Luiz do Norte e Uirapuru.

O posto avançado de Porangatu, que integra a vara do trabalho de Uruaçu, possui jurisdição sobre os municípios de Porangatu, Bonópolis, Campinaçu, Estrela do Norte, Formoso, Minaçu, Montividiu do Norte, Mundo Novo, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Planalto, Santa Tereza de Goiás, São Miguel do Araguaia e Trombas.

População e economia – Uruaçu tem cerca de 41.150 habitantes. A cidade tem um dos maiores lagos artificiais de usina hidrelétrica do mundo: o Lago de Serra da Mesa. Por conta disso é um importante polo turístico da região. A principal atividade econômica do município está voltada para o setor de serviços, notadamente para o comércio, seguido da pecuária leiteira e de corte e da agricultura, com a produção de soja.

Porangatu, por sua vez, possui uma população estimada de 45.866 habitantes. É considerado o principal município do norte de Goiás. Como em Uruaçu, a principal atividade econômica do município está voltada para o setor de serviços, que responde por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIIB). O município é cortado pela rodovia Belém-Brasília (BR-153), um dos mais importantes corredores rodoviários do país, por onde escoa grande parte da produção agrícola e industrial brasileira.

Leia a ata de correição na íntegra: Ata da Correição 2022 VT de Uruaçu / Porangatu .

Abaixo imagens dos trabalhos correicionais com as equipes das duas unidades e advogados da região que participaram da audiência pública.

JA/RR
Comunicação Social – TRT/18

Desembargador-corregedor acompanhado da equipe da VT de Uruaçu

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Jurídicas, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.