Correição: VT de Caldas Novas supera meta de julgamento de processos antigos

Publicado em: 15/10/2024
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
A imagem mostra um grupo de pessoas posando em frente a uma mesa de reunião. Há uma mistura de homens e mulheres, com alguns vestindo trajes formais (como ternos) e outros com roupas mais casuais. No centro, há um homem de terno que parece ser uma figura de destaque, cercado por outras pessoas que estão em pé ao redor da mesa. Na mesa, há copos, garrafas e alguns alimentos, sugerindo que se trata de uma reunião ou evento formal com uma pausa para café.

Equipe da VT de Caldas Novas

A Vara do Trabalho de Caldas Novas passou por correição ordinária no dia 3 de outubro de 2024, conduzida pelo desembargador-corregedor Eugênio Cesário Rosa. A unidade cumpriu duas das quatro metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com destaque para o estímulo à conciliação em 2024 e ao cumprimento da meta 2 com aumento do percentual de julgamento de processos mais antigos.

Metas CNJ

Em 2023, a Vara do Trabalho de Caldas Novas cumpriu 92,2% da meta 1 (julgar mais processos que os distribuídos), com 1.438 processos julgados de 1.540 distribuídos. Em relação à meta 2 (julgar processos mais antigos), o desempenho foi destaque, alcançando 106,4%. Quanto à meta 3 (estimular a conciliação), a unidade atingiu um grau de cumprimento de 86,5%. Na meta 5 (reduzir a taxa de congestionamento), a VT de Caldas Novas superou a meta estabelecida ao obter 113, 5% no grau de cumprimento.

Já em 2024, na parcial até o mês de agosto, a Vara alcançou 80,9% de cumprimento da meta 1. Na meta 2, foi de 107%. A meta 3 teve um desempenho acima do esperado, com 133%. Por fim, a meta 5 está em  89% de cumprimento. 

IGest

O Índice de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) posicionou a Vara de Caldas Novas no 356º lugar em nível nacional entre 520 Varas do Trabalho com movimentação similar. O IGest foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para contribuir com o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país. Para tanto, apresenta um referencial numérico que sintetiza os mesoindicadores: acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento.

Desempenho e evolução processual

Em 2023, a Vara do Trabalho de Caldas Novas recebeu 1.559 novas ações, o que representa um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior. A previsão para 2024 é de 2.112 processos novos até o final do exercício, considerando as 1.408 ações já protocoladas até agosto​.

Produtividade e recomendações

A correição apontou uma ligeira melhora na redução do tempo médio de tramitação processual, que passou de 201 dias em 2023 para 198 dias em 2024 (até agosto). No entanto, o prazo ainda está acima da meta de 120 dias estabelecida pela Corregedoria Regional. O desembargador-corregedor recomendou que mais processos sejam incluídos na pauta de audiências como medida para reduzir o tempo de julgamento​. 

Leia na íntegra a ata de correição da Vara do Trabalho de Caldas Novas.

Você também pode conferir outras atas de correição acessando o site no seguinte caminho: Portal TRT-18ª > Institucional > Corregedoria > Documentos e Normas > Correições: Acesso às atas publicadas > Correições 2024

SC/JA/LN

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br