Em maio, os juízes Eduardo Thon e Carolina de Jesus Nunes, respectivamente titular e auxiliar da Vara do Trabalho de Valparaíso de Goiás, receberam o corregedor regional, desembargador Eugênio Cesário, e o diretor de Secretaria da Corregedoria Regional, Fábio Oliveira Borges Júnior, para a conclusão da correição ordinária na unidade. O desembargador-corregedor, após verificar que a unidade cumpriu dois dos quatro objetivos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2023, parabenizou os magistrados e servidores, estimulando-os para que, neste exercício, alcancem todas as metas, de modo a manter o elevado patamar da qualidade dos serviços prestados pela 18ª Região da Justiça do Trabalho à sociedade.
A inspeção concluiu que a vara do trabalho já cumpriu a meta 2, julgar processos mais antigos, atingindo o percentual de 107%. Da mesma maneira, a unidade alcançou o grau de cumprimento de 157% para a meta 3, que busca ampliar o índice de conciliação nos processos trabalhistas. O desembargador-corregedor parabenizou os magistrados e servidores pelos resultados alcançados e pediu a continuidade dos esforços necessários para a pacificação dos conflitos submetidos à apreciação do juízo.
Em relação às metas 1 e 5, julgar mais processos que os distribuídos e reduzir a taxa de congestionamento, respectivamente, o corregedor regional considerou viável o atingimento das metas, levando-se em conta que o lapso temporal de apuração parcial abrangeu apenas os meses de janeiro a março. Esse período é notoriamente atípico em relação à prestação jurisdicional, em face do recesso forense, seguido do período de suspensão da realização de audiências, em razão do disposto no artigo 220, § 2º, do CPC, e do feriado de Carnaval.
Durante o encontro com o corregedor, o juiz Eduardo Thon destacou que, apesar da demanda significativa da unidade, há a perspectiva de melhora do fluxo de processos na unidade devido à adesão ao Cejusc Digital. Essa iniciativa é do Nupemec do TRT-18, pela qual Varas com jurisdições diversas integrarão um único Cejusc, que funcionará exclusivamente com audiências de forma telepresencial. Para o magistrado, com a implementação de práticas tendentes a incentivar a realização de conciliação, haverá a redução do prazo de pauta das audiências.
De acordo com o relatório mais recente do IGest, referente ao período de janeiro a dezembro de 2022, a Vara do Trabalho de Valparaíso de Goiás, analisada em nível nacional e regional, apresentou o seguinte desempenho: 93º lugar, entre 271 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual; e 16º lugar entre 20 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual.
A Vara do Trabalho de Valparaíso de Goiás possui jurisdição sobre os seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás (sede da jurisdição).
Leia a íntegra da ata de correição de Valparaíso de Goiás
CG/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br