Correição da VT de Jataí destaca o bom desempenho da unidade na meta 3 de 2020 e 2021

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Equipe da VT Jataí reunida com o desembargador-corregedor

Juíza Mariana Glasgow (de vermelho na foto) e demais servidores da VT Jataí reunidos com o desembargador-corregedor, Geraldo Nascimento (centro) e o diretor de Secretaria da Corregedoria Regional, Marcelo Marques

A Vara do Trabalho de Jataí se destaca pelos bons indicadores da unidade em conciliação. Em 2020, a Vara atingiu o percentual de 138,9% no cumprimento da meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), superando o percentual anterior no índice de conciliação na fase de conhecimento. A unidade chegou a 62,5% dos processos solucionados com acordos.

Em 2021, até o mês de agosto, a unidade segue apresentando bons resultados relacionados à conciliação na fase de conhecimento, com percentual de 107,2%. Durante a correição, realizada presencialmente na Vara, o desembargador-corregedor, Geraldo Nascimento, reconheceu o excelente desempenho na conciliação e solicitou à magistrada, Mariana Glasgow, juíza auxiliar que exerce a titularidade da Vara, para que siga com os esforços na pacificação dos conflitos submetidos à apreciação do juízo.

Metas Nacionais do CNJ

A Vara do Trabalho de Jataí apresenta índices acima de 100% também em outras metas nacionais do CNJ este ano. Na meta 2, por exemplo, que trata do julgamento de processos mais antigos, a unidade atingiu 105,3% no grau de cumprimento. Já na meta 5, relativa ao impulsionamento dos processos na fase de execução, a Vara chegou a 114,1%, sendo parabenizada pelo desembargador-corregedor pelo excelente resultado.

Igest

De acordo com o relatório mais recente do IGEST, referente ao período de 1º.07.2020 a 30.06.2021, a Vara do Trabalho de Jataí, analisada em nível nacional e regional, apresentou o seguinte desempenho: 192º lugar, entre 707 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual e 12º lugar entre as 16 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual.

O índice sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho com a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país.

Audiência Pública

Advogado e desembargador pousando para foto

Advogado Tiago Setti em visita à VT durante audiência pública com o desembargador-corregedor

Durante a correição da VT de Jataí, o desembargador-corregedor recebeu a visita do advogado Tiago Setti, conselheiro seccional da OAB/GO. Na oportunidade, ele registrou a boa impressão de seus colegas em relação à qualidade dos serviços prestados pela unidade correcionada e a “salutar” harmonia entre o juízo e a advocacia local. Elogiou a cordialidade dos servidores da Secretaria, especialmente o atendimento da diretora de Secretaria da unidade e destacou o ótimo relacionamento entre a OAB/GO com o TRT da 18ª Região, colocando-se à disposição para o diálogo voltado para o aprimoramento da prestação jurisdicional.

Projeto Garimpo

O desembargador-corregedor parabenizou a magistrada e os servidores lotados na VT de Jataí pela diligente atuação no Projeto Garimpo, registrando que a unidade analisou todos os processos indicados pelo Sistema de Identificação de Valores e Informações (SIVI), estando pendentes apenas dois processos de liberação de valores aos beneficiários.

O projeto Garimpo trata da identificação de processos arquivados definitivamente que possuem depósitos judiciais “abandonados” ou “esquecidos” por reclamantes, empresas, advogados, peritos e leiloeiros. Os valores encontrados são resgatados pelos titulares ou convertidos em renda para a União.

Recomendações

Foi recomendado à magistrada a prolação de sentenças líquidas. O desembargador Geraldo Nascimento, ressaltou, no entanto, que embora não seja um procedimento obrigatório, é de grande importância na fase de conhecimento por dar agilidade à fase de execução e efetividade ao princípio da duração razoável do processo.

O desembargador-corregedor destacou, por fim, a valiosa contribuição dada pela VT no desempenho do Tribunal, em relação às metas nacionais e específicas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça em 2020, tendo a Vara do Trabalho de Jataí cumprido 5 das 7 metas nacionais.

Para obter mais detalhes da correição da unidade acesse aqui íntegra da Ata de Correição.

Comunicação Social / TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.