Corregedoria do TRT-GO avança na transformação digital com automação de rotinas e linguagem simples

Publicado em: 04/05/2026
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

A Secretaria da Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) iniciou uma nova fase de modernização institucional. Sob a gestão da desembargadora-corregedora Iara Teixeira Rios, a unidade implementou soluções de automação que estão transformando a elaboração de expedientes, como as atas de correição, com ganhos expressivos em eficiência, padronização e transparência.

Desembargadora Iara e servidor Wilane, da Corregedoria, durante entrevista.

Desembargadora-corregedora Iara Rios e servidor Wilane

As iniciativas integram um projeto estruturado de transformação digital que alia tecnologia, gestão estratégica e técnicas contemporâneas de comunicação institucional, como o Visual Law, que é a aplicação de imagens e outros recursos visuais para tornar documentos jurídicos mais claros, acessíveis e compreensíveis.

O mais relevante avanço foi a automatização da geração da ata correicional, com aplicação da linguagem simples. Tradicionalmente extensas e predominantemente textuais, as atas passaram por uma reformulação estrutural. Agora, o documento é gerado automaticamente com dados consolidados da unidade correicionada.

O novo modelo apresenta a situação atual da unidade, sua evolução nos últimos anos e traz conclusões e recomendações técnicas da Corregedoria. A ferramenta encontra-se cadastrada no Banco Nacional de Produtos Digitais e Iniciativas da Justiça do Trabalho, como determina a Resolução CSJT N.º 424, de 28 de outubro de 2025.

De acordo com a desembargadora-corregedora Iara Teixeira Rios, a transformação digital em curso é resultado da integração entre áreas e do uso estratégico da tecnologia para qualificar a comunicação institucional. “Com esse apoio especializado, conseguimos desenvolver e aprimorar modelos de documentos que já utilizávamos e modernizar ainda mais o nosso trabalho”, afirmou. 

O desenvolvimento das automações é conduzido pelo servidor da Corregedoria Wilane Carlos da Silva Massarani, responsável pela arquitetura tecnológica que sustenta os novos fluxos automatizados. O projeto conta, ainda, com o apoio técnico do diretor da Divisão de Gestão e Ciência de Dados, Jorivê Fleury Borges, na extração dos dados das bases do Tribunal.

Acessibilidadeinfográfico sobre o processo da nova ata automatizada.

A desembargadora-corregedora também destacou os impactos diretos na qualidade da comunicação e na sustentabilidade institucional. “No caso da ata de correição, avançamos na adoção de linguagem simples e inclusiva e também na sustentabilidade, ao reduzir o volume de páginas sem perder a qualidade da informação. Passamos a transmitir a mensagem de forma mais clara e eficiente, fortalecendo nosso trabalho e ampliando o alcance ao público que queremos atingir”, avaliou.  

O novo modelo também prevê a geração de uma versão da ata acessível, em formato html, estruturada para garantir que seu conteúdo possa ser compreendido por todos os públicos, inclusive por meio de tecnologias assistivas. Dessa forma, os gráficos e infográficos são acompanhados de textos alternativos, permitindo sua conversão em áudio por leitores de tela. O sistema permite que, futuramente, a ata seja adaptada a múltiplos formatos e finalidades de forma simples e automatizada, tais como dispositivos móveis, redes sociais e informativos de comunicação social.

Acesse aqui o vídeo produzido pela Corregedoria sobre a transformação digital das atas correicionais. 

LB/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br