Corregedora-geral da Justiça do Trabalho inicia correição no TRT-GO

Publicado em: 23/09/2024
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Foto mostra da esquerda para a direita o presidente do TRT de Goiás, desembargador Geraldo Nascimento, a corregedora geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, e o vice-presidente e corregedor Eugênio Cesário.

Corregedora geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, entre os desembargadores Geraldo Nascimento (presidente do TRT-GO) e Eugênio Cesário (vice-presidente e corregedor).

A corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, e sua equipe iniciaram, na manhã desta segunda-feira (23/9), correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-Goiás). A correição está sendo realizada de forma presencial na sede do TRT em Goiânia e segue até o dia 27 de setembro, data em que será divulgada a ata correicional, documento que apresenta conclusões mediante recomendações e elogios. 

O primeiro compromisso da ministra foi uma reunião com o presidente do TRT-Goiás, desembargador Geraldo Rodrigues Nascimento, o corregedor regional, desembargador Eugênio Cesário, e equipe de servidores e magistrados responsáveis pelos setores do Tribunal que passarão por correição. 

Imagem mostra a ministra do TST e corregedora Dora Maria da Costa conversando com a administração do TRT de Goiás

A Administração do TRT-GO apresenta à ministra Dora Maria a equipe de servidores responsáveis pelos setores que passarão por correição

A ministra informou que a correição no TRT de Goiás encerra o calendário correicional nos 24 regionais trabalhistas do país. Segundo ela, as expectativas para a correição que será realizada no TRT de Goiás estão positivas, uma vez que o tribunal apresenta um bom desempenho, de acordo com uma avaliação prévia já realizada. “Vim concluir o trabalho correicional em casa”, comentou a magistrada em alusão ao tempo em que atuou como juíza no TRT goiano antes de assumir o cargo de ministra do TST, em 2007. 

Dora Maria também ressaltou as várias adaptações realizadas em sua gestão como corregedora em razão de ter assumido esse cargo em um período pós-pandemia, que trouxe mudanças significativas. Segundo ela, os regionais trabalhistas de modo geral têm se adaptado a essas mudanças e seguido as recomendações da Corregedoria, o que pode ser visto na redução das recomendações emitidas.

A corregedora ainda destacou a importância das ações de correição na Justiça do Trabalho, explicando que o objetivo principal é verificar se os tribunais estão se posicionando conforme as normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Dora Maria esclareceu que é um procedimento ordinário de orientação aos tribunais sobre eventuais não conformidades. “A finalidade primordial da correição é orientar”, concluiu. 

Correições Ordinárias

As correições ordinárias avaliam, a cada dois anos, o desempenho geral dos TRTs. A atividade é coordenada pela equipe da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, que examina dados relativos às estruturas judicial e administrativa, condições ambientais de trabalho, tecnologia, sistemas e-Gestão e PJe-JT, prazos processuais e qualidade dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho goiana, dentre outros pontos.

A equipe da corregedora-geral é formada pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral, Rafael Palumbo, pelo diretor de Secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Marcelo Marques, pelos assessores Valério Augusto do Carmo, Ednaldo Oliveira Júnior e Francys Cristina Simões, e pelos assistentes Cris Hellen Carvalho, Thiago Vilela e Fernanda Teixeira. 

Veja abaixo a agenda completa da ministra-corregedora durante a semana de correição.

imagem mostra a agenda da corregedora durante a semana de correição

LC/JA/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br