


A Secretaria-Geral de Governança e Gestão Estratégica (SGGOVE) divulga o Relatório de Iniciativas realizadas de 2023 até o primeiro semestre de 2024. O documento traz as ações mais relevantes da gestão 2023/2025, integrada pelo desembargador-presidente Geraldo Rodrigues do Nascimento e pelo desembargador vice-presidente Eugênio Cesário, e mostra o desempenho do Regional nos seis primeiros meses deste ano. Confira abaixo as principais iniciativas realizadas e os resultados alcançados.
A SGPe implantou o sistema de monitoramento das remoções por meio do qual é possível acompanhar as movimentações internas de servidores que servirão para aprimorar o procedimento de remoção no TRT-GO. A ferramenta atende às diretrizes fixadas na Resolução CSJT nº 222/2018, que dispõe sobre a implantação de boas práticas de retenção de talentos na Justiça do Trabalho.
O Projeto “TRT em Ação – Construindo o Futuro” percorreu, desde fevereiro deste ano, 25 cidades sedes de Varas do Trabalho em Goiás. Uma equipe do TRT, comandada pelo diretor-geral, Álvaro Resende, foi até as unidades judiciárias do interior com uma missão: encurtar distâncias entre a administração e as varas e postos avançados para garantir qualidade de vida no trabalho a magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Durante as visitas, foram esclarecidas dúvidas, desde questões de plano de saúde até reformas de prédios, e demandas importantes foram resolvidas de forma mais ágil.
O Multifator de Autenticação (MFA) foi aplicado a todos os sistemas sensíveis do Tribunal. A utilização de dois fatores na autenticação dos sistemas traz um aumento na segurança das credenciais de acesso. Dentre os diversos modelos de MFA disponíveis, a equipe da STI escolheu, além da senha já adotada, o Certificado Digital e a senha de uso único sincronizada por meio do Google Authenticator no celular.
As unidades de rede pessoal (H) e da unidade (G) foram migradas para a Google Cloud. A ação trouxe melhorias na entrega do serviço, tais como: acesso pelo celular e pelo navegador; controle de versão dos arquivos; redação colaborativa de documentos; e relatório detalhado da modificação de qualquer arquivo armazenado.
Diversas melhorias foram realizadas no Sistema Integrado de Videomonitoramento e de Segurança do Tribunal (SVS TRT18). Houve a instalação de dois novos videowall propiciando a visualização ao vivo de mais de 50 câmeras simultâneas. Cerca de 90 câmeras do primeiro projeto de CFTV do Tribunal foram substituídas por equipamentos mais recentes, com melhor imagem e recursos tecnológicos de otimização de vídeo. A conectividade das cabines dos elevadores do complexo também foi melhorada para permitir a instalação de novas câmeras, mídia indoor e rede sem fio.
O TRT-GO implantou a Gestão Participativa na elaboração das metas nacionais de 2025 do Poder Judiciário. Em 28 de junho deste ano, foi realizada uma audiência pública que contou com a colaboração de diversos setores da sociedade, garantindo uma construção mais representativa das metas. No dia 5 de julho, uma reunião com magistrados e servidores focou em discussões essenciais sobre as metas, especialmente sobre a qualidade de vida no trabalho, reforçando o compromisso do tribunal com a transparência e o bem-estar institucional. Acesse as atas e os relatórios.
A Jornada Judiciária – Programa de Desenvolvimento de servidores de varas trabalhistas, representa uma iniciativa inovadora de desenvolvimento promovida pela Secretaria-Geral Judiciária. O objetivo é habilitar os servidores para a obtenção de resultados processuais mais rápidos e de qualidade, bem como incentivar a apresentação de soluções inovadoras que contribuam para a melhoria dos serviços prestados às partes e advogados. É utilizada a técnica de gamificação para envolver e motivar os colaboradores.
Foi implementado o monitoramento mensal da retomada de processos suspensos em razão do sistema processual de formação de precedentes qualificados, nos moldes da Nota Técnica 06/2023 do Centro Regional de Inteligência do TRT-GO.
O site ganhou funcionalidade para facilitar a compreensão. O glossário jurídico produzido pela Comunicação Social do TRT-GO ganhou o nome de “dicionário” e passou a ser exibido na forma de um botão no topo das notícias e páginas do site. Além disso, foi implementado um plugin para identificar e sublinhar palavras e expressões do mundo jurídico, permitindo ainda que ao passar o cursor do mouse sobre a expressão sublinhada, apareça uma caixa de texto com a definição do termo em linguagem simples. O TRT-GO também aderiu à iniciativa do TJGO para o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências visando à implementação da linguagem simples em todo o Estado. Saiba mais na matéria sobre Linguagem Simples elaborada pela CCS do TRT-GO.
Foi realizada uma campanha de doação para as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul entre os dias 6/5 e 1º/7/2024. Foram arrecadados 644 itens, entre roupas e alimentos, e R$ 91.169,03 de doações feitas pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18), Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista do de Goiás (Asjustego), advogados e procuradores do trabalho. A campanha contou com a adesão do Ministério Público do Trabalho de Goiás, da Amatra 18, da Asjustego, do Instituto Goiano de Direito do Trabalho e da Associação Goiana da Advocacia Trabalhista.
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania , coordenado pela Amatra 18, visitou escolas públicas para falar com crianças e adolescentes sobre trabalho infantil. No dia 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a desembargadora Kathia Albuquerque, coordenadora regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, foi palestrante durante uma visita à escola pública.
Foram realizadas dezenas de audiências de conciliação em dissídios coletivos, bem como sessões de mediação pré-processuais, visando a autocomposição das categorias profissionais e econômicas. Dá-se especial destaque ao DCG-0010760-45.2024.5.18.0000, em que a mediação realizada na sessão de 26/06/2024 evitou a deflagração do movimento paredista da categoria dos trabalhadores do transporte coletivo urbano da Capital. A mediação realizada na sessão de 09/04/2024, referente aos autos RPP-0010114-35.2024.5.18.0000, também evitou a deflagração de movimento paredista da categoria dos enfermeiros do Estado de Goiás.
Em fevereiro de 2024 a administração concluiu a reforma do Fórum Trabalhista de Goiânia dos pavimentos 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. Houve significativa melhoria nas condições de trabalho de magistrados, servidores e usuários da Justiça
Foi instituído, por meio da Portaria TRT 18ª nº 1518/2024, o protocolo de prevenção e medidas de segurança voltado ao enfrentamento da violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras do TRT-GOA Secretaria de Segurança Institucional e Transporte (SSIT) do TRT-GO realizou a “Campanha de Combate à Violência Doméstica”. Focada na prevenção e conscientização, foram promovidas diversas ações educativas voltadas para o público interno e externo. A campanha buscou sensibilizar a sociedade sobre o tema e reforçar o compromisso do Tribunal com os direitos humanos e a justiça social.
Confira a íntegra do Relatório de Iniciativas de 2023 até o primeiro semestre de 2024.
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br