Diretores de diversas áreas do TRT 18 reuniram-se na terça-feira, 26/1, para iniciar estudos sobre projetos e ações que serão desenvolvidos no exercício de
2017 e dar início ao planejamento da proposta orçamentária que será apresentada pelo TRT goiano ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A antecipação da medida, de acordo com o diretor-geral Ricardo Lucena, visa a uma análise mais detalhada das necessidades essenciais de cada área para assegurar o pleno funcionamento do Tribunal dentro de um cenário de crise.
“Gastar pouco e bem, esse é o nosso desafio” afirmou Ricardo Lucena à equipe administrativa. Na opinião do diretor-geral, o ano de 2017 aponta também para um aperto orçamentário e que, por isso, todas as ações deverão ser bem planejadas. Para isso, a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF), em parceria com a Coordenadoria de Licitações e Contratos (CLC) e a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), desenvolveu o Planejamento de Compras para TRT 18, cuja metodologia a ser adotada foi apresentada pela diretora da SOF, Suzana Lage. De acordo com Suzana, o plano de compras vai integrar obrigatoriamente a proposta de orçamento a ser apresentada pelas unidades de cada unidade gestora .
Todo o processo de Planejamento de Compras será dividido em 11 etapas, iniciando pelo levantamento das necessidades. Sequencialmente, será feita a validação, a elaboração da proposta orçamentária prévia, a definição do recurso, o alinhamento ao planejamento estratégico, o detalhamento no sistema de gerenciamento orçamentário (SIGEO), a elaboração do calendário de compras, a divulgação, o monitoramento do calendário de compras, a definição do indicador de percentual de execução do planejamento e, por fim, a avaliação dos resultados.
O diretor-geral solicitou que cada unidade apresente um orçamento realista e asseverou que a Administração irá contratar só o que constar no planejamento de compras apresentado, tendo como parâmetro o orçamento de 2015. A diretora da CLC, Maísa Machado, afirmou que o Planejamento de Compras irá otimizar os processos licitatórios do Tribunal, uma vez que a apresentação antecipada das intenções de contratação de serviços e bens, irá permitir à CLC analisar o que é prioritário e estabelecer um cronograma de acordo com os prazos estabelecidos pela unidade demandante.
Márcia Bueno – Seção de Imprensa – DCSC
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br