Em todo o Estado, apenas Ceres e Formosa estão na Etapa Vermelha. Veja como estão os outros municípios

Facebooktwitteryoutubeinstagram

As Varas do Trabalho de Ceres e Formosa, localizadas na região Norte do Estado de Goiás, são as únicas que regressaram à Etapa Vermelha. Conforme as últimas alterações, Aparecida de Goiânia, Luziânia e Valparaíso de Goiás estão na Etapa Laranja e os demais municípios que sediam unidades da Justiça do Trabalho estão na Etapa Amarela, mais branda que as outras.

tabela coConforme regras do Protocolo de Retomada, as audiências mistas já designadas nas unidades que tenham regressado à Etapa Vermelha são mantidas por duas semanas.

A nova portaria (1261-2021), assinada pelo presidente do Tribunal, desembargador Daniel Viana Júnior, na tarde desta segunda-feira, 27/09, traz a relação completa e atualizada das etapas vigentes em cada uma das unidades da Justiça do Trabalho em Goiás, conforme tabela ao lado. As mudanças levaram em consideração a alteração do Mapa de Risco pela Secretaria Estadual de Saúde na sexta-feira, 24/09.

Mapa de Riscos

O mapa epidemiológico é utilizado para indicar as determinações de medidas que os municípios de cada região devem tomar para conter a pandemia da Covid-19. Um dos indicadores utilizados é o de incidência de solicitações de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao Complexo Regulador Estadual (CRE) nos últimos sete dias. Também são levados em consideração os números de casos confirmados por semana, a velocidade de transmissão da doença, as notificações de síndrome respiratória aguda grave, além da taxa de ocupação dos leitos em hospitais públicos e privados.

Etapa Vermelha

Nas unidades que estiverem na Etapa Vermelha, o atendimento ao público é feito por meio telefônico ou eletrônico. Os números e e-mails encontram-se disponíveis na aba ‘Contato’ do site do TRT-18.

Já a entrega de documentos essenciais, como CTPS e documentos necessários ao exercício imediato de direitos trabalhistas e previdenciários, tais como a celebração de novo contrato de trabalho, o saque de FGTS e o recebimento de seguro-desemprego, deve ser feita por meio de agendamento telefônico prévio, na entrada do edifício e de forma a observar as cautelas devidas para evitar aproximação pessoal.

Audiências mistas nas etapas Laranja e Amarela

Conforme o Protocolo, as etapas Laranja e Amarela permitem a realização de audiências de instrução na modalidade mista. Já as audiências iniciais e de conciliação devem continuar a ocorrer exclusivamente por videoconferência em ambas as etapas. Todos os detalhes de funcionamento das etapas encontram-se dispostos no Protocolo de Retomada dos Serviços Presenciais.

Etapa Amarela permite atermação verbal presencial

De acordo com o Protocolo, é permitida a realização de atermação verbal presencial mediante prévio agendamento com a unidade responsável.

Breve histórico do trabalho remoto extraordinário e da Retomada dos Serviços Presenciais no TRT-18

Desde meados de março de 2020, diante da pandemia da covid-19, com a finalidade de evitar a disseminação do vírus e garantir a proteção à saúde, os servidores e juízes do TRT-18 prestam serviços em amplo regime de trabalho remoto, conforme a Portaria 678/2020, tendo sido permitido o trabalho presencial para as atividades essenciais descritas no artigo 12 da referida Portaria, como segurança e TI.

Com a adoção de todos os meios informatizados disponíveis, juízes e servidores puderam manter o atendimento ao público, realizando audiências e todos os atos judiciais e administrativos necessários. A produtividade do TRT-18 pode ser acompanhada por meio de ferramenta desenvolvida pelo Tribunal após início da pandemia, que em um mês de trabalho remoto registrou a emissão de 2.347 sentenças e expedição de 7.954 alvarás. Hoje, mais de um ano depois, os números chegam a 68.784 sentenças e 136.080 alvarás expedidos.

No final de outubro de 2020, após estudos e reuniões com associações e sindicatos, o Tribunal publicou o Protocolo de Retomada dos Serviços Presenciais para sistematizar o retorno gradual das atividades presenciais, o qual estabeleceu três Etapas de Retomada – laranja, amarela e verde -, as quais vêm sendo adotadas de acordo com as condições epidemiológicas apresentadas em cada cidade-sede de Vara do Trabalho.

Desde a publicação desse protocolo, as audiências que vinham sendo realizadas de modo apenas virtual, têm sido realizadas também na forma mista (parte presencial, parte virtual), conforme prevê a Etapa de Retomada vigente.

Além de poderem obter atendimento via telefone, whatsapp, e-mail e, em alguns casos, presencialmente, os usuários da Justiça do Trabalho passaram a contar, desde março de 2021, com mais uma ferramenta de atendimento, o Balcão Virtual. Trata-se de uma sala de videoconferência em que o usuário pode ver e conversar, virtualmente, com um servidor do Tribunal, para tirar dúvidas e demais solicitações. O usuário tem a sua disposição, ainda, o atendimento da Ouvidoria para quaisquer tipos de dúvida, solicitação ou reclamação.

Leia ainda:

Acesse aqui o Protocolo de Retomada e tire suas dúvidas sobre o funcionamento das unidades do TRT de Goiás em cada uma das etapas Vermelha, Laranja, Amarela e Verde.

Acesse a aba “contato” no site do TRT-18 para visualizar os telefones, e-mails e links de balcão virtual das Varas e demais unidades do TRT-18.

Saiba mais sobre as Audiências Telepresenciais acessando o item dentro da aba “serviços” no site do TRT-18.

Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.