Centro de Memória do TRT-18 recebe estudantes em visitas guiadas

Publicado em: 29/10/2024
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
A imagem mostra um ambiente interno moderno com piso de granito, móveis de madeira e uma grande vitrine à direita, exibindo vários objetos e documentos emoldurados. No fundo, há uma área com mesas e cadeiras, sugerindo que o espaço é um local de exposição com itens históricos e culturais em exibição.

Centro de Memória do TRT-GO

O Centro de Memória Juiz Paulo Fleury da Silva e Souza recebeu mais de 100 estudantes do curso de Direito de cinco faculdades goianas, Unicamps, UniAlfa, UEG – Campus Uruaçu e FaSem entre setembro e outubro de 2024. Os alunos vieram acompanhados de seus professores e puderam conhecer um pouco mais da história do Judiciário Trabalhista goiano. Eles também acompanharam sessões de julgamento e conheceram o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de Goiânia.

O desembargador Elvecio Moura dos Santos, coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-18, disse ser gratificante e prazeroso receber a visita de estudantes de direito no tribunal. “É uma oportunidade muito rica para que eles possam sedimentar o seu aprendizado teórico com aquilo que vivenciam na prática aqui no TRT”, ressaltou.

Unicamps
A imagem mostra um grupo de pessoas posando para uma foto em frente a um prédio com janelas grandes. As pessoas estão em trajes casuais e formais, posicionadas lado a lado, sorrindo para a câmera.

Estudantes da Unicamps

A professora Karine Domingues trouxe em duas visitas 83 estudantes do 10º período do curso de Direito para a visitação ao Centro de Memória do TRT-18 (GO). Para a docente, “as visitas são uma forma de estimular os estudantes a conhecerem a história do judiciário goiano e a participarem da construção dessa mesma história”.

A imagem mostra um grupo de pessoas posando para uma foto em um ambiente interno com janelas grandes ao fundo. Eles estão sorrindo para a câmera e usam trajes casuais e sociais. Duas pessoas estão agachadas na frente, enquanto as demais estão em pé, formando uma pose descontraída.Durante a visita, os alunos apreciaram a linha do tempo da história da Justiça do Trabalho, uma sequência cronológica de acontecimentos datados de 1941 a 2022, os totens interativos com o conteúdo histórico escrito e eventos marcantes da história do Tribunal. Observaram ainda a representação de uma sala de audiência da década de 1940, a galeria dos desembargadores, o mosaico dos magistrados e servidores, além de processos históricos antigos, fotos dos pioneiros, objetos e documentos históricos da Justiça Trabalhista goiana.

A imagem mostra um auditório cheio de pessoas sentadas. A maioria está virada para a frente, onde há um apresentador e uma tela azul exibindo o logo da Justiça do Trabalho. O ambiente é bem iluminado e organizado, com cadeiras de madeira e um clima formal.Em seguida, os estudantes acompanharam uma sessão de julgamento da 3ª Turma do Tribunal e puderam ouvir uma breve palavra do desembargador Elvecio Moura. O magistrado conversou com os estudantes de Direito sobre a organização, o funcionamento e a competência da Justiça do Trabalho.

Elvecio Moura destacou o vanguardismo do TRT goiano ao criar e manter o Centro de Memória, como forma de resgatar o conhecimento acumulado pelas gerações passadas para a formação das gerações atuais e futuras. Elvecio relembrou o historiador Yhuds Bueno que, com propriedade, afirmou que “resgatar a memória de uma instituição é a maneira mais respeitosa de reverenciar a história de seu povo.” 

UniAlfa

Estudantes da UniAlfa

A professora Milena Guimarães, da UniAlfa, também acompanhou a visita de 25 alunos de diferentes períodos do curso de Direito interessados em conhecer o TRT de Goiás. Além do Centro de Memória, fizeram ainda um tour pelas dependências do tribunal e, após, acompanharam uma sessão de julgamento na 3ª Turma do tribunal, onde também assistiram a uma explanação feita pelo desembargador Elvecio Moura e pelo procurador do Trabalho Dr. Marcello Ribeiro Silva, sobre a organização e funcionamento do TRT de Goiás, e sobre o papel do Ministério Público do Trabalho.

Direito da UEG de Uruaçu 

Estudantes da UEG de Uruaçu

No dia 26 de setembro, foi a vez de oito acadêmicas do curso de Direito da UEG – Campus Uruaçu acompanhadas pelo professor Fabiano Simão Prado visitarem o Centro de Memória. Durante a visita, as estudantes puderam conhecer um pouco mais da história do Judiciário Trabalhista goiano. Elas também participaram de uma audiência de conciliação no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º grau. 

O curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG) obteve a melhor pontuação na avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2023-Goiás.

 FaSeM  – Faculdade Serra da Mesa

Estudantes da FaSeM

As professoras kátia Almeida e Thaís Moninque da FaSeM, fizeram questão que seus alunos do 10º período do curso de Direito conhecessem o bem estruturado Complexo Trabalhista e um pouco da história da justiça laboral.                                                                                                                                    

Centro de Memória

O Centro Memória recebe estudantes praticamente toda semana, destacou Ariony Castro, chefe da Seção de Gestão da Memória. Ela também disse que “estamos disponíveis para mostrar a todos os interessados um pouco da história do Poder Judiciário Trabalhista em Goiás”. Castro destacou as plataformas interativas com acessibilidade, que proporcionam uma experiência de conteúdo com dinamismo e interatividade para os visitantes.

O Centro de Memória está aberto à visitação dos interessados e funciona de 8h às 16h, de 2ª a 6ª feira. Agendamento de visitas pelo telefone (62) 3222-5103.

Seção de Gestão de Memória.

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br