Cejusc de 2º grau do TRT-18 alcança índice de 46,76% de acordos em 2023

ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Foto de duas pessoas usando terno e gravata apertando as mãos em sinal de acordoO Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 2º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Cejusc 2º Grau), sob a coordenação da desembargadora Wanda Lúcia Ramos da Silva, celebrou 549 acordos entre maio e dezembro de 2023, que resultaram em R$ 57,6 milhões pagos a trabalhadores tanto nos processos sem trânsito em julgado quanto em execuções, todos em grau de recurso.

No período entre maio e dezembro de 2023, o Cejusc 2º Grau pautou 1.822 processos e realizou 1.174 audiências, entre as quais quase metade resultou em acordo (46,76%). Segundo a desembargadora Wanda Ramos, esse percentual foi importante para o TRT-18 cumprir os índices de conciliação avaliados pelo Prêmio CNJ de Qualidade, impactando no alcance da categoria Diamante em 2023. Na avaliação do vice-presidente e corregedor do TRT-18, desembargador Eugênio Cesário, que também é coordenador do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), a implantação do Cejusc 2º Grau foi uma importante medida para cumprir uma das prioridades da atual gestão, a redução do acervo de processos no 2º grau.

Foto mostra ministros do TST, desembargadores e juízes do TRT-18 e servidores do Regional lado a lado e posando para a foto na inauguração do Cejusc 2º grau

A inauguração do Cejusc 2º Grau contou com as presenças de ministros do TST, desembargadores e juízes do TRT-18 e servidores do Regional

Inaugurado como unidade autônoma em maio de 2023, o Cejusc 2º Grau buscou formas de facilitar e agilizar os acordos e, consequentemente, aumentar a produtividade e o grau de satisfação das partes e advogados envolvidos. Para isso, contou com a colaboração dos gabinetes dos desembargadores, que passaram a intimar as partes nos processos para comunicá-las sobre a existência do Cejusc 2º Grau e solicitar manifestação acerca do interesse ou não em tentar um acordo na segunda instância. Segundo a desembargadora Wanda Ramos, “a adesão dos gabinetes foi um grande motivador para os acordos, pois além da triagem dos processos feita pelo Cejusc, os servidores dos gabinetes, devidamente treinados, passaram a realizar a seleção de processos aptos à conciliação, segundo critérios de ponta discutidos em oficinas de treinamentos”.

Cooperação técnica

Já no dia de sua instalação, em 22/5/23, o Cejusc 2º Grau teve como ato inaugural a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a empresa BRF, medida que ajudou a impulsionar a conciliação com grandes litigantes. Esses acordos de cooperação vêm sendo construídos pelo Cejusc, com a intermediação da Secretaria-Geral da Presidência, com diversas empresas e órgãos devedores trabalhistas interessados em gerir com eficiência seu débito acumulado. Foram feitas reuniões com diversas empresas, como os Correios, e, em breve, novos acordos deverão ser assinados, como é o caso do Acordo de Cooperação com a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás.

Ferramenta de triagem

Ainda com o intuito de maximizar os resultados da conciliação na segunda instância, a atual administração do TRT-18 demandou à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) a elaboração de uma ferramenta automatizada para auxílio na triagem de processos mais favoráveis a um acordo. A ferramenta, denominada “Painel Concilia”, já está em funcionamento e tem sido apresentada a outros Regionais Trabalhistas, nos quais tem sido recebida com entusiasmo por ser uma boa prática na conciliação.

As regras de negócio desse painel foram construídas com a colaboração de vários magistrados, servidores e advogados que participaram de um workshop em julho de 2023. Na dinâmica, os participantes estabeleceram, juntos, critérios para triagem de processos de forma a otimizar o uso dos recursos humanos e materiais disponíveis para a melhor taxa de sucesso possível, ou seja, entregar o bem da vida buscado pelas pessoas na Justiça.

Leia mais: TRT-18 vai desenvolver painel para ajudar na triagem de processos com maior possibilidade de acordo

Comunicação Social/TRT-18

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Serviços, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.