Teve início nesta segunda-feira (4/5), no plenário Ipê, a programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO). A abertura contou com a presença de autoridades, magistrados, servidores e representantes de instituições parceiras, marcando o início de uma série de atividades voltadas à promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, respeitoso e inclusivo.
O presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, destacou que a iniciativa está alinhada à Resolução nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a prevenção como prioridade por meio de ações permanentes de educação, acolhimento e promoção da dignidade no trabalho. O presidente também reforçou a importância do engajamento coletivo. “Mais do que participar, é fundamental que cada um se reconheça como agente ativo na promoção de um ambiente seguro e respeitoso”, afirmou.

Desembargador Welington Peixoto, coordenador do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no 2º Grau
O coordenador do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no 2º Grau e na área administrativa, desembargador Wellington Peixoto, ressaltou a relevância da iniciativa e o trabalho contínuo desenvolvido desde a criação do comitê, em 2022. Ele destacou o caráter educativo e preventivo das ações e o papel do diálogo na resolução de conflitos. “É um trabalho muitas vezes silencioso, mas de grande responsabilidade, que busca manter um ambiente de trabalho seguro, respeitando os limites e as individualidades”, pontuou.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o desembargador eleitoral Adenir Teixeira Peres Júnior, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação no âmbito da Justiça Eleitoral goiana, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. O desembargador ressaltou que o combate ao assédio e à discriminação exige mais do que o cumprimento de normas, “demandando compromisso real com a construção de ambientes de trabalho pautados no respeito, na dignidade e na segurança psicológica”.
Logo após a abertura, foi realizado o curso presencial “Assédio, Discriminação e Gestão Responsável no Ambiente de Trabalho”, ministrado por Meg Martins, servidora do CNJ. A atividade abordou conceitos e tipologias de assédio moral e sexual, normativos aplicáveis, canais institucionais de enfrentamento e o papel da gestão na prevenção dessas ocorrências.
A programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação segue até o dia 7 de maio, com palestras, oficinas e cursos que abordam temas como gestão responsável, saúde mental, comunicação não violenta e liderança. O TRT-GO e o TRE-GO firmaram parceria para que os públicos dos dois tribunais possam participar das atividades. Confira aqui a programação conjunta.
SM/JA
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br