Campanha “Corregedoria Solidária” em Goiás doa mais de 2 toneladas de alimentos a creche comunitária

Glossário Jurídico
Duas crianças pequenas sentadas de costas em cadeiras de plástico tomam lanche em frente a uma mesa comprida de madeira
Crianças durante lanche servido à tarde

O resultado do engajamento da comunidade na campanha “Corregedoria Solidária” rendeu a destinação de 780 quilos de frango, 816 litros de leite longa vida e 600 quilos em itens da cesta básica, biscoitos, suco e achocolatado em pó à creche “Levando Amor”, localizada em Aparecida de Goiânia (GO). Liderada com muita dedicação pela senhora Francisca da Silva, a creche serve 5 refeições diárias a 150 crianças, além de oferecer reforço escolar, encaminhamento a cursos profissionalizantes, assistência a idosos carentes da região e auxílio na construção de casas.

A campanha solidária, de iniciativa do gabinete do ministro-corregedor Caputo Bastos, contou com apoio do TRT-18 e busca somar esforços para atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 1 da Agenda 2030 da ONU, que integra as metas do Poder Judiciário e visa à erradicação da pobreza. 

Durante a entrega, realizada na entrada do Tribunal no final da tarde da última quinta-feira, 31, a líder comunitária Francisca da Silva se emocionou e comentou que só consegue manter o local “com a ajuda de amigos, como vocês, da Justiça do Trabalho”. Estiveram presentes o ministro-corregedor, Caputo Bastos, e membros da Comissão de Solidariedade do TRT-18, coordenada pelo presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior.

Freezer horizontal cheio de embalagens de frango resfriado
Freezer cheio com os 780 kilos de frango doados

Na tarde de segunda-feira, 4/4, o caminhão do TRT-18 com os donativos chegou ao local, próximo ao Complexo Prisional, onde dezenas de crianças recebiam o lanche da tarde. Em outra sala, com pré-adolescentes, acontecia reforço escolar com aula de música. Francisca contou ao desembargador-presidente, Daniel Viana, que tem como projeto expandir o atendimento com a construção de outro imóvel, na quadra em frente, que deverá funcionar como creche, ficando o imóvel atual para o que pretende ser uma escola. Ela narrou ainda que, quando chega o final da tarde, “algumas crianças choram porque não querem ir embora daqui”.

Arrecadação

A arrecadação foi iniciada na última sexta-feira, 25/3, durante o encontro “Roda de Conversa: Mulheres Inspiradoras”, evento de iniciativa da desembargadora Iara Rios, diretora da Escola Judicial, em homenagem às mulheres, e envolveu associações ligadas ao sistema de Justiça, empresários, juízes, servidores e toda a comunidade. A Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra) e o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) doaram 200 litros de leite longa vida. A empresa Piracanjuba contribuiu com outros 600 litros. Os integrantes do gabinete do desembargador Welington Peixoto se uniram para doar mais 16 litros de leite, dentre outras dezenas de doações de magistrados, servidores e a comunidade.

Foto da Francisca da Silva segurando um vaso de orquídea e certificado de participação ao lado da desembargadora Iara Rios.
Desembargadora Iara Rios e Francisca da Silva, que foi uma das participantes do “Roda de Conversa – Mulheres Inspiradoras”

Já o montante arrecadado na conta bancária disponibilizada para a ação (R$ 11.413,70) foi utilizado para compra dos itens mais essenciais para a creche, dentre eles: frango, bolachas, suco e achocolatado em pó. A Academia Nacional de Direito Desportivo colaborou com a iniciativa, figurando como a entidade que destinou, sozinha, o maior valor para a ação (R$ 2 mil).

Sequência de três fotos com: três advogados da Agatra em frente a dezenas de caixotes de leite; desembargador Welington e duas assessoras segurando embalagens de leite; desembargador Daniel Viana Júnior, ministro Caputo Bastos e Francisca da Silva estão em pé em frente a um caminhão cheio de alimentos e leite.
Na ordem: (1) Os advogados Jerônimo José Batista Júnior, presidente da Agatra, Gustavo Oliveira, presidente do IGT, e Alexandre Meireles, vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-Goiás com doação; (2) gabinete do desembargador Welington Peixoto com doação; (3) presidente Daniel Viana Júnior, ministro Caputo Bastos e dona Francisca da Silva

TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.