Café seguro visita complexo industrial da Nutriza, em Pires do Rio (GO)

Facebooktwitteryoutubeinstagram
visita à produção da fábrica Nutriza

Equipe do TRT-18 durante visita à fábrica

O projeto Café Seguro realizou na quinta-feira (15/12) a 14ª edição com visita à indústria Nutriza, produtora da marca Friato. A equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), coordenada pelo desembargador Welington Peixoto, foi à empresa para conversar com os trabalhadores e empregadores sobre cuidados com a saúde física e mental.

O desembargador Welington Peixoto, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, ressaltou a parceria e o diálogo com as empresas e trabalhadores visando a integridade física e mental e também a prevenção do assédio moral e discriminação no local de trabalho. “Estamos aqui para alertar sobre a importância de se ter um local de trabalho saudável e cada um cuidar do outro, porque nosso maior patrimônio são os trabalhadores”, disse.

visita à produção da fábrica Nutriza

Desembargador Welington Peixoto

Nutriza é dona da marca Friato que abate 480 mil aves por dia, além de produzir 300 toneladas em produtos industrializados. A empresa é responsável por 3.900 empregos diretos.

Francisco Tomazini, proprietário da Nutriza, saudou os presentes e falou da história da família na administração da indústria. “Somos uma fábrica de gente. Pra fazer o futuro precisamos de gente”, completou. Isadora Tomazini, do setor comercial e de marketing, ressaltou que a prevenção de acidentes é um tema que a empresa vem trabalhando todos os dias com foco na conscientização dos trabalhadores e desenvolvimento dos projetos de prevenção. “Nossa intenção é replicar as boas práticas e levá-las ao conhecimento de todos”.

visita à produção da fábrica Nutriza

Giuliano Tomazini, diretor industrial

Giuliano Tomazini, diretor industrial, disse que o lema da empresa é sempre cuidar dos trabalhadores e fazer o melhor para eles. “É possível conciliar alta performance com qualidade de vida no trabalho”, afirmou. Ele aposta na automatização ainda maior da produção com o fim de mitigar dores físicas e psicológicas.

Para Maria Aparecida Tomazini, dona da empresa e prefeita de Pires do Rio, o projeto Café Seguro é super bem-vindo. Ela destacou que é cuidando das pessoas que se tem o melhor funcionamento das empresas. “Quem tem tantos colaboradores tem que gostar de cuidar”, observou.

Visita à fábrica da Nutriza

Francisco Tomazini, proprietário da empresa

Marina Cançado, psicóloga do TRT, falou sobre saúde mental durante o evento. Ela ressaltou que, em geral, os acidentes de trabalho acontecem não pela falta de EPIs ou protocolo mas por um descuido em razão do estresse, tristeza, frustração. “Os riscos psicossociais ultrapassam as questões físicas”, alertou. Para Marina, o vínculo de cooperação no trabalho é muito mais poderoso para se criar um ambiente mais humanizado e uma rede de proteção mútua.

Por fim, palestraram o coordenador médico do trabalho da Nutriza Marcos Antônio Rocha Júnior e o gerente do Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) Rodrigo Gonçalves.  Marco Antônio falou sobre equipamentos, ferramentas e protocolos utilizados na empresa para garantir a integridade física dos trabalhadores citando, entre outros, as pausas para recuperação térmica e mobiliário ergonômico. Já Rodrigo Gonçalves tratou dos programas ocupacionais.

visita à fábrica da Nutriza

Prefeita de Pires do Rio, Maria Aparecida Tomazini

Raquel Silva trabalha no controle de qualidade da empresa. Ela disse que gostou de conhecer a equipe do TRT e aprender coisas novas durante o Café Seguro. “Me inteirei de aspectos e programas da empresa que a correria do dia a dia não me deixavam conhecer mais de perto”, ressaltou

José Aldeni Pereira é do setor de paletização, responsável pelo alinhamento de caixas com alimentos para estocagem. “É bem importante pra gente ser orientado acerca da prevenção de acidentes”, destacou.

visita à fábrica da Nutriza

Luciano Mello e Raquel Silva, do Controle de Qualidade

Luciano Mello, gerente de qualidade, conduziu a visita à linha de produção da fábrica e detalhou todo o processo de produção e industrialização dos alimentos da Nutriza. Para ele, o evento foi uma oportunidade de estreitar a relação entre o TRT, os trabalhadores e a empresa fora dos conflitos que eventualmente surjam. “Foi uma ótima oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho”, concluiu.

Participaram do evento os juízes Narayana Hannas, coordenadora do Cejusc de Goiânia, Cleidimar Almeida, juiz titular da Vara do Trabalho de Palmeiras, o procurador do trabalho Rodrigo Bezerra, o diretor-geral do TRT, Álvaro Resende, o secretário-geral da Presidência, Gustavo Seixas, o secretário-geral de Governança e Gestão Estratégica, Robnaldo Alves, o diretor executivo da Adial Log, Eduardo Alves Neto, a diretora do Posto Avançado da Justiça do Trabalho de Pires do Rio, Narah Martins, o presidente do Sindicato dos Empregados em Frigoríficos, Edward Pereira de Souza, o presidente do Sindicato dos Empregadores dos Frigoríficos, Leandro Stival, o engenheiro de segurança da Masut, Inácio Camargo, o secretário de saúde do município, Bruno Maia, e a secretária de Finanças, Gestão e Planejamento, Fernanda Barbosa.

Confira aqui a galeria de fotos.

FV/CG

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Projeto Café Seguro, Socioambiental, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.