Café Seguro visita montadora CAOA, em Anápolis (GO)

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Grupo de funcionários, gestores e pessoas do TRT-18 e do MPT-GO com coletes de segurança laranja em pé.

A equipe do programa Trabalho Seguro, do TRT-18, acompanhada de representantes da Adial e do MPT-GO, foi recebida por gestores e funcionários da montadora de veículos CAOA na manhã de sexta-feira, 21/10, na cidade de Anápolis (GO). A empresa possui um total de 1.200 funcionários que trabalham na produção em três turnos. A capacidade de montagem é de 22 veículos por hora, em média, podendo chegar a 25 por hora.

O grupo visitou a linha de produção da empresa e acompanhou as etapas de soldagem, pintura e montagem, bem como a linha de testes. Em seguida, os magistrados e servidores do TRT-18, acompanhados do presidente da Adial, Edwal Portilho, do procurador-chefe do MPT-GO, Alpiniano Lopes, bem como de gestores e funcionários da montadora, tomaram um café e participaram de palestras sobre saúde mental e trabalho seguro, respectivamente com a psicóloga do TRT-18, Marina Cançado, e a enfermeira do trabalho Jorgeane Borges, da CAOA.

O desembargador do TRT-18, Welington Peixoto, foi quem primeiro falou a todos os presentes agradecendo a recepção pelos gestores e funcionários da CAOA e ressaltando a importância de todos observarem as normas de segurança do trabalho e cuidarem do próximo. A psicóloga Marina Cançado alertou que a saúde mental não pode ser deixada de lado, merecendo a atenção que outras doenças recebem. “Se a pessoa está com um pé quebrado, não demora a procurar atendimento, por que então demorar anos para procurar ajuda para as dificuldades psíquicas?”, provocou a psicóloga.

O diretor-geral da montadora, Eugênio de Jesus, cumprimentou todos os presentes e comentou da alegria de receber a equipe do Café Seguro na indústria, ressaltando os programas existentes na empresa que cooperam para o trabalho seguro. Ele fez um destaque para o viveiro de plantas, iniciativa da montadora que distribui mudas para todos os funcionários interessados. “Até o momento, já foram distribuídas mais de 50 mil mudas para os funcionários e plantio em mananciais”, informou o diretor.

Estiveram presentes ainda o desembargador Geraldo Rodrigues Nascimento, o presidente da Amatra-18, Fernando Rossetto, o diretor-geral do TRT-18 Álvaro Resende, o secretário-geral da presidência do tribunal Gustavo Seixas, o presidente executivo da Adial, Edwal Portilho, e o diretor executivo da Adial Log, Eduardo Alves.

Confira a galeria de fotos do evento.

Café Seguro

A visita faz parte do projeto Café Seguro, que chega à sua 13ª edição aproximando a Justiça do Trabalho de empresas de médio e grande portes para uma pauta positiva, reforçar o cuidado com a segurança no trabalho. As empresas espontaneamente se prontificam a receber a visita do grupo para mostrar o funcionamento das instalações e disponibilizar a participação de funcionários nas palestras.

A medida contribui para aproximar o Tribunal da sociedade e perseguir o alcance da meta relativa à Agenda 2030, especialmente quanto ao ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) número 8, que se refere ao tema “Trabalho decente e crescimento econômico” e objetiva “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos”. Desde junho de 2020, o Café Seguro passou a integrar o Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário, que conta com iniciativas dos tribunais que podem ser replicadas em todo o Brasil para modernizar e tornar ainda mais eficientes os serviços prestados pela Justiça. Com essa visita à montadora, já são 13 edições do Café Seguro realizadas pelo TRT-18.

Lídia Barros
Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Seguro, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.