Programa Trabalho Seguro: Café Seguro visita fábrica da Piracanjuba, em Bela Vista de Goiás

Glossário Jurídico

A primeira edição do programa Café Seguro no ano de 2022, iniciativa do programa Trabalho Seguro do TRT-18, levou juízes e desembargadores do Tribunal, bem como o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), até a fábrica da Laticínios Bela Vista. Responsável pela produção dos produtos das marcas Piracanjuba, Pirakids, LeitBom, ChocoBom e MeuBom, a fábrica emprega 1.200 colaboradores na filial visitada e 3.500 em todo o Brasil. No evento, reuniram-se mais de 100 trabalhadores para assistir às palestras sobre prevenção a acidentes de trabalho e promoção de saúde mental no pós-pandemia.

Desembargador Welington Peixoto falando ao público

Desembargador Welington Peixoto fala aos trabalhadores da Piracanjuba. A empresa tem sete unidades fabris localizadas em Bela Vista de Goiás (GO), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ) e Carazinho (RS), conta com uma capacidade de produção de 6 milhões de litros de leite por dia, além de um portfólio com mais de 180 produtos.

Primeiro a falar, o coordenador do Trabalho Seguro em Goiás, desembargador Welington Peixoto, ressaltou que a Justiça do Trabalho se faz presente no evento para “trazer o diálogo”, destacando a importância de todos atuarem na prevenção de acidentes e promoverem o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Se precisar, a gente julga, mas não gostaríamos de ter que mensurar quanto vale um dedo, quanto vale uma vida”, afirmou o desembargador, ao dizer que a Justiça do Trabalho se faz presente para trazer a conscientização.

Em seguida, José Pereira, membro do Conselho Consultivo da empresa, apresentou alguns dados da Laticínios Bela Vista. O procurador-chefe do MPT-GO, Alpiniano Lopes, também fez uso da palavra e demonstrou contentamento em verificar como a empresa trabalha bem na prevenção de acidentes de trabalho. Já César Helou, superintendente da indústria, contou sobre a trajetória e iniciativas sustentáveis da empresa, além de mostrar as certificações obtidas e o investimento feito em saúde e segurança do trabalho. Ele ressaltou que os valores da indústria, dentre eles, a “valorização das pessoas” e “amor pelo que fazemos”, motivam os colaboradores a atuarem com responsabilidade e buscarem a excelência.

Na sequência, a psicóloga do TRT-18, Marina Junqueira, proferiu a palestra “Saúde Mental no Pós-Pandemia”, dando exemplos de como a solidariedade e a fraternidade no trabalho são importantes para a saúde de todos. “A cooperação salva”, concluiu Marina.

Por último, o presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior, falou sobre a alegria da Justiça do Trabalho em ser convidada para eventos como esse nas empresas. “Só fala mal da Justiça do Trabalho quem não a conhece”, enfatizou o desembargador, explicando que o órgão atua para assegurar a justiça e a igualdade também entre as empresas, já que o empregador que desrespeita os direitos trabalhistas prejudica também outras empresas ao praticar uma concorrência desleal. Viana Júnior encerrou dizendo que se uma vida for salva ou um acidente for evitado, já terão valido a pena todas as edições do Café Seguro.

Foto mostrando, lado a lado, representantes da indústria com magistrados do TRT-18

Representantes da indústria com magistrados do TRT-18 e o procurador-chefe do MPT-GO

O gerente de estoque Pedro Gama avaliou a importância de eventos como esse: “é um momento de parar, refletir, rever atitudes e entender que a empresa está fornecendo os recursos adequados, para que o colaborador leve isso para o dia a dia”. Para ele, fica a mensagem de que “a empresa quer a produção, mas quer a gente seguro, chegando de forma íntegra e voltando pra casa e pra nossa família inteiro, sem nenhum prejuízo, sem nenhum distúrbio”.

Sobre o Café Seguro

O projeto Café Seguro faz parte do programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho em Goiás e tem como objetivo dialogar com empresas de médio e grande porte, levando informações a respeito da importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, bem como aproximar o Tribunal do cidadão.

A iniciativa passou a integrar, desde junho de 2020, o Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário, que conta com iniciativas dos tribunais que podem ser replicadas em todo o Brasil para modernizar e tornar ainda mais eficientes os serviços prestados pela Justiça. Até o momento, foram realizadas 11 edições do Café Seguro pelo TRT-18.

Presentes

Além das autoridades citadas, acompanharam a visita à Laticínios Bela Vista o presidente da Amatra18, juiz Fernando Rossetto, o diretor-geral, Álvaro Resende, o secretário-geral de Governança e Estratégia, Robnaldo Alves, a chefe da Gerência de Responsabilidade Social do TRT, Lara Nercessian, o diretor-executivo da AdialLog, Eduardo Alves, representando o presidente Executivo da Adial, Edwal Portilho, o supervisor de Medicina e Segurança da empresa Caramuru, Marcos da Silva, e a gerente de RH da empresa Caramuru, Patrícia Medeiros.

Saiba mais

Leia a notícia da edição anterior do Café Seguro.
O TRT-18 criou um painel gerencial que mostra a relação dos processos envolvendo acidentes de trabalho que tramitam no Tribunal, permitindo visualização com uso de diversos filtros.

Lídia Barros
Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Projeto Café Seguro, Socioambiental, Trabalho Seguro, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.