Café Seguro completa 10 edições com visita à empresa São Salvador Alimentos: iniciativa propicia encontro de juízes, empresários e trabalhadores no chão de fábrica

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Equipes do TRT e do MPT, sindicalistas e diretores da indústria São Salvador Alimentos

Café Seguro completa 10 edições. Equipes do TRT e do MPT, sindicalistas e diretores da indústria na sede da SSA de Nova Veneza

Mais uma edição do Projeto Café Seguro foi promovida pelo TRT-18 na tarde desta segunda-feira (29/11). A visita à indústria São Salvador Alimentos (SSA), responsável pelas marcas Super Frango e Boua, contou com a participação do Ministério Público do Trabalho em Goiás e de entidades sindicais. Esta foi a 10ª edição desde que o projeto foi lançado, em junho de 2018, e faz parte das iniciativas do Programa Trabalho Seguro.

Desembargador Welington Peixoto

Desembargador Welington Peixoto

O desembargador Welington Peixoto, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, comemorou as 10 edições do Café Seguro e especialmente esta edição realizada em uma indústria de Nova Veneza, sua terra natal. Ele comentou  o sucesso do projeto na difusão de conhecimento e aproximação da Justiça do Trabalho das empresas e trabalhadores. “Para nós, magistrados, conhecer o chão de fábrica, conhecer os trabalhadores é fundamental, pois são o nosso maior patrimônio”, declarou.

O magistrado falou, ainda, da importância da utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e das ações voltadas para a preservação da saúde mental dos trabalhadores na prevenção de acidentes. “Temos que achar equilíbrio na relação capital-trabalho e dar segurança para o trabalhador”, concluiu.

presidente do TRT, desembargador Daniel Viana

Desembargador Daniel Viana Júnior: “Se nessas 10 edições do Café Seguro pudermos evitar uma morte, já valeu a pena esse projeto”

O presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior, agradeceu o presidente da empresa por abrir as portas ao programa Trabalho Seguro e ressaltou que a São Salvador Alimentos tem uma história bonita de evolução, produzindo e empreendendo com responsabilidade em Goiás. “Nenhum acidente é tolerável, nenhuma vida que se perde ou diminui, por uma perda de um membro, é tolerável e é importante que a Justiça do Trabalho e o MPT venham à empresa para que vocês saibam o quão importante é que cada um faça a sua parte, a empresa e o trabalhador”, disse o desembargador.

O procurador do trabalho, Tiago Cabral, presidente do Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSSTGO), falou do projeto Café Seguro como “algo primoroso” e destacou o crescimento e a evolução da SSA em ações de saúde e segurança no trabalho. Ele contou que o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) realizado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a empresa teve tanto sucesso que virou modelo e foi replicado em outras indústrias. “Saúde e segurança no trabalho se fazem no dia a dia e leva a um direito inalienável que é o direito à felicidade”, afirmou.

Procurador do Trabalho Tiago Cabral durante pronunciamento

Procurador do Trabalho Tiago Cabral

Hugo Perillo Vieira e Souza, presidente da São Salvador Alimentos, ressaltou que a empresa investe em prevenção, educação, treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, sempre procurando acertar. “A empresa investe para melhorar a qualidade de vida dos nossos colaboradores. Aceitamos essa responsabilidade”, disse.

O presidente do Conselho de Administração da SSA, José Carlos Garrote, disse que a empresa promove ações de sustentabilidade e responsabilidade social aplicando as melhores técnicas de governança e se disse feliz por saber que o TAC virou modelo para outras indústrias. “A nossa predisposição em fazer as coisas certas é grande e essa parceria com a Justiça do Trabalho e o Ministério Público nos enriquece. É obrigação nossa cuidar deles (os trabalhadores) e de forma monitorada pelo TRT e MPT”, concluiu.

Presidente da SSA Hugo Perillo Souza

Presidente da SSA Hugo Perillo Souza

O trabalhador Regimar Rosa está há dois anos na fábrica de farinha e óleo, subprodutos do abate de aves destinados ao processamento de ração animal e biodiesel, e conta que recebeu qualificação para o ofício da própria empresa. Caroline Moreira foi contratada há 26 dias e atua na desossa de coxa, uma das áreas mais sensíveis do frigorífico e que depende do manejo adequado dos instrumentos de trabalho, também ressalta a importância das atividades formativas da empresa. “Recebi orientações e qualificação para realizar meu trabalho e as palestras também ajudam a gente a se proteger”, afirma.

Palestrantes do evento Marina Cançado e Joel Souza, além de dois empregados da indústria

 Marina Cançado              Regimar Rosa          Caroline Moreira                      Joel Souza

Palestras

A psicóloga Marina Cançado, do TRT-18, falou sobre a necessidade de se preservar a saúde mental, tema este que ganhou ainda mais importância durante a pandemia. “Saúde física e mental vivem juntas, muitos acidentes acontecem não por falta de EPIs, mas por medo, raiva, estresse”, explicou.

Segundo Marina, cada um tem a sua própria forma de lidar com o estresse e isso se reflete no trabalho. Ela conclamou os trabalhadores a serem mais cooperativos, a olharem com mais amor e compreensão o colega do lado. “É uma questão de atitude aceitar que as pessoas são diferentes, e se a gente puder ajudar o outro, vamos perceber que o dia fica melhor, a vida fica mais fácil e corremos menos riscos de acidentes.”

plateia do evento

Evento reuniu dezenas de trabalhadores

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Joel Mário de Souza, abordou a saúde e segurança focadas na prevenção. Primeiro tratou da hierarquia das medidas de controle, que são as proteções coletivas. Depois falou sobre as medidas administrativas e sobre os EPIs.

Segundo Joel, o Brasil, infelizmente, ainda apresenta números alarmantes de acidentes de trabalho, não só em mutilações como em mortes, e encontra-se na 4ª posição mundial em número de acidentes. “É preciso falar da importância do acidente zero porque cada vida é única, irrepetível e tutelada pela Constituição Federal e por nossas normas legais e infralegais”, concluiu.

a indústria vista do altoA indústria

A São Salvador Alimentos (SSA), conhecida pelas marcas Super Frango e Boua, tem duas unidades em Goiás, uma em Itaberaí e outra em Nova Veneza, e foi fundada em 1991. Hoje a empresa conta com oito mil trabalhadores diretos e terceirizados responsáveis pelo abate diário de 405 mil aves e 11,4 milhões de ovos.

Presidente do Conselho Administrativo José Carlos Garrote

Presidente do Conselho Administrativo José Carlos Garrote

A unidade de Nova Veneza é a mais nova, onde trabalham 700 empregados com produção diária de 55 mil aves/dia. Trinta por cento da produção da indústria é exportada para países da América do Sul e Central, Europa, África e Ásia.

Conhecendo a indústria

Após as palestras, as equipes do TRT e do MPT visitaram algumas unidades da indústria, como a Casa de Máquinas, responsável pela refrigeração do abatedouro, a caldeira, o grupo gerador de energia e o prédio social, onde estão localizados os vestiários, lavanderia, refeitório, salas de treinamento e descanso.

Em todo o trajeto, técnicos explicaram o funcionamento das unidades e toda a estrutura necessária para manter a fábrica em atividade 24 horas por dia. Na visita, encontramos o Claudiney Souza, há 14 anos na empresa. Lá atrás, começou na linha de corte e foi se qualificando como mecânico até chegar à função atual de gerente de manutenção geral. “Eu adoro cortar frango, mesmo agora em outra função não me esqueço que foi assim que cresci aqui dentro”, ressaltou.

Claudiney Souza, gerente de manutenção geral

Claudiney Souza, gerente de manutenção geral

Mais à frente, os visitantes foram recebidos pelo técnico supervisor de caldeira Vinícius Campos, de 25 anos. Ele explicou em detalhes o funcionamento da unidade e contou que se vê aposentando na empresa. “Ganhei muito conhecimento em seis anos aqui, uma experiência incomparável, e hoje estudo engenharia de produção”.

Café Seguro

O projeto Café Seguro passou a integrar o Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário, que conta agora com 28 iniciativas dos tribunais que podem ser replicadas em todo o Brasil para modernizar e tornar ainda mais eficientes os serviços prestados pela Justiça.

O projeto da Justiça do Trabalho goiana, coordenado pelo desembargador Welington Peixoto, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, está entre as seis práticas aprovadas pelo Plenário do CNJ na 312ª Sessão Ordinária, realizada em junho de 2020.  O projeto Café Seguro foi aprovado dentro do eixo temático “Acesso à Justiça e Cidadania”.

Vinícius Campos no trabalho

Vinícius Campos, supervisor de caldeira

A iniciativa está alinhada à missão do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que tem como objetivo dialogar com empresas de médio e grande porte, levando informações a respeito da importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, bem como aproximar o Tribunal do cidadão.

Presentes

Acompanharam a visita à SSA Alimentos o desembargador Paulo Pimenta, o presidente da Amatra18, juiz Fernando Rossetto, o secretário-geral da Presidência do TRT, Gustavo Seixas, o diretor-geral, Álvaro Resende, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano Lopes, o presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás, Leandro Luiz Stival, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Carnes e Derivados nos Estados de Goiás e Tocantins, Edvard Pereira de Souza,  o gerente de Saúde e Segurança da Fieg, Bruno Godinho, o diretor-executivo da AdialLog, Eduardo Alves, e a chefe da Gerência de Responsabilidade Social do TRT, Lara Nercessian.

 Visita do TRT e MPT à Casa de Máquinas, responsável pela refrigeração do abatedouro

Visita do TRT e MPT à Casa de Máquinas, responsável pela refrigeração do abatedouro

Galeria de fotos:

Fabíola Villela
Comunicação Social – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Projeto Café Seguro, Socioambiental, Trabalho Seguro e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.