Agentes do TRT-18 integram primeira turma da Polícia Judicial

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Agentes do TRT-18 integram a primeira turma da Polícia Judicial formada em curso promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Polícia Federal (PF). Os agentes Mário Augusto Silveira Borges e Ricardo Lourêncio Pereira, participaram do curso que reuniu 81 alunos em aulas teóricas e práticas relativas à segurança institucional durante o período de 09 de agosto a 03 de setembro.

O curso, ministrado na sede da Academia Nacional de Polícia, em Brasília, contou com a participação de agentes especializados da Polícia Federal e autoridades em segurança de tribunais superiores. Durante quatro semanas os participantes receberam treinamentos sobre inteligência, armamento, tiro, defesa pessoal, técnicas de negociação, gestão de crise, operações de choque e outros.

A Polícia Judicial é responsável pela segurança institucional dos órgãos de Justiça e auxilia o Poder Judiciário assegurando a boa ordem dos trabalhos dos tribunais. Segundo a Resolução CNJ 344/2020, que regulamenta o exercício do poder de polícia administrativa no âmbito dos tribunais, dentre as atribuições da Polícia Judicial destacam-se a proteção de bens e serviços da justiça, além de garantia da integridade de magistrados, servidores, advogados, partes e demais frequentadores das dependências físicas dos tribunais em todo o território nacional.

Para o Chefe da Segurança do TRT-18, Leandro Assunção, o curso é importante para absorver conhecimentos atualizados das atividades de polícia. Ele destaca que a Academia Nacional da Polícia Federal é reconhecida nacional e internacionalmente, e que os conhecimentos passados por ela serão replicados aos demais agentes do TRT-18 na próxima reciclagem anual que deve ocorrer no mês de novembro. Além disso, Leandro afirma que sua expectativa enquanto gestor é vislumbrar a possibilidade de uma padronização da categoria de Agentes de Polícia Judicial em nível nacional. “Após a realização do 1º curso de formação da Polícia Judicial, isso se tornou mais próximo”, conclui.

A solenidade de encerramento do curso ocorreu dia 3 de setembro em Brasília. Participaram da cerimônia o conselheiro do CNJ, Mário Guerreiro; o secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, o diretor do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário do órgão, Luiz Octavio Penna e também o diretor da Academia Nacional de Polícia, delegado federal Humberto Ramos Rodrigues.

Um acordo firmado entre o CNJ e a Polícia Federal prevê outras ações de treinamento e capacitação dos agentes de segurança de todos os tribunais pelo Brasil.

 

Jackelyne Alarcão – Comunicação Social / TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.