
Foto oficial da instalação da VT, da esquerda para direita: Divino Caetano(servidor), Daniel Viana (oficial de justiça), Marcelo Pena(servidor), Geraldo César da Silva(diretor da VT), Osvaldo Florêncio Neme (presidente da 10ª Região), Laicer Barbosa (diretor-geral 10ª Região), João Amílcar (juiz substituto), Platon Filho (juiz do Tribunal 10ª Região), Lenilda Yara, Paulo Fleury(servidor), Herácito Penha Júnior (juiz do trabalho), Maria Lúcia (servidora), Luís Carlos da Costa e Silva (servidor), Geralda Leão(servidora), Selma Leão (servidora), Irom Lopes Ferreira (servidor), Selma Leão (servidora), Geralcino Saad Carvalho (servidor)
Numa feliz coincidência de datas, a 3ª VT de Rio Verde foi instalada 25 anos após a chegada da Justiça do Trabalho no município. No dia 24 de novembro de 1987, começou a funcionar a então 1ª Junta de Conciliação e Julgamento na cidade, hoje denominada 1ª Vara do Trabalho de Rio Verde, inaugurada pelo presidente da 10ª Região, Osvaldo Florêncio Neme. A data foi lembrada pelo presidente do Tribunal, desembargador Mário Bottazzo, durante a solenidade de inauguração da 3ª VT, realizada no dia 23 de novembro, e pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Platon Filho, em atividade correicional no Fórum Trabalhista rioverdense no mesmo período.
Nesses 25 anos de atividade, muitos magistrados atuaram na unidade, sendo que o primeiro a conduzir uma audiência foi o juiz João Amílcar Pavam, hoje desembargador da 10ª Região. O primeiro presidente em Rio Verde foi o juiz do trabalho Octávio Maldonado, cargo posterior e sucessivamente ocupado pelos juízes João Gonçalves de Pinho, Mário Bottazzo, Aldivino da Silva, Fernando Ferreira, Cleuza Lopes, Neide Terezinha Cunha, Ronie Carlos Souza, Luiz Eduardo Paraguassu, Cleidimar Almeida, Ana Deusdedith Pereira e Antônio Júnior, atual titular.
Inicialmente a unidade funcionava numa casa pequena alugada no centro da cidade, situada na Rua Senador Martins, esquina com a Rua Hugo Pacheco. A 1ª Junta de Conciliação e Justiça de Rio Verde passou por outros dois endereços e, finalmente, no dia 22 de janeiro de 1999, foi inaugurada a sede própria, em terreno doado pela prefeitura municipal e edificações construídas durante a administração do desembargador Platon Teixeira Filho.
Personagem que marcou a história da Justiça do Trabalho de Rio Verde, Geraldo Cézar da Silva atuou na unidade desde o início de seu funcionamento, ausentando-se apenas por um breve período, quando passou a ser diretor da VT de Quirinópolis. Mas como um bom filho à casa torna, o servidor voltou para Rio Verde, desta vez para dirigir a 2ª VT.
Essa importante data, que marca os 25 anos da 1ª VT de Rio Verde, foi registrada pelo Centro de Memória do Tribunal, que preparou uma matéria especial, registrando com textos e fotografias os principais momentos históricos da unidade. Confira matéria!
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br