TRT de Goiás participa da Ação Global Pela Educação – Contra o Trabalho Infantil

Publicado em: 01/06/2015
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

FLYERA meta de erradicação do trabalho infantil até 2020 no país corre risco de não ser cumprida. A julgar pela redução anual de crianças e adolescentes trabalhando ilegalmente, o Brasil ainda terá 2 milhões de menores no trabalho e fora da escola daqui a cinco anos.

A última pesquisa feita pelo IBGE-PNAD, divulgada em 2013, revelou a existência de 3,2 milhões de crianças e adolescentes trabalhando no Brasil. Para a coordenadora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, desembargadora Iara Teixeira Rios, a solução do problema passa pela educação de qualidade e políticas públicas que propiciem escola integral para as crianças e adolescentes brasileiros. “Além de atrapalhar o desenvolvimento físico e mental do jovem, o trabalho, muitas vezes penoso e extenuante, o tira da escola e essa situação contribui para a manutenção do ciclo vicioso da falta de oportunidade e pobreza”, avaliou a desembargadora.

Pensando em contribuir na luta contra o trabalho infantil, O TRT de Goiás é parceiro este ano da Ação Global Pela Educação – Contra o Trabalho Infantil, que reunirá instituições do sistema de justiça em Goiás. A abertura será realizada no dia 13 de junho, às 8h30, na Praça da Paz, no Setor Vila Moraes em Goiânia. O evento é uma promoção do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETIGO).

Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Goiânia assinará o Termo de Adesão ao FEPETIGO, e será feita a entrega de cadernos aos alunos da rede municipal de ensino. Para a coordenadora do Fórum, Katleen Lima, que é auditora fiscal do trabalho, a ideia é focar na educação como estratégia de enfrentamento do trabalho infantil.

Para divulgar o evento e em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil no próximo dia 12 de junho, o TRT promoveu também a gravação de uma matéria especial e de uma entrevista de estúdio que irão ao ar no dia 6 de junho dentro do Programa Hora Extra. A edição, de número 279, será veiculada na TV Justiça, no dia 6 de junho, às 16 horas, e também será disponibilizada no endereço www.youtube/TRTGoias/videos. Ainda será exibida na TV Assembleia, nos dias 9 e 11 de junho, às 19 horas.

O Tribunal também já preparou uma campanha para divulgação no facebook (www.fb.com/trt18) e vai confeccionar 5 mil folders para divulgar as 10 razões por que uma criança não deve trabalhar. Também a web rádio do TRT Goiás irá veicular mensagens e matérias cobrindo as principais ações desenvolvidas.

Dados

Em Goiás, a quantidade de menores trabalhando aumentou 0,2 por cento, entre 2012 e 2013 chegando a 124.808 crianças e adolescentes no trabalho. E eles estão nas ruas, nas feiras, por toda parte. Ainda de acordo com o IBGE, em 2013, 7,5% da população de 5 a 17 anos estavam em algum lugar do país desenvolvendo alguma atividade laboral. São, na maioria, meninos, negros e não têm carteira assinada. Destes, 66,8% estavam ocupados nas cidades e 33,2% na zona rural, recebendo rendimento médio de 467 reais. Grande parte divide o tempo entre o estudo e o trabalho.

Vídeos da campanha do TRT1
Vídeo 1:

Vídeo 2:

Fabíola Villela
Núcleo de Comunicação Social

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br