TRT-GO moderniza relação com a advocacia e lança portais mais acessíveis e colaborativos

Publicado em: 11/11/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Pessoas reunidas no palco de um auditório. Elas usam roupas formais e estão sorrindo e posando para a foto.

Novo ambiente digital foi construído com base em sugestões da advocacia e práticas de usabilidade centradas no usuário

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) lançou, no dia 10 de novembro, o Portal da Advocacia e o novo Portal PJe do TRT-GO. O evento aconteceu no Auditório Ipê e contou com a presença da advocacia trabalhista goiana. Os sistemas foram desenvolvidos com base nas sugestões dos advogados, recebidas por meio da Ouvidoria do TRT-GO, e pesquisa de opinião realizada com esses profissionais.

Acesso facilitado
Homem de pele clara e cabelos grisalhos falando ao microfone.

Presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário

O desembargador Eugênio Cesário, presidente do TRT-GO, destacou que o Portal da Advocacia nasceu da necessidade constante de aprimorar a prestação de serviços do regional e da atuação efetiva da Ouvidoria. O magistrado mencionou que a iniciativa foi conduzida pelo ouvidor do TRT-GO, desembargador Daniel Viana Júnior, junto à equipe da unidade. “A advocacia é a principal parceira do tribunal, notadamente na administração da Justiça, que é função constitucional dela, e o portal é um exemplo de efetividade dessa parceria”, afirmou.

O presidente ressaltou que o portal foi desenvolvido para facilitar o acesso dos advogados aos principais serviços do tribunal, com uma navegação mais intuitiva e rápida. Entre as funcionalidades da página, ele destacou as consultas de processos, certidão de indisponibilidade, plantão judiciário e acesso ao aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe). Eugênio também enfatizou que o projeto foi desenvolvido com a colaboração da Agatra e com sugestões da advocacia. Encerrando sua fala, o magistrado reforçou que “o tribunal é uma instituição extremamente democrática e a nossa Ouvidoria está sempre de portas abertas”.

Diálogo com a advocacia
Homem de pele e cabelos claros, falando ao microfone

Diretor da Coordenadoria de Comunicação Social, Jorge Machado

O diretor da Coordenadoria de Comunicação Social, Jorge Machado, ressaltou que o Portal da Advocacia é resultado direto do diálogo entre o tribunal e os profissionais que utilizam os serviços do regional. Ele contou que o projeto nasceu das demandas levadas à Ouvidoria, especialmente por advogados que enfrentavam dificuldades no uso dos sistemas, como o Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Ouvir é o primeiro passo para comunicar. Não existe comunicação sem ouvir”, declarou. Segundo Jorge, a equipe da Comunicação, em parceria com a área de Tecnologia da Informação e sob orientação da Ouvidoria, desenvolveu o portal com foco na praticidade e na melhoria contínua da experiência do usuário.

O gestor explicou que o objetivo é manter o portal em constante aperfeiçoamento, a partir da avaliação da própria advocacia. “Se a ferramenta não funciona, é porque nós não ouvimos bem ou não conseguimos transformá-la de forma interessante para os advogados”, observou. Ele incentivou os profissionais a enviarem sugestões e relatos tanto à Comunicação Social quanto à Ouvidoria, reforçando que o portal foi pensado para refletir as necessidades da advocacia. “O sistema só será perfeito quando ele tiver a cara da advocacia de Goiás”, concluiu.

Desenvolvimento do Portal da Advocacia
Homem de pele clara e cabelos grisalhos falando ao microfone

Ouvidor auxiliar do TRT-GO, Robnaldo Alves

Na abertura de sua apresentação, o ouvidor auxiliar do TRT-GO, Robnaldo Alves, explicou que o objetivo da criação do Portal da Advocacia é oferecer uma plataforma uniforme, intuitiva e eficiente para facilitar o acesso dos profissionais do Direito a serviços e informações essenciais. Ele descreveu as técnicas de design e usabilidade aplicadas na construção da página, mencionando que o projeto se baseou em conceitos de UX Design (experiência do usuário), com foco em hierarquia visual, simplicidade e eficiência. Segundo Robnaldo, o resultado desses esforços foi um portal “limpo, acessível e intuitivo”.

O ouvidor auxiliar enfatizou o papel da Ouvidoria no processo de criação do portal, destacando a importância de ouvir os usuários e relatou a importância da participação dos advogados para a elaboração da página, permitindo que a equipe responsável pelo portal conseguisse compreender como esses profissionais utilizam os serviços disponibilizados pelo TRT-GO. Robnaldo afirmou que o Portal da Advocacia permanecerá aberto a sugestões e melhorias contínuas conforme as avaliações e as sugestões dos advogados.

Ele encerrou a apresentação agradecendo o auxílio da Secretaria-Geral Judiciária, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Infraestrutura e Operações de Tecnologia da Informação e da Coordenadoria de Comunicação Social, que atuaram junto à Ouvidoria na elaboração do Portal da Advocacia.

Nova página do PJe
Homem de pele clara e cabelos castanhos falando ao microfone

Diretor da Divisão de Atendimento aos Usuários do PJe, Danilo Belarmino

Durante o evento, o diretor da Divisão de Atendimento aos Usuários do Processo Judicial Eletrônico (PJe), Danilo Belarmino, apresentou a nova página do sistema, uma das principais inovações que integram o Portal da Advocacia. Desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Sistemas de Informação e com a Divisão de Planejamento de Comunicação, o projeto foi inspirado em princípios de design centrado no usuário, visando melhorar a experiência de navegação e o acesso aos serviços digitais da Justiça do Trabalho.

Segundo Danilo, a reformulação representa uma mudança de paradigma na forma como o Tribunal se comunica com o público externo. “A antiga página do PJe era apenas um repositório de links. Agora, ela foi completamente reorganizada, com conteúdo estruturado em tarefas, tutoriais em vídeo, manuais e orientações práticas para diferentes perfis de usuários — advogados, partes, peritos e magistrados. A ideia é reduzir o esforço cognitivo e permitir que o usuário encontre sozinho o que precisa, de forma simples e intuitiva”, explicou.

Entre as novidades, estão seções dedicadas a ‘Primeiros Passos e Configuração’, ‘Tutoriais e Recursos Disponíveis’, ‘Sistemas e Serviços Relacionados’ e ‘Suporte e Dúvidas’, que reúnem as informações mais acessadas de forma hierarquizada e visualmente limpa. O novo formato também permite a atualização constante de conteúdos, como comunicados, manuais e vídeos produzidos pelo TRT-GO, pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Essa estrutura foi pensada para promover autonomia. O advogado que chega à página encontra tudo o que precisa — desde como instalar o PJ Office Pro até como peticionar via Portal Jus.br ou acessar o Domicílio Judicial Eletrônico. É um ambiente vivo, que conversa com os desafios atuais da Justiça digital”, completou o servidor.

Dados de acesso ao portal

A reformulação também foi motivada por dados concretos: só em 2024, a página do PJe recebeu 3,79 milhões de visualizações, respondendo por 32% de todo o tráfego do portal do TRT-GO. “Com esse volume expressivo de acessos, percebemos a necessidade de oferecer um ambiente à altura das demandas dos usuários. A nova página foi construída com base em métricas de usabilidade e nas reais dificuldades relatadas por quem utiliza o sistema”, destacou Danilo.

Entre os destaques, está a integração com o Domicílio Judicial Eletrônico, que ganhou espaço de destaque na interface. O recurso permite que advogados e empresas acessem facilmente informações sobre comunicações processuais, cadastros e vídeos explicativos sobre o funcionamento da plataforma. “Talvez sejamos o primeiro tribunal a dar esse nível de visibilidade ao Domicílio Judicial Eletrônico. A ideia é que o portal seja não apenas informativo, mas também educativo”, pontuou.

A nova página também agrega links para o PJ-Calc, o Portal Jus.br e o Diário da Justiça Eletrônico Nacional (DJEN), além de oferecer manuais sobre o múltiplo fator de autenticação (MFA), recentemente implementado pelo CNJ. “É um espaço dinâmico, pensado para acompanhar a transformação digital do Judiciário. Um ambiente que se atualiza junto com as demandas dos advogados e das novas ferramentas tecnológicas”, concluiu Danilo.

Participação da advocacia trabalhista
Homem de pele clara e cabelos castanhos. Ele usa terno e está de braços cruzados e sorrindo

Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-GO, Jerônimo José Batista Júnior

O novo Portal da Advocacia foi desenvolvido de forma colaborativa, com a participação ativa de entidades representativas da advocacia trabalhista. O presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Jerônimo José Batista Júnior, destacou a amplitude da consulta feita pelo Tribunal. “Foi um trabalho conjunto e muito bem conduzido. A pesquisa reuniu representantes de diversas entidades, como a Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra), a Comissão de Direito Empresarial do Trabalho (Cedet), a Comissão de Direito Sindical (CDCSind) e o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT). Ou seja, conseguimos ouvir as diferentes vozes da advocacia trabalhista — quem defende empresas, sindicatos e trabalhadores. O resultado é um portal intuitivo, minimalista e traz exatamente o que o advogado precisa para prestar um bom serviço ao jurisdicionado.”

Mulher de pele clara e cabelos loiros. Ela usa blusa amarela e está de braços cruzados e sorrindo

Presidente da Agatra, Cristiane Pavan

A presidente da Agatra, Cristiane Pavan, também destacou o impacto positivo do novo portal. “É um divisor de águas para a advocacia. O portal é moderno, acessível e responde diretamente às dores do advogado trabalhista, seja quanto à usabilidade do PJe, à acessibilidade digital ou às ferramentas de comunicação processual. É uma inovação que acolhe e valoriza a advocacia, e que certamente servirá de exemplo para outros regionais.”

Autoridades presentes

Participaram do evento o desembargador Daniel Viana Júnior, Ouvidor do TRT-GO; a juíza auxiliar da Presidência, Narayana Hannas; a secretária-geral da Presidência, Karla Melo; o secretário-geral judiciário, Cleber Pires; a secretária da Agatra, Jaia Naraiana Guerra; a diretora jurídica da Agatra, Valéria Gonçalves; o diretor-geral da Esat-GO, Éder Araújo, e a presidente da Comissão Especial de Direito Empresarial do Trabalho da OAB-GO, Carla Zanini.

Confira a galeria de fotos do evento.

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br