O portal Jus.br, que reúne os serviços digitais do Poder Judiciário, acaba de ganhar uma nova ferramenta voltada à acessibilidade e inclusão digital. O recurso, chamado Rybená, foi desenvolvido para facilitar a navegação de pessoas com baixa visão, daltonismo, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e outras condições que podem dificultar o uso de plataformas online.
Com a atualização, o portal passa a contar com diversas funcionalidades voltadas à inclusão, como:
Essas opções tornam o Jus.br ainda mais acessível tanto para magistrados, servidores e advogados, como para toda a sociedade, democratizando o acesso aos serviços digitais da Justiça brasileira.
Saiba mais
O portal é uma das iniciativas do Programa Justiça 4.0, criado em 2020 a partir de um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Justiça 4.0 tem como objetivo desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas que tornem os serviços oferecidos pelo Judiciário mais eficientes, acessíveis e inclusivos, beneficiando tanto os profissionais do sistema de Justiça quanto a população em geral.
Com a chegada da Rybená, o acesso aos serviços digitais do Judiciário torna-se ainda mais simples, humano e alinhado aos princípios da acessibilidade e da cidadania digital.
Acesse o portal e conheça a nova ferramenta: www.jus.br
JA/WF
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br