
Desembargador Gentil Pio recebe o Selo Tribunal Amigo do Idoso em solenidade no CNJ
O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) foi agraciado com o Selo “Tribunal Amigo da Pessoa Idosa”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em reconhecimento às ações institucionais voltadas à promoção dos direitos da pessoa idosa.
O desembargador Gentil Pio, vice-diretor da Ejud 18, representou o TRT-GO na solenidade de entrega do selo, realizada no CNJ, em Brasília, no dia 21 de outubro. A iniciativa reforça o compromisso do Tribunal com a prioridade de atendimento, a qualificação dos servidores e a implementação de boas práticas voltadas à melhor proteção das demandas envolvendo pessoas com 60 anos ou mais.
De acordo com a Portaria da Presidência do CNJ nº 400/2024, que instituiu o selo, os tribunais candidatos devem comprovar, entre outros critérios:
implementação de ações para julgamento prioritário de processos envolvendo pessoas idosas;
programas de capacitação contínua para magistrados, servidores e colaboradores;
criação de comitê multissetorial voltado à promoção de políticas públicas para pessoas idosas;
adoção de governança e boas práticas de atendimento à pessoa idosa.
O selo terá validade de dois anos. Segundo o desembargador Gentil Pio, a premiação reforça o papel da Justiça do Trabalho goiana como agente de inclusão, respeito e dignidade para toda a população, especialmente para quem mais necessita de proteção especial. “O TRT-GO reafirma, com essa conquista, seu compromisso de construir um ambiente de atendimento mais humano, acessível e comprometido com a cidadania”, concluiu.
FV
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br