A Justiça do Trabalho lançou o Painel de Gestão de Precedentes, uma nova ferramenta voltada para o monitoramento e a otimização do fluxo de processos suspensos em todo o país. Desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em conjunto com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e idealizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-PA/AP), o painel representa um avanço significativo no compromisso com a modernização, transparência e celeridade da prestação jurisdicional.
A nova plataforma permite o acompanhamento em tempo real da evolução dos processos vinculados a teses jurídicas e busca promover maior uniformidade na aplicação dos precedentes qualificados, otimizando a atuação das unidades judiciárias.
O painel contribui para a consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios. Esse sistema é uma forma de garantir que decisões importantes tomadas por tribunais como o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), TST e também os Tribunais Regionais sejam seguidas por juízes em casos semelhantes.
O painel está disponível na página de iniciativas do CSJT e oferece uma série de funcionalidades inovadoras, entre elas:
Segundo o presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a ferramenta é um importante passo na busca pela excelência. “Com essa iniciativa, a Justiça do Trabalho reafirma seu compromisso com a eficiência no tratamento dos conflitos e com a melhoria contínua da gestão de precedentes”, afirmou.
Coordenadoria de Comunicação Social com informações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br