Ejud 18 abre inscrições para seminário sobre “Combate à discriminação e garantia de acessibilidade no Poder Judiciário”

Publicado em: 08/11/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Arte gráfica digital com fundo em tons de rosa e laranja. Na parte superior, o texto "Seminário combate à discriminação e garantia de acessibilidade no Poder Judiciário", com letras na cor branca. No centro, o texto "17 de novembro. Das 9 horas às 11 horas e 30 minutos, em letras na cor branca. No rodapé da imagem estão as logos da Ejud 18 e do TRT-18.No dia 17/11, das 9h às 11h30, a Ejud 18 vai realizar o seminário sobre “Combate à discriminação e garantia de acessibilidade no Poder Judiciário”. A capacitação será na modalidade on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do TRT Goiás no YouTube. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo sistema da Ejud 18 até o dia do evento. O encontro é aberto a todos os públicos.

Confira a programação do seminário:

9h – Palestra “Liberdade religiosa e relação de emprego”, apresentada pelo juiz Aloísio Cristovam, do TRT-5 (BA). Ele é doutor em Direito e autor do livro “Liberdade de organização religiosa e Estado laico brasileiro” (2007). O palestrante falará sobre a Resolução CNJ nº 440/2022, responsável por instituir a Política Nacional de Promoção à Liberdade Religiosa e Combate à Intolerância no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.

9h30 – Palestra “Raça e gênero no sistema de justiça”, apresentada por Rodrigo Ednilson de Jesus, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele abordará as Resoluções CNJ nº 255/2018 (Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário) e nº 351/2020 (Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação).

10h – Palestra “Garantia de acesso à justiça às pessoas em situação de rua”, apresentada pela assistente social Melina Machado Miranda, servidora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e especialista em Saúde Pública. Ela falará sobre a Resolução CNJ nº 425/2021, normativo que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

10h30 – Palestra “A importância do atendimento à Pessoa com Deficiência (PcD)”, apresentada por Ekaterini Morita, assessora-chefe de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ela é uma das colaboradoras do guia digital “É capacitismo, e você deve saber – Um miniguia para atitudes que incluam pessoas com deficiência”, produzido pelo TST.

Serviço

Seminário sobre “Combate à discriminação e garantia de acessibilidade no Poder Judiciário” (on-line)
Data e horário: 17 de novembro, das 9h às 11h30
Local: canal do TRT Goiás no YouTube
Inscrições: até 17/11, pelo sistema da Ejud 18
Aberto a todos os públicos

TM/CG
Comunicação Social/TRT-18, com informações da Ejud 18

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br