Café Seguro: gestores do Trabalho Seguro do TRT-18 visitam indústria farmacêutica Cifarma

Publicado em: 16/12/2020
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

O TRT-18 realizou na terça-feira (15/12) mais uma edição do Café Seguro, a 9ª edição desde que o programa foi lançado em junho de 2018. A visita coincidiu com a realização da Semana de Prevenção de Acidentes (SIPAT) e Semana do Meio Ambiente de Trabalho (SEMAT) dentro da indústria, que conta hoje com 582 empregados. O desembargador Welington Peixoto, coordenador do Programa de Trabalho Seguro em Goiás, foi à Cifarma acompanhado do juiz Alexandre Piovesan, gestor do programa, do procurador do trabalho Tiago Cabral, coordenador do Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSSTGO) e da servidora Lara Barros, chefe da Gerência de Responsabilidade Socioambiental.

Visita ao Laboratório de Controle de Qualidade e Microbiologia

Nesta edição, em razão dos protocolos da covid-19, não houve palestra aos empregados, para evitar aglomeração de pessoas. O TRT, no entanto, fez a entrega de agendas com dicas de prevenção de acidentes no trabalho e máscaras faciais que serão distribuídas posteriormente aos trabalhadores.

A presidente da indústria, Sônia Braga, acompanhou a equipe do TRT que visitou algumas unidades da empresa como o Laboratório de Controle de Qualidade e Microbiologia e o Laboratório de Desenvolvimento Analítico. O acesso à linha de produção da fábrica está fechado para visitantes em razão da pandemia.

“Para nós do TRT é uma alegria muito grande estar aqui hoje na Semana de Prevenção de Acidentes. Vocês são os multiplicadores das boas práticas de prevenção e responsáveis pelo cumprimento das normas de saúde e segurança e utilização de EPIs corretamente”, ressaltou o desembargador Welington Peixoto.

O juiz Alexandre Piovesan falou da preocupação do magistrado do trabalho hoje. “A Justiça do Trabalho passou por um processo de amadurecimento e o foco é prevenir o conflito antes que ele ocorra. Nosso compromisso é salvar vidas”, afirmou.

Já o procurador Tiago Cabral destacou o sentimento que deve prevalecer no trabalho, de autopreservação da saúde e segurança física. “Precisamos praticar no dia a dia as normas de segurança e saúde. É a vida, o princípio máximo!”, concluiu.

 Henrique Nascimento, engenheiro ambiental na indústria farmacêutica

Durante a visita, a Cifarma exibiu um vídeo para falar da semana de prevenção de acidentes e outro sobre a linha de produção da empresa. “Eu sempre trabalho pela vida que é o nosso maior tesouro”, afirmou a presidente da indústria Sônia Braga. Ela convidou os trabalhadores a assistir palestras on-line durante a semana pelo Canal do Youtube.

Henrique Nascimento é analista de Meio Ambiente na empresa. Ele cuida do gerenciamento de resíduos e tratamento de efluentes (líquidos produzidos na indústria e que são descartados após tratamento). “Fazemos um trabalho de educação ambiental dos trabalhadores da indústria e fornecedores sobre práticas ambientais corretas”, informa.

A equipe do TRT-18 foi recepcionada pela presidente da empresa, Sônia Braga, pela gerente de RH, Jaqueline de Oliveira, pelas advogados Wagner Figueiredo, Alessandra Carvalho e Mariana Freitas

A indústria

A Cifarma Científica Farmacêutica tem 21 anos de existência e inaugurou sua indústria em Goiânia há 18 anos, em 2002. Ela tem produção mensal de cerca 7 milhões de unidades/mês entre medicamentos, cosméticos e suplementos alimentares.

Café Seguro

O projeto Café Seguro passou a integrar este ano o Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário, que conta agora com 28 iniciativas dos tribunais que podem ser replicadas em todo o Brasil para modernizar e tornar ainda mais eficientes os serviços prestados pela Justiça.

O projeto da Justiça do Trabalho goiana, coordenado pelo desembargador Welington Peixoto, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, está entre as seis práticas aprovadas pelo Plenário do CNJ na 312ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho.  O projeto Café Seguro foi aprovado dentro do eixo temático “Acesso à Justiça e Cidadania”.

A iniciativa está alinhada à missão do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que tem como objetivo dialogar com empresas de médio e grande porte, levando informações a respeito da importância da prevenção de acidentes e doenças de trabalho, bem como aproximar o Tribunal do cidadão.

Confira a galeria de fotos:

Fabíola Vilella
Comunicação Social/TRT-18

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br