Aumentou em 18% o número de processos julgados por magistrados do TRT18 em 2015

Publicado em: 19/10/2016
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

justica-em-numerosO Relatório da Justiça em Números, divulgado essa semana pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), demonstrou que os magistrados do TRT de Goiás julgaram mais processos trabalhistas em 2015 do que em relação aos anos anteriores. Cada magistrado julgou uma média de 1.360 ações durante o ano de 2015; em 2014, esse número foi de 1.152 processos por magistrado. Quanto ao Índice de Produtividade Comparada da Justiça, indicador que reflete a produtividade ou eficiência relativa dos tribunais, o TRT18 ficou em 4º lugar dentre os tribunais de médio porte, com 85,4% de produtividade.

Com relação à movimentação processual em 2015, o TRT18 recebeu um total de 128.976 casos novos e julgou 129.164 processos. No primeiro grau, as Varas do Trabalho e o Centro de Conciliação conseguiram fazer acordos trabalhistas em 40% dos processos na fase de conhecimento, que é a média nacional para a Justiça do Trabalho. A maioria das ações trabalhistas ajuizadas (57,4%) se refere a verbas rescisórias decorrentes de cancelamento do contrato de trabalho.

Em 2015, a Justiça do Trabalho contou com a atuação de 3.600 magistrados, sendo 110 no Estado de Goiás, divididos em 96 juízes e 14 desembargadores. O TRT de Goiás possui hoje 1.451 servidores, dos quais 56% atuam no 1º grau de jurisdição, 18% no 2º grau e 25% na área administrativa.

Prazos
Com relação aos prazos processuais, dados gerais da Justiça do Trabalho apontam que a média de tempo de um processo desde seu ajuizamento até a prolação da sentença no 1º grau é de 7 meses; no TRT de Goiás essa média foi de 4 meses. Quando comparado com outros ramos do Judiciário, como o eleitoral, federal e tribunais de Justiça, a área trabalhista é a que tem o menor tempo médio da sentença no 1º grau, com média nacional de 7 meses contra 10 meses nos tribunais regionais eleitorais, 1 ano e 8 meses na Justiça Federal, e um ano e 11meses nos Tribunais de Justiça estaduais.

Justiça em Números
O Relatório Justiça em Números é uma das principais publicações anuais do CNJ sobre o funcionamento do Judiciário brasileiro. Ele inclui os principais indicadores da Justiça no que diz respeito à sua estrutura, orçamento e litigiosidade. São 96 infográficos, contendo, além do consolidado do Poder Judiciário, os totais de cada segmento da Justiça (Estadual, Trabalhista, Federal, Eleitoral e Militar Estadual), sendo um para cada Tribunal brasileiro. Ao final, o relatório apresenta uma tabela contendo os principais dados de cada segmento da justiça.

No ano passado, o TRT de Goiás foi agraciado com o prêmio Selo de Ouro Justiça em Números, um reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais que investem na excelência da gestão da informação no programa Justiça em Números.

Para acessar o relatório completo clique aqui.

Lídia Neves/Seção de Imprensa

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás:

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br