4º Pedal Seguro reúne mais de 170 atletas em passeio ciclístico de Goiânia a Goianira no último sábado (7/6)

Publicado em: 09/06/2025
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

4ª edição do Pedal Seguro tem recorde de inscrições

O Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT GO) realizou com sucesso a 4ª edição do Pedal Seguro na manhã do último sábado, 7 de junho, evento que reforça o compromisso com a saúde, segurança e bem-estar dos servidores, magistrados, familiares e convidados. Com largada às 6h40 da manhã da entrada do Fórum Trabalhista de Goiânia, no Setor Bueno, os ciclistas percorreram uma distância de 53 quilômetros, incluindo trechos em asfalto e em terra, até chegar em uma fazenda em Goianira. Cerca de 170 pessoas participaram do passeio ciclístico.

Desembargador Welington Peixoto lembra que o pedal seguro reforça a mensagem do programa Trabalho Seguro

O desembargador Wellington Peixoto, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, ressaltou a importância do Pedal Seguro como uma iniciativa que promove o cuidado com o maior patrimônio do tribunal: os servidores, magistrados e suas famílias. “Essa atividade une a natureza, o bem-estar físico e psíquico, enquanto reforça a mensagem do programa Trabalho Seguro”, destacou o magistrado. Ele também comentou sobre a experiência pessoal com o ciclismo, enfatizando o prazer de pedalar em meio à natureza, passando por plantações e áreas rurais. “O esporte, além de ser extremamente saudável, é excelente para o nosso bem-estar físico e mental”, ressaltou. Ele agradeceu o apoio dos patrocinadores do evento, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, da gestão do Tribunal e das equipes organizadoras do evento e aos participantes do passeio ciclístico.

imagem mostra o presidente do Tribunal, desembargador Eugênio Cesário, sendo entrevistado

Presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, completou o percurso de mais de 50 km

O presidente do TRT, desembargador Eugênio Cesário, participou pela primeira vez do evento e destacou o crescimento do passeio ciclístico e a integração da comunidade do tribunal, servidores, magistrados e familiares. Durante seu discurso no final do trajeto, ele agradeceu a participação de todos os servidores, magistrados e seus familiares e destacou o apoio imprescindível dos patrocinadores. Eugênio Cesário sugeriu a expansão do projeto para envolver outras empresas e seus colaboradores em futuras edições. Em um tom descontraído, fez referência ao livro e filme “A Saga: O Caminho do Guerreiro Pacífico”, enfatizando que o mais importante não é a chegada, mas a caminhada e a integração durante o percurso. Ele ressaltou, ainda, a satisfação de completar pessoalmente o percurso ciclístico, além do desejo de repetir a prática esportiva em eventos futuros.

Imagem mostra a servidora Lara Nercessian, chefe da Divisão de Sustentabilidade do TRT-GO

Servidora Lara Nercessian, diretora da Divisão de Sustentabilidade do TRT-GO

A diretora da Divisão de Sustentabilidade do TRT-GO, Lara Nercessian, uma das idealizadoras e organizadoras do Pedal Seguro, falou com entusiasmo sobre a origem e a consolidação do evento, que chegou à sua quarta edição com recorde de participação. “Essa ideia surgiu como uma proposta do programa Trabalho Seguro. Conversando com o desembargador Welington há quatro anos, ele sugeriu o nome Pedal Seguro e a partir daí criamos um evento que alia a prática esportiva à conscientização sobre o combate aos acidentes de trabalho”, explicou. Lara destacou que o crescimento do ciclismo durante a pandemia incentivou ainda mais a adesão ao projeto, que começou com cerca de 90 participantes e, neste ano, foram 170 ciclistas participantes. “Muitas pessoas vieram pela primeira vez e superaram o desafio. É emocionante ver os depoimentos no final, o impacto que o pedal tem na vida das pessoas”, disse.

O servidor Carlos Moura, da Secretaria de Governança e Estratégia, também ressaltou a importância do pedal para o bem-estar físico e emocional. Ele destacou que a prática do esporte tem sido fundamental para sua saúde, ajudando a reduzir o estresse do dia a dia e a melhorar sua qualidade de vida. Para ele, o pedal vai além do exercício físico. “Essa ação do tribunal é uma oportunidade fantástica, por estimular o esporte, tirar as pessoas do sedentarismo, e integrar os colegas”, ressaltou. Ele mencionou que pedala há muitos anos e participa do Pedal Seguro desde a sua primeira edição.

A servidora Adriana Vianna, da Secretaria de Recursos de Revista, também apontou a integração de diferentes setores do tribunal promovida pelo Pedal Seguro, tornando o ambiente de trabalho mais harmonioso e colaborativo. Para ela, o esporte une, motiva e cria uma rede de apoio que faz toda a diferença dentro e fora do trabalho. “A prática da atividade física nos ajuda muito a lidar com o estresse e a pressão do trabalho, pois lidamos com processos e questões trabalhistas muitas vezes desgastantes. Então, o esporte é fundamental para manter a saúde mental, além da saúde física,” relatou. Ela elogiou a organização do evento “pelo trabalho impecável”, ao desembargador Welington, à servidora Lara Nercessian e a todas as equipes envolvidas.

Já o vigilante do TRT-GO Carlos Santana ressaltou que o esporte tem sido uma ferramenta essencial para manter sua autoestima elevada e a saúde em dia, além de proporcionar novas amizades e fortalecer os vínculos no ambiente de trabalho. “O esporte é um verdadeiro remédio para o corpo e a mente. Além disso, o Pedal Seguro é um momento especial para nos encontrarmos, compartilhar histórias e criar memórias que fortalecem o espírito de equipe e a motivação diária”, destacou Carlos. Ele também enfatizou a importância de eventos como o Pedal Seguro e a corrida de rua do TRT para incentivar as práticas esportivas. Ele informou que começou a correr em 2010, na primeira corrida de rua organizada pelo TRT-GO, e não parou mais. Também não parou de pedalar desde a primeira edição do Pedal Seguro, em 2022. Ele ainda participa, todos os anos, da tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo. 

imagem mostra cachorro caramelo

Ao final do percurso, o cachorro Caramelo também recebeu uma medalha de honra ao mérito

Foi também por meio de um passeio ciclístico há 26 anos que a campeã brasileira de ciclismo Janildes Fernandes, que tem três Olimpíadas no currículo, tomou gosto pelo esporte. Madrinha do projeto Pedal Seguro, ela também marcou presença no evento e destacou a relevância da iniciativa. “É sempre uma honra participar de eventos como esse, que incentivam a prática do esporte com responsabilidade. O Pedal Seguro vai além do ciclismo, ele educa, aproxima as pessoas e constrói uma cultura de respeito no trânsito”, afirmou. “Ver o TRT à frente de uma ação como essa mostra um compromisso real com a saúde dos servidores e da comunidade. Fico feliz em contribuir com esse movimento”, declarou a atleta. Hoje ela é presidente do Instituto que leva seu nome, primeira escolinha de ciclismo de Goiás que atende mais de 200 crianças carentes. “Foi a realização de um sonho poder dar essa oportunidade a jovens carentes, algo que eu não tive no início da minha carreira”, relatou.

Uma das novidades do passeio ciclístico deste ano foi a participação de um convidado inusitado, um cachorro caramelo. Ele juntou-se aos ciclistas ainda em Goiânia, no Parque Nova Esperança, e percorreu mais de 30 quilômetros até chegar no ponto de chegada em Goianira, onde recebeu água e comida. O cachorro conquistou a turma do pedal e foi adotado pela desembargadora Iara Rios. “Gostaria de agradecer à desembargadora Iara pela adoção do Caramelo, nosso mascote oficial do Pedal Seguro”. afirmou o desembargador Welington Peixoto.

O evento ainda contou com a presença de patrocinadores. Eneir Luiz Guimarães, CEO da Planalto Tratores, que já pratica ciclismo há alguns anos, enfatizou a importância do esporte para a saúde física e mental. “Eu estou muito feliz de estar aqui participando do Pedal Seguro pela segunda vez”, afirmou. Outro destaque no passeio ciclístico foi Benedito Fernandes, conhecido como Ditinho, representando a instituição a Casa do Pai. Ele contou que participa do Pedal Seguro desde a primeira edição. “Eu tenho 65 anos e estou aqui pedalando com os jovens. Isso ajuda a gente a se renovar, a praticar esporte constantemente. E é essa constância que dá a condição física para a gente continuar”, afirmou Ditinho. Para ele, o Pedal Seguro agrega valores, unindo a questão ambiental, a família e o esporte.

O empresário Edvaldo Stival, presidente da organização beneficente Casa do Pai, destacou a importância de unir responsabilidade social e iniciativas como o Pedal Seguro. A entidade, formada por seus familiares, realiza mensalmente a doação de cestas básicas e alimentos não perecíveis a mais de 530 famílias em situação de vulnerabilidade. Durante o evento, ele ressaltou o compromisso da instituição com causas sociais e o apoio ao TRT-18: “Temos que estar sempre juntos em eventos maravilhosos como esse para mostrar à sociedade que vale a pena acreditar no ser humano, nas pessoas de bem, nas entidades”, afirmou. 

imagem mostra ciclistas na estrada de terraPatrocinadores

O Pedal Seguro 2025 contou com o apoio de diversos patrocinadores e parceiros, entre eles, destacam-se o Ministério Público do Trabalho (MPT), Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), Adial e Adial Log, Sindiposto, Enec, Sicoob Secovicred, Planalto Tratores, Sistema Fieg, Coca-Cola e Grupo José Alves, Fitiaeg TO/DF, Amatra 18, Asjustego, Trilhas da Amazônia, OAB, Agatra, Casa do Pai, FSST GO e o Instituto Janildes Fernandes.

Veja aqui o álbum completo do 4º Pedal Seguro.

LN/FV

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br