


O Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT GO) realizou com sucesso a 4ª edição do Pedal Seguro na manhã do último sábado, 7 de junho, evento que reforça o compromisso com a saúde, segurança e bem-estar dos servidores, magistrados, familiares e convidados. Com largada às 6h40 da manhã da entrada do Fórum Trabalhista de Goiânia, no Setor Bueno, os ciclistas percorreram uma distância de 53 quilômetros, incluindo trechos em asfalto e em terra, até chegar em uma fazenda em Goianira. Cerca de 170 pessoas participaram do passeio ciclístico.
Desembargador Welington Peixoto lembra que o pedal seguro reforça a mensagem do programa Trabalho Seguro
O desembargador Wellington Peixoto, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, ressaltou a importância do Pedal Seguro como uma iniciativa que promove o cuidado com o maior patrimônio do tribunal: os servidores, magistrados e suas famílias. “Essa atividade une a natureza, o bem-estar físico e psíquico, enquanto reforça a mensagem do programa Trabalho Seguro”, destacou o magistrado. Ele também comentou sobre a experiência pessoal com o ciclismo, enfatizando o prazer de pedalar em meio à natureza, passando por plantações e áreas rurais. “O esporte, além de ser extremamente saudável, é excelente para o nosso bem-estar físico e mental”, ressaltou. Ele agradeceu o apoio dos patrocinadores do evento, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, da gestão do Tribunal e das equipes organizadoras do evento e aos participantes do passeio ciclístico.
O presidente do TRT, desembargador Eugênio Cesário, participou pela primeira vez do evento e destacou o crescimento do passeio ciclístico e a integração da comunidade do tribunal, servidores, magistrados e familiares. Durante seu discurso no final do trajeto, ele agradeceu a participação de todos os servidores, magistrados e seus familiares e destacou o apoio imprescindível dos patrocinadores. Eugênio Cesário sugeriu a expansão do projeto para envolver outras empresas e seus colaboradores em futuras edições. Em um tom descontraído, fez referência ao livro e filme “A Saga: O Caminho do Guerreiro Pacífico”, enfatizando que o mais importante não é a chegada, mas a caminhada e a integração durante o percurso. Ele ressaltou, ainda, a satisfação de completar pessoalmente o percurso ciclístico, além do desejo de repetir a prática esportiva em eventos futuros.
A diretora da Divisão de Sustentabilidade do TRT-GO, Lara Nercessian, uma das idealizadoras e organizadoras do Pedal Seguro, falou com entusiasmo sobre a origem e a consolidação do evento, que chegou à sua quarta edição com recorde de participação. “Essa ideia surgiu como uma proposta do programa Trabalho Seguro. Conversando com o desembargador Welington há quatro anos, ele sugeriu o nome Pedal Seguro e a partir daí criamos um evento que alia a prática esportiva à conscientização sobre o combate aos acidentes de trabalho”, explicou. Lara destacou que o crescimento do ciclismo durante a pandemia incentivou ainda mais a adesão ao projeto, que começou com cerca de 90 participantes e, neste ano, foram 170 ciclistas participantes. “Muitas pessoas vieram pela primeira vez e superaram o desafio. É emocionante ver os depoimentos no final, o impacto que o pedal tem na vida das pessoas”, disse.
O servidor Carlos Moura, da Secretaria de Governança e Estratégia, também ressaltou a importância do pedal para o bem-estar físico e emocional. Ele destacou que a prática do esporte tem sido fundamental para sua saúde, ajudando a reduzir o estresse do dia a dia e a melhorar sua qualidade de vida. Para ele, o pedal vai além do exercício físico. “Essa ação do tribunal é uma oportunidade fantástica, por estimular o esporte, tirar as pessoas do sedentarismo, e integrar os colegas”, ressaltou. Ele mencionou que pedala há muitos anos e participa do Pedal Seguro desde a sua primeira edição.
A servidora Adriana Vianna, da Secretaria de Recursos de Revista, também apontou a integração de diferentes setores do tribunal promovida pelo Pedal Seguro, tornando o ambiente de trabalho mais harmonioso e colaborativo. Para ela, o esporte une, motiva e cria uma rede de apoio que faz toda a diferença dentro e fora do trabalho. “A prática da atividade física nos ajuda muito a lidar com o estresse e a pressão do trabalho, pois lidamos com processos e questões trabalhistas muitas vezes desgastantes. Então, o esporte é fundamental para manter a saúde mental, além da saúde física,” relatou. Ela elogiou a organização do evento “pelo trabalho impecável”, ao desembargador Welington, à servidora Lara Nercessian e a todas as equipes envolvidas.
Já o vigilante do TRT-GO Carlos Santana ressaltou que o esporte tem sido uma ferramenta essencial para manter sua autoestima elevada e a saúde em dia, além de proporcionar novas amizades e fortalecer os vínculos no ambiente de trabalho. “O esporte é um verdadeiro remédio para o corpo e a mente. Além disso, o Pedal Seguro é um momento especial para nos encontrarmos, compartilhar histórias e criar memórias que fortalecem o espírito de equipe e a motivação diária”, destacou Carlos. Ele também enfatizou a importância de eventos como o Pedal Seguro e a corrida de rua do TRT para incentivar as práticas esportivas. Ele informou que começou a correr em 2010, na primeira corrida de rua organizada pelo TRT-GO, e não parou mais. Também não parou de pedalar desde a primeira edição do Pedal Seguro, em 2022. Ele ainda participa, todos os anos, da tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo.
Foi também por meio de um passeio ciclístico há 26 anos que a campeã brasileira de ciclismo Janildes Fernandes, que tem três Olimpíadas no currículo, tomou gosto pelo esporte. Madrinha do projeto Pedal Seguro, ela também marcou presença no evento e destacou a relevância da iniciativa. “É sempre uma honra participar de eventos como esse, que incentivam a prática do esporte com responsabilidade. O Pedal Seguro vai além do ciclismo, ele educa, aproxima as pessoas e constrói uma cultura de respeito no trânsito”, afirmou. “Ver o TRT à frente de uma ação como essa mostra um compromisso real com a saúde dos servidores e da comunidade. Fico feliz em contribuir com esse movimento”, declarou a atleta. Hoje ela é presidente do Instituto que leva seu nome, primeira escolinha de ciclismo de Goiás que atende mais de 200 crianças carentes. “Foi a realização de um sonho poder dar essa oportunidade a jovens carentes, algo que eu não tive no início da minha carreira”, relatou.
Uma das novidades do passeio ciclístico deste ano foi a participação de um convidado inusitado, um cachorro caramelo. Ele juntou-se aos ciclistas ainda em Goiânia, no Parque Nova Esperança, e percorreu mais de 30 quilômetros até chegar no ponto de chegada em Goianira, onde recebeu água e comida. O cachorro conquistou a turma do pedal e foi adotado pela desembargadora Iara Rios. “Gostaria de agradecer à desembargadora Iara pela adoção do Caramelo, nosso mascote oficial do Pedal Seguro”. afirmou o desembargador Welington Peixoto.
O evento ainda contou com a presença de patrocinadores. Eneir Luiz Guimarães, CEO da Planalto Tratores, que já pratica ciclismo há alguns anos, enfatizou a importância do esporte para a saúde física e mental. “Eu estou muito feliz de estar aqui participando do Pedal Seguro pela segunda vez”, afirmou. Outro destaque no passeio ciclístico foi Benedito Fernandes, conhecido como Ditinho, representando a instituição a Casa do Pai. Ele contou que participa do Pedal Seguro desde a primeira edição. “Eu tenho 65 anos e estou aqui pedalando com os jovens. Isso ajuda a gente a se renovar, a praticar esporte constantemente. E é essa constância que dá a condição física para a gente continuar”, afirmou Ditinho. Para ele, o Pedal Seguro agrega valores, unindo a questão ambiental, a família e o esporte.
O empresário Edvaldo Stival, presidente da organização beneficente Casa do Pai, destacou a importância de unir responsabilidade social e iniciativas como o Pedal Seguro. A entidade, formada por seus familiares, realiza mensalmente a doação de cestas básicas e alimentos não perecíveis a mais de 530 famílias em situação de vulnerabilidade. Durante o evento, ele ressaltou o compromisso da instituição com causas sociais e o apoio ao TRT-18: “Temos que estar sempre juntos em eventos maravilhosos como esse para mostrar à sociedade que vale a pena acreditar no ser humano, nas pessoas de bem, nas entidades”, afirmou.
O Pedal Seguro 2025 contou com o apoio de diversos patrocinadores e parceiros, entre eles, destacam-se o Ministério Público do Trabalho (MPT), Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), Adial e Adial Log, Sindiposto, Enec, Sicoob Secovicred, Planalto Tratores, Sistema Fieg, Coca-Cola e Grupo José Alves, Fitiaeg TO/DF, Amatra 18, Asjustego, Trilhas da Amazônia, OAB, Agatra, Casa do Pai, FSST GO e o Instituto Janildes Fernandes.
Veja aqui o álbum completo do 4º Pedal Seguro.
LN/FV
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br