3ª Edição do Pedal Seguro TRT Goiás: 58 km de superação e conscientização

ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
A imagem mostra um grupo de ciclistas pedalando em uma via pública, vestidos com uniformes de ciclismo azul escuro e amarelo. Eles usam capacetes de segurança, e muitos parecem sorridentes e descontraídos. Alguns levantam as mãos, acenando, enquanto outros mantêm as duas mãos no guidão. O ambiente é ao ar livre, com árvores e edifícios ao fundo, e parece ser uma manhã ou fim de tarde, dado o tom dourado da luz. A atmosfera é de diversão e camaradagem, com o grupo claramente participando de um passeio ou evento de ciclismo em grupo.

A 3ª Edição do Pedal Seguro teve de tudo: fechamento de um trecho na BR-153 para passagem dos ciclistas, subidas fortes, terra fofa, riacho cristalino, sol a pino, muita poeira e paisagens deslumbrantes do nosso Cerrado

No último sábado, 7 de setembro, magistrados, servidores e convidados se uniram para participar da 3ª edição do Pedal Seguro TRT Goiás. Sob intenso sol e as condições típicas da seca, os 160 participantes percorreram 58 km da porta do Fórum Trabalhista de Goiânia até Trindade para levantar a bandeira da saúde e segurança no trabalho.

Os participantes iniciaram o pedal às 6h45 e superaram cada quilômetro com entusiasmo e determinação. Enfrentaram o calorão, atravessaram um córrego e encararam subidas difíceis. Tinha até água cristalina no meio do caminho, oportunidade para se refrescar antes de seguir em frente. Se alguém sentia necessidade de parar, um veículo foi disponibilizado para este fim. O esforço foi compensado com a chegada em Trindade por volta das 13h30, coroando um dia de superação e celebração.

A imagem mostra um homem pedalando uma bicicleta em uma rua arborizada. Ele está usando capacete, camiseta de ciclismo azul com detalhes amarelos e pretos, e bermuda preta. Na mão direita, ele segura uma buzina vermelha e azul. O ambiente parece ser ao ar livre, com poucas folhas no chão, sugerindo um clima seco.

Desembargador Welington, idealizador do pedal seguro: “Precisamos cuidar do nosso físico e nosso mental e conscientizar sobre a prevenção de acidentes de trabalho”

Durante o percurso, o Tribunal adotou todas as medidas para garantir a segurança dos ciclistas. O trabalho foi realizado por 10 servidores da Polícia Judicial do TRT-GO, coordenados pelo agente Mário Borges, em conjunto com os batedores da PM, a Secretaria de Mobilidade de Goiânia, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Civil de Abadia, a Secretaria Municipal de Trânsito de Aparecida, a Polícia Rodoviária Estadual e a Secretaria Municipal de Trânsito de Trindade.

Pedal consciente

Mais do que um simples passeio ciclístico, o Pedal Seguro busca conscientizar sobre a prevenção de acidentes e doenças no trabalho, além de promover a saúde física e mental. O desembargador Welington Peixoto, coordenador do Programa Trabalho Seguro, destacou que a ação busca a socialização, o cuidado com a saúde física e mental, além de despertar a sociedade para a importância da prevenção contra acidentes de trabalho e a preservação da natureza e do bioma cerrado.

O presidente do TRT-GO, desembargador Geraldo Nascimento, disse que se surpreendeu com a organização do pedal. Ele agradeceu a todas as unidades envolvidas e aos patrocinadores que estiveram empenhados em fazer do evento um “sucesso absoluto”.

Presidente do TRT-GO, Geraldo Nascimento: “Me surpreendi com a organização e gostaria de agradecer a todos os envolvidos”

A diretora da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-GO, Lara Nercessian, uma das organizadoras do pedal, falou da admiração que sentiu por todos os participantes e da garra dos ciclistas, “pois sei que entregaram tudo de si nesse pedal! O percurso foi divertido, mas também bastante desafiador. Na última parada, já em Trindade, fiquei ansiosa pela chegada de todos, mas ao saber que ninguém ficou pra trás, senti que a missão havia sido cumprida”. 

Lara lembrou que na véspera, a organização cogitou restringir o pedal em razão do clima muito seco, mas seguiram adiante, sempre priorizando a segurança. “Agradeço especialmente ao desembargador Welington, que foi fundamental nessa jornada”, concluiu.

Pedal contou com reforço de segurança de diversas instituições de Goiânia, Abadia e Trindade

O policial judicial Mário Borges esteve na organização do pedal desde o início. Ele parabenizou os ciclistas pela superação e os colegas da Polícia Judicial, que  contribuíram tanto no planejamento quanto na execução do evento, com destaque para as reuniões com órgãos de segurança, preparação de atendimentos emergenciais e coordenação para garantir a segurança durante o trajeto. “Gostaria de agradecer aos policiais judiciais que se empenharam na missão, bem como à equipe de logística e aos parceiros do “Pedal Sem Mimimi”, que apoiaram em todas as fases do evento. Também foi importante a participação da enfermeira Josi, garantindo o pronto atendimento. O trabalho em equipe foi essencial para o sucesso do evento”, concluiu.

Opiniões

O diretor comercial da Planalto Tratores, Enir Guimarães, avaliou o evento como extraordinário. Ele participou do Pedal Seguro do início ao fim e ressaltou o companheirismo entre os participantes durante o percurso. “Você não tem noção do quanto é gratificante, um incentivando o outro e a busca pela superação o tempo inteiro. Já me sinto convidado para o próximo, brinquei com o desembargador Welington que já estou inscrito”, declarou.

Enir Guimarães, Janildes Fernandes, Geisa Campelo, Roberto Pinheiro

Outra participante foi a atleta olímpica Janildes Fernandes. Ela participou pela segunda vez do Pedal Seguro e classificou a iniciativa como muito bacana. Janildes espera que o evento sirva de exemplo para outros empresários apoiarem o esporte, que traz qualidade de vida às pessoas. “O trajeto foi muito duro, desafiador e é disso que o ser humano precisa”, relatou a atleta, que já foi 26 vezes campeã brasileira no ciclismo de estrada e na mountain bike, contabiliza três participações em jogos olímpicos, 10 participações em campeonatos mundiais e vários títulos de campeã pan-americana. 

Lara Nercessian: “Missão cumprida”

A servidora Geisa Campelo, secretária-geral Judiciário adjunta do TRT-GO, participou do Pedal Seguro pela primeira vez. Praticante de corridas de rua, Geisa disse que esse foi um dos maiores desafios para ela após ter enfrentado a covid-19 e suas complicações. Ela contou que a maior distância por ela já percorrida de bicicleta tinha sido de 18 quilômetros.  “Para o percurso de chão, de pedra, eu consegui fazer acho que uns 40 km”, estimou. A servidora avaliou o evento como maravilhoso e disse que vai trocar a bicicleta por outra mais apropriada para atividades desse tipo e começar a treinar para o Pedal do ano que vem. Questionada se iriar trocar a corrida pelo pedal, ela afirmou que não e contou que iria correr 5 km numa corrida no domingo, 8. 

O empresário e participante do grupo Pedal sem Mimimi, Roberto Pinheiro, participou do evento pela terceira vez. Ele atuou também dando apoio aos demais ciclistas e chamou a atenção pelo sorriso no rosto durante todo o trajeto, mesmo sob o sol escaldante e no clima seco de Goiás nesta época do ano. “Foi incrível participar, ajudar as pessoas, ser ajudado também. Eu acho que quando vem um evento desse, a gente pode misturar quem sabe muito, quem sabe um pouco e, no final, o que importa é que tudo deu certo”, ressaltou.

Apoio e Patrocínio

Participantes abraçam a bandeira do trabalho seguro

O sucesso da 3ª edição do Pedal Seguro contou com o apoio de importantes patrocinadores: Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Adial Log, Sindiposto – GO, Coca-cola/Bandeirantes, Grupo José Alves, Sicoob/Secovicred, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Planalto Tratores, Enec, Trilhas da Amazônia, Ministério Público do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação da Magistratura do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18), Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra), Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista do Estado de Goiás (Asjustego), Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), Federação dos Trabalhadores na Indústria nos Estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal (Ftieg-TO-DF) e Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSSTGO). Juntos, eles ajudaram a promover um dia inesquecível de esporte, conscientização e solidariedade. Cada um dos inscritos doou dois quilos de alimentos ou dois litros de leite, que serão doados a instituições filantrópicas.

Clima seco e sol quente não desanimaram os participantes

Galeria de fotos

FV/WF/LN

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Sustentabilidade, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.