


Você sabia que a cada 15 segundos, uma pessoa morre no mundo por acidente de trabalho ou de doença ligada ao trabalho? São cerca de 6,3 mil mortes por dia, o equivalente a 2,3 milhões de óbitos por ano. No Brasil, só em 2022, foram registrados 612,9 mil acidentes de trabalho, os quais resultaram em mais de 2.500 vítimas fatais. Esse índice é 22% maior do que foi computado no ano de 2021. Os dados falam por si, né? É por conta dessas estatísticas que o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) todos os anos adere ao movimento Abril Verde e divulga o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrados em 28 de abril.
A data é um marco em memória aos 78 trabalhadores que morreram durante a explosão de uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, na década de 60. E também marca a campanha do Abril Verde que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para esse importante tema e conscientizar trabalhadores e empregadores para a necessidade da prevenção de acidentes durante as atividades laborais. Com esse propósito, na noite desta sexta-feira será exibido na fachada do Complexo Trabalhista de Goiânia o vídeo da campanha Abril Verde já divulgado nas redes sociais do TRT de Goiás.
A divulgação da campanha vai além de uma data simbólica com projeção na fachada do Tribunal. O TRT de Goiás, por meio do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, em ação conjunta com o Ministério Público do Trabalho, adere a esse movimento para destacar a importância da promoção da saúde no trabalho, da atuação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAs), dos Serviços Especializados e Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e do cumprimento das normas regulamentadoras, sanitárias e ambientais relativas ao meio ambiente do trabalho.
O investimento em medidas de segurança tem reflexos diretos no dia a dia das empresas e instituições. O objetivo principal é salvar vidas, mas, além disso, manter o ambiente de trabalho seguro impacta na produtividade das organizações e também evitam prejuízos financeiros. Estima-se que por ano, mais de 46 mil dias de trabalho são perdidos em razão de afastamentos e que os acidentes de trabalho representam perdas financeiras na ordem de R$ 13 bilhões. Esse valor considera todos os valores pagos pelo INSS em benefícios de natureza acidentária.
Mais que relembrar um episódio triste ocorrido com trabalhadores por todo o mundo, o dia 28 de abril e a campanha Abril Verde é dedicado à valorização da vida de trabalhadores e trabalhadoras. É mais uma ação para conscientizar cada ator das relações de trabalho sobre a necessidade de estar atento à segurança e ao ambiente de trabalho com intuito de promover um ambiente saudável e seguro para a prática laboral.
JA/FV
Comunicação Social – TRT/18
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br