27 de julho é dia para falar de prevenção de acidentes de trabalho 

Publicado em: 27/07/2023
ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 ícone glossário jurídico Dicionário i Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição

Banner com fundo preto e com os dizeres "27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Sua vida merece atenção" escritos na cor branca. No canto inferior direito, há um capacete de proteção na cor amarelaVoltar para casa são e salvo é o objetivo de cada brasileiro depois de mais uma jornada diária de trabalho. E hoje é dia para refletir sobre o cuidado consigo e com o outro, sobre o papel das empresas e instituições públicas e privadas para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. A prevenção de acidentes é um investimento em vidas e na produtividade das empresas. Essa é uma das metas do Programa Trabalho Seguro, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em parceria com os 24 regionais.

A ideia é a permanente participação de empregados, empregadores, sindicatos, instituições públicas, associações e demais entidades da sociedade civil para tornarem-se parceiros do Programa Trabalho Seguro e unir forças com a Justiça do Trabalho para a preservação da segurança e saúde no ambiente laboral.

O presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, conclama a todos para refletir sobre ações preventivas nesta data tão especial para o mundo do trabalho. “Temos visto o impacto positivo de iniciativas do programa na prevenção de acidentes e na proteção dos trabalhadores como o Projeto Café Seguro, inserido no banco de boas práticas do CNJ. Nesse sentido, faço um apelo a todos para continuarem engajados nesse esforço coletivo em prol da segurança no ambiente de trabalho”, ressaltou.

Estatística

Uma pessoa morre no Brasil a cada  3h 47min 3s por acidente de trabalho ou de doença ligada ao trabalho. Só em 2022, foram registrados 612,9 mil acidentes de trabalho, os quais resultaram em mais de 2.500 vítimas fatais. Esse índice é 22% maior do que foi computado no ano de 2021.  Os dados são do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho.  O instituto traz a estimativa de acidentes e mortes de 2023, mas as informações só serão atualizadas em 2024.

Desde quando os dados começaram a ser tratados em 2012 até 2022, foram notificados mais de 6,7 milhões de acidentes. No mesmo período, 25.494 desses acidentes resultaram em morte. Também entre 2012 e 2022, apuraram-se 461.424.375 dias de trabalho perdidos, somados todos os dias que as pessoas não trabalharam em virtude de afastamentos previdenciários acidentários. Já os gastos estimados, incluindo benefícios iniciados em anos anteriores, chegam a R$136,7 bilhões.

Goiás

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO) informou que em Goiás foram registrados no ano passado 16.879 acidentes, que resultaram em 63 mortes, sendo 61 homens e 2 mulheres. Em 2023, foram registradas 37 mortes, sendo 34 homens e 3 mulheres, num total de 1.429 acidentes notificados.

Se você quiser saber mais sobre o Trabalho Seguro, acesse a página do programa.

FV/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br