1ª e 2ª Varas do Trabalho e Cejusc de Itumbiara recebem visita correicional

ícone Instagram TRT18 ícone Facebook TRT18 ícone YouTube TRT18 Toque nas expressões sublinhadas para ver a definição
Foto de um grupo de pessoas em frente ao prédio do Fórum Trabalhista Juiz Orlando de Paula e Silva da Justiça do Trabalho.

Equipe de Corregedoria com magistrados e servidores das VTs e do Cejusc de Itumbiara

A Corregedoria Regional realizou correição no dia 27/8/2024 nas duas Varas do Trabalho de Itumbiara e no Cejusc. O corregedor, desembargador Eugênio Cesário, avaliou o desempenho das unidades em 2023 e em 2024 até o mês de julho. A 1ª e a 2ª Varas cumpriram todas as quatro metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na audiência pública, compareceram os advogados Vanessa Valeriano, Rayane Almeida, Amanda Fortunato, Luana Alves, Yndaia Marçal, Lorena Mendes e Mateus Guerra. Eles disseram que não possuem reclamação a fazer em relação às Varas do Trabalho e ao Cejusc de Itumbiara e elogiaram a cordialidade dos servidores do Foro Trabalhista.

O desembargador-corregedor agradeceu aos juízes Rosane Leite, titular da 1ª VT, Radson Duarte, titular da 2ª VT e Dânia Soares auxiliar do Foro e a todos os servidores das unidades pela contribuição dada no desempenho do Tribunal em relação às metas nacionais e específicas fixadas pelo CNJ.

Vara do Trabalho de Itumbiara

Em 2023, a 1ª VT de Itumbiara atingiu 100% no cumprimento da meta 1 – julgar mais processos que os distribuídos. Na meta 2 – julgar processos mais antigos, a unidade conseguiu atingir o percentual de 107,5%. Na meta 3 – estimular a conciliação, a Vara chegou ao percentual de 111,1%. Na meta 5 – reduzir a taxa de congestionamento, a unidade judiciária alcançou o percentual de cumprimento de 127%. A taxa de congestionamento se refere ao percentual de processos não finalizados em relação ao total de processos que tramitou durante o ano anterior.

Com relação ao cumprimento das metas em 2024, até o mês de julho, a unidade teve bom desempenho em todas as quatro metas, sendo 100% na meta 1, 106,8% na meta 2, 107,3% na meta 3 e, por fim, 135,2% na meta 5.

No Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), a unidade judiciária ficou em 27° lugar entre as 110 Varas do Trabalho existentes no país, em 3° lugar entre 4 Varas do Trabalho existentes na Região e em 1° lugar entre as duas Varas do Trabalho de Itumbiara. Todas as Varas comparadas estão dentro da mesma movimentação processual.

O IGest avalia indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho com o fim de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país.

2ª Vara do Trabalho de Itumbiara

Em 2023, a 2ª VT de Itumbiara atingiu 104,2% no cumprimento da meta 1 – julgar mais processos que os distribuídos. Na meta 2 – julgar processos mais antigos, a unidade conseguiu atingir o percentual de 107,5%. Na meta 3 – estimular a conciliação, a Vara chegou ao percentual de 115,3%. Na meta 5 – reduzir a taxa de congestionamento, a unidade judiciária alcançou o percentual de cumprimento de 119%. A taxa de congestionamento se refere ao percentual de processos não finalizados em relação ao total de processos que tramitou durante o ano anterior.

Com relação ao cumprimento das metas em 2024, até o mês de julho, a unidade teve bom desempenho em todas as quatro metas, sendo 100% na meta 1, 107,1% na meta 2, 122,3% na meta 3 e, por fim, 102,1% na meta 5.

No IGest, a unidade judiciária ficou em 56° lugar entre as 110 Varas do Trabalho existentes no país, em 4° lugar entre 4 Varas do Trabalho existentes na Região e em 2° lugar entre as duas Varas do Trabalho de Itumbiara. Todas as Varas comparadas estão dentro da mesma movimentação processual.

Cejusc de Itumbiara

O corregedor apurou que o índice médio de acordos realizados pelas duas Varas do Trabalho de Itumbiara, em 2023, foi de 53,1% e, em 2024, 52,4%. O valor total conciliado foi de R$ 2.266.864,16.

Na avaliação do corregedor, as atividades do Cejusc de Itumbiara estão sendo bem desempenhadas pelos magistrados do Foro Trabalhista e pela equipe de servidores da unidade, com estrita observância dos normativos que regem o seu funcionamento. Por essa razão, o desembargador-corregedor parabenizou a magistrada coordenadora, Rosane Leite, pela qualidade da atividade judicial prestada. A juíza elogiou toda a equipe de conciliação, em especial o chefe do Centro de Conciliação, Wender Lima, que mostrou destacado trabalho na tentativa de conciliação.

Eugênio Cesário ressaltou, no entanto, a importância de manter um efetivo controle sobre a pauta de audiências do Cejusc, com a realização de audiências de conciliação, observando o intervalo máximo de 30 dias, contados do ajuizamento da ação.

Leia as atas de correição na íntegra.
Ata de Correição 1ª VT de Itumbiara
Ata de Correição 2ª VT de Itumbiara
Ata de Correição Cejusc de Itumbiara

AF/WF

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.