VT de Goiatuba já conseguiu cumprir seis das sete metas do CNJ para 2018, destacou Correição

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Desembargador-corregedor Paulo Pimenta com a juíza Maria Aparecida Bariani, o diretor de Secretaria, Antônio Gonçalves e a equipe de servidores da unidade

Durante correição realizada na Vara do Trabalho de Goiatuba, o corregedor-regional do TRT de Goiás, desembargador Paulo Pimenta, destacou o ótimo desempenho da unidade com relação às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a Justiça do Trabalho, tendo conseguido cumprir seis das sete metas no período de janeiro a julho deste ano. No ano passado, a VT cumpriu cinco das sete metas nacionais e recebeu o Selo Metas do CNJ 2017 na categoria bronze.

No ano passado a unidade recebeu 1.947 novas ações trabalhistas e conseguiu solucionar 2.202 processos, reduzindo a taxa de congestionamento na fase de conhecimento para apenas 13%, o que significa que a Vara está conseguindo dar boa vazão aos processos pendentes, descongestionando o fluxo de processos a serem finalizados. De igual forma, com relação aos meses de janeiro a julho deste ano, a Correição constatou que unidade correcionada recebeu 471 novos processos e solucionou 671, mantendo um bom desempenho nesse quesito.

Outro destaque da VT de Goiatuba foi o exíguo prazo para sentenciar, de apenas 4 dias no rito sumaríssimo e de 7 dias no rito ordinário, além do efetivo controle da pauta de audiências, com realização de uma média de cinco audiências por dia. Segundo Paulo Pimenta, esses resultados realçam o comprometimento e a operosidade dos magistrados na atividade jurisdicional. Ele parabenizou os magistrados e servidores que atuaram na VT de Goiatuba, Narayana Hannas, que foi juíza titular da unidade até o dia 7 de junho, a nova juíza titular Maria Aparecida Fleury Bariani, e o juiz auxiliar Ranúlio Mendes Moreira, que tomou posse na última sexta-feira, 24/8, como juiz titular da Vara do Trabalho de Mineiros.

O corregedor-regional Paulo Pimenta ainda destacou a atuação diligente da Secretaria da VT no impulsionamento dos processos que tramitam na fase executória, culminando no excelente desempenho da unidade no cumprimento da Meta 5 do CNJ em 2017 e também neste exercício, tendo iniciado no primeiro semestre deste ano 385 execuções e baixado 406. Para dar continuidade ao bom desempenho, o magistrado solicitou aos magistrados e servidores atenção às orientações contidas na Recomendação TRT/SCR/ Nº 1/2018, além de inclusão em pauta de processos da fase executória para tentativa de conciliação.

Paulo Pimenta observou ainda uma tendência de aumento dos prazos com relação aos processos que tramitam no rito ordinário. Ele destacou que em 2016, o prazo médio para designação da 1ª audiência foi de 59,71 dias, passando para 45,84 dias em 2017 e chegando à média de 72,81 dias até julho deste ano. O magistrado afirmou que apesar disso os números ainda estão dentro da meta estabelecida pela Corregedoria Regional, que é de 90 e 180 dias, respectivamente, para os processos do rito sumaríssimo e ordinário.

Desembargador Paulo Pimenta com os advogados que atuam na Vara do Trabalho de Goiatuba

Durante a visita correicional, o desembargador-corregedor recebeu sete advogados que atuam na região da VT de Goiatuba, que elogiaram a cordialidade e a eficiência dos magistrados e servidores da Vara do Trabalho. Segundo Paulo Pimenta, a manifestação dos advogados vem ao encontro dos resultados colhidos e evidencia a regularidade dos trabalhos e o comprometimento de magistrados e servidores.

Lídia Neves
Setor de Imprensa/CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.