VT de Catalão teve ligeiro aumento na demanda processual em 2019, revela Correição

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A Correição realizada na Vara do Trabalho de Catalão registrou que houve ligeiro aumento em sua demanda processual no exercício de 2019, com 49 processos (+3,2%) a mais que no ano anterior. No último triênio (2017-2019), a unidade recebeu a média de 1.877 processos/ano. Para este ano de 2020, no entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, não foi possível estimar a demanda.

A correição destacou também que a VT de Catalão ficou em 2º lugar no ranking do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest) entre as unidades da Justiça do Trabalho em Goiás com a mesma movimentação processual e 18ª posição entre as mais de 100 VTs do país com mesma movimentação processual. O Igest avalia o desempenho das VTs em relação a indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho.

Prazos

Com relação aos prazos médios da entrega da prestação jurisdicional, em 2019 a média foi de 75 dias entre o ajuizamento da ação e a sentença, no rito sumaríssimo, abaixo da recomendação da Corregedoria, que é de 90 dias. Já no rito ordinário, embora tenha ficado um pouco acima da meta estabelecida (180 dias), o corregedor regional, desembargador Daniel Viana, verificou que atualmente o prazo já se encontra na faixa de 122 dias. “Ademais, o índice de produtividade superior a 100% no último biênio e o excelente desempenho desta unidade no cumprimento das metas do CNJ em 2019 realçam o comprometimento e a operosidade dos magistrados titular e auxiliar do juízo”, considerou.

Visita de advogados

Na audiência pública virtual da correição, o desembargador-corregedor recebeu a visita dos advogados Marco Thulio Lacerda e Silva e Aguiar Isac Pereira Ribeiro. Eles elogiaram o tratamento cordial dispensado aos advogados pelos magistrados e servidores da VT, ressaltando que os canais de comunicação abertos pela unidade tem facilitado a atuação da advocacia da região.

Os advogados também reivindicaram maior celeridade na elaboração dos cálculos pela unidade competente e o retorno das atividades presenciais, por ser mais eficaz na solução dos litígios, segundo eles. Daniel Viana comentou que serão realizados estudos para a melhoria dos serviços prestados pela Secretaria de Cálculos Judiciais para a solução do problema levantado. Sobre o retorno presencial, o desembargador esclareceu que o TRT-18 segue as etapas do Protocolo de Retomada das Atividades Presenciais do órgão.

Ao final, Daniel Viana parabenizou os juízes Armando Benedito Bianki (titular) e Luiz Gustavo de Souza Alves (auxiliar) e os servidores da VT de Catalão pelos excelentes resultados apresentados durante a correição, bem como pelo desempenho no cumprimento de todas as metas do CNJ no ano passado. A unidade conquistou a premiação máxima no Selo Metas do CNJ, categoria Diamante.

O desembargador-corregedor também agradeceu aos servidores da Secretaria pela colaboração dada na execução do Projeto Garimpo e pediu aos servidores que continuem dando atenção a esse projeto, principalmente em decorrência do atual cenário de pandemia e os impactos econômicos causados na população em geral.

Para ver a ata correicional na íntegra, clique aqui

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.