Velocidade do PJe dobra com instalação de novos equipamentos

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) finalizou a instalação dos novos equipamentos de processamento (Blade) e armazenamento (Storage) de dados neste último recesso, substituindo os equipamentos anteriores, que já possuíam mais de 5 anos de uso. A medida beneficiou todas as unidades judiciárias da capital e do interior, já que houve aumento da velocidade do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

“Os novos equipamentos oferecem o dobro da performance dos anteriores, refletindo em maior estabilidade e menor tempo de resposta dos sistemas entregues pela STI”, explicou o coordenador de Infraestrutura de TIC do Tribunal, Leandro Oliveira.

Na pesquisa de satisfação realizada pela STI/SGGE no último trimestre de 2019, a principal reclamação no uso do PJe era quanto a sua velocidade. Essa ação de atualização dos equipamentos melhorou nitidamente não só o PJe mas, também, todos os outros sistemas, segundo explicou Leandro.

Licitação nacional

Desde 2017, as maiores aquisições de TI são realizadas de forma nacional, por um regional designado na primeira reunião do ano dos diretores de TI. A licitação das Blades foi realizada pelo TST e a dos Storages foi realizada pelo TRT-18.

Segundo informou o coordenador de Infraestrutura de TIC do Tribunal, Leandro Oliveira, além dos regionais trabalhistas, que participaram da licitação, outros 20 órgãos públicos já fizeram pedidos de adesão à Ata de Registro de Preço (ARP) para a compra de Storages. “A ARP de Storages do TRT-18 é a que possui melhor custo-benefício entre todas as ARPs do Brasil, daí o interesse de vários órgãos públicos em aderir à ata”, ressaltou.

Todo o processo de licitação, aquisição e troca dos equipamentos teve o acompanhamento técnico do servidor Erick Nolêto, da Gerência de Servidores de Aplicação e Banco de Dados da STI.

Blades e storages

Cada servidor blade é como uma fina lâmina (por isso o nome blade) que possui apenas o microprocessador, os barramentos e a memória. Eles utilizam menos energia e ocupam menor espaço com maior capacidade de memória e processamento de dados.

Já o storage é um equipamento de armazenamento, gerenciamento e proteção de dados. Esses equipamentos novos são bem mais rápidos do que os antigos porque usam tecnologia SSD. Veja nos gráficos abaixo:

Dorado = storage novo
IBM = storage antigo

Amarelo = Blade nova
Azul e Vermelho = blade antiga

Setor de Imprensa, com a coloboração de Leandro Oliveira, da STI

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.