Vara do Trabalho de Catalão está em 20º lugar entre as varas do trabalho no país com a mesma movimentação processual

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O desembargador-corregedor com o juiz Armando Bianki, o diretor da Secretaria de Corregedoria Regional Marcelo Marques e os servidores da unidade

A correição na Vara do Trabalho de Catalão destacou a alta produtividade da unidade em nível nacional. Conforme o Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), a Vara do Trabalho de Catalão ficou em 20º lugar entre as 146 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual. O IGEST é uma ferramenta que apresenta um referencial numérico que sintetiza indicadores de acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho.

O desembargador-corregedor destacou que a Vara do Trabalho de Catalão melhorou a sua produtividade no exercício de 2018, com percentual de 144,2% no cumprimento da Meta 1 do CNJ (1.531 processos recebidos e 2.031 solucionados), o que proporcionou a redução da taxa de congestionamento na fase de conhecimento, de 29% em 2017, para 20% ao final do exercício de 2018. Considerando o resultado da correição realizada na Vara do Trabalho de Catalão, ficou demonstrado que a unidade cumpriu 5 das 7 metas nacionais, o que rendeu à VT o recebimento do Selo Metas do CNJ 2018, na categoria Bronze, instituído no âmbito do TRT18.

O desembargador Daniel conversa individualmente com todos os servidores durante as correições realizadas

A ata de correição ainda destacou os altos índices alcançados pela Vara no cumprimento das metas propostas pelo CNJ. Na Meta 2 (julgar processos mais antigos) o corregedor destacou que a unidade tinha até dezembro de 2016 808 processos pendentes de solução, dos quais 717 foram solucionados até o ano de 2017. Já em 2018, a unidade solucionou mais 73 processos, atingindo a meta de 108,6% de julgar os processos mais antigos da Vara trabalhista. Na Meta 5 (baixar 92% do total de casos novos de execução do ano corrente) o percentual ficou acima do esperado, chegando a 111,7% de execuções baixadas. A Meta 7 (priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes) também foi cumprida, com índice de 120,9%.

O desembargador-corregedor, Daniel Viana Júnior, observou ainda que a unidade registrou uma queda no número de novas ações trabalhistas. No último exercício (2018), a VT recebeu menos 989 novas ações, o que corresponde a menos 39,2% que no ano anterior (2017). Segundo o corregedor regional do TRT18, desembargador Daniel Viana Júnior, a VT de Catalão sinaliza nova tendência de queda nesses números em 2019.

O desembargador registrou, ainda, os cumprimentos aos juízes Armando Bianki e Rafael Fabri, titular e auxiliar, respectivamente, bem como a todos os servidores, na pessoa da diretora de Secretaria, Renata Melo. “A atividade judicial da Vara do Trabalho de Catalão está sendo muito bem desempenhada pelos magistrados e servidores, com uma eficiente prestação jurisdicional, demonstrada pela aferição dos prazos médios de duração dos processos em 2018, muito abaixo da média da Região e do grupo de Varas do Trabalho com movimentação processual similar”, afirmou.

Audiência pública

Reunião com os advogados acima e abaixo

Durante a correição, o desembargador-corregedor recebeu a visita dos advogados Dimas Resende Júnior, Fabrício Abrão, Thiago Almeida, Celso Abrão Neto, Cristina de Paula, Carlos Ribeiro Rosa, Marco Thúlio Silva, José Jesus Santanta, Rose Meire Oliveira, Telma dos Anjos, Júlio Silva, Raphaela Araújo, Viviane Matos, Randall Gomes, Fausto Eduardo, Célio Silvaíno, Aguiar Ribeiro e Márcio Costa. Eles elogiaram o cordial tratamento dispensado aos advogados pelo juiz titular e pelos servidores e fizeram algumas reivindicações acerca da tramitação processual na unidade.

Veja o inteiro teor da Ata correicional aqui.

Seção de Imprensa/CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.