Servidores(as) da Secretaria de Licitações e Contratos participam de mais uma edição do Desdobramento da Estratégia

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A estratégia está no nosso dia a dia.” Essa foi a reflexão inicial que o diretor da Secretaria-Geral de Governança e Estratégia (SGGOVE), Robnaldo Alves, sugeriu aos(às) participantes de mais uma edição do projeto “Desdobramento da Estratégia”. O encontro aconteceu na última sexta-feira (28/6) na Escola Judicial e contou com a contribuição de servidores(as) da Secretaria de Licitações e Contratos (SLC).

Diretor-geral do TRT18, Ricardo Lucena, na abertura do encontro

Na abertura, o diretor-geral do TRT18, Ricardo Lucena, também destacou a importância das experiências diárias de cada um(a) dos(as) servidores(as) para o aperfeiçoamento das práticas de seus respectivos setores. Este foi o tom das apresentações e debates que aconteceram durante o encontro: “É imprescindível que todos façamos uma pausa para criar os próprios espaços de reflexão e criatividade dentro do Tribunal, contribuindo, assim, com ideias e inovações que fortaleçam o desenvolvimento estratégico e aprimorem nossas rotinas diárias”, ressaltou a servidora da SGGOVE Flávia Ramos, uma das responsáveis pelo evento.

Em seguida, Robnaldo Alves reiterou a necessidade de pensar conjuntamente os objetivos e metas do Regional, o que se alinha a uma das principais tendências do ambiente corporativo contemporâneo: “a Alta Administração deve não só determinar as estratégias do órgão, mas também incentivar que todos contribuam com aquilo que vivenciam dentro e fora de suas unidades”, eis o sentido maior do desdobramento, segundo ele.

Robnaldo Alves, diretor da SGGOVE, em sua fala aos(às) participantes

Tanto na vida pessoal quanto no âmbito das organizações, é crucial traçarmos coletivamente objetivos e metas porque é assim que crescemos no dia a dia e aprimoramos, no trabalho, a performance dos serviços prestados. A estratégia, como se nota, não é algo de outro mundo, ou inacessível a nós”, concluiu ele.

Dinâmicas de grupo

Grupos discutindo propostas para seus planos de contribuição

No segundo momento do encontro, os(as) servidores(as) da SLC se organizaram em grupos para discutirem juntos(as) práticas internas que possam “fortalecer processos de governança e aprimorar a qualidade das licitações, evitando, com isso, itens fracassados ou falhas no processo licitatório”. Dentre outras, esta foi a principal argumentação de Maísa Bueno, diretora da Secretaria de Licitações e Contratos. A servidora defendeu, ainda, a necessidade de informações periódicas aos(às) colegas “para evitarmos pedidos intempestivos das unidades ou demandas extraordinárias”.

Ao apresentarem seus planos de contribuição, os grupos apontaram a importância da gestão de pessoas para promover e aprimorar não apenas os índices de capacitação e treinamento na SLC, mas também a qualidade de vida no trabalho. “Engajar as pessoas no intercâmbio de experiências é uma prática essencial. Podemos investir mais em encontros internos para o desenvolvimento da empatia entre nós. Respeitar, aceitar, ouvir e ser ouvido(a) contribuem para que as vidas pessoais também sejam conhecidas. A experiência de um pode valer para o outro”, explicou o servidor Gildásio Santilo.

Inovação e sustentabilidade

Lara Barros convidando os(as) servidores(as) a uma reflexão sobre os valores sustentáveis do TRT18

O encontro foi encerrado com a fala da servidora Lara Barros, da Gerência de Responsabilidade Socioambiental do TRT18. Seguindo a mesma linha das contribuições anteriores, ela partiu de exemplos do dia a dia para ilustrar a necessidade de valores sustentáveis nas organizações e destacou as práticas já em voga no TRT de Goiás, como a coleta de pilhas e baterias e os acordos firmados com cooperativas de reciclagem.

Servidores(as) da SLC participando de atividade interativa no aplicativo Kahoot

Qualquer ação contribui. Nosso maior erro é não fazer nada”, destacou Lara Barros. Ao final, a servidora propôs que os(as) participantes acessassem o aplicativo Kahoot e respondessem perguntas sobre sustentabilidade, vencendo quem obtivesse os melhores resultados no menor tempo possível. O encontro foi encerrado em clima descontraído, e os(as) participantes saíram dele motivados a colocar em prática seus planos de contribuição.

Carolina Piva
Setor de Imprensa – CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.