Escola Judicial promove evento sobre “Boas Práticas em Rotinas de Varas do Trabalho”

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Com a apresentação de boas práticas adotadas por algumas unidades do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás, a Escola Judicial abriu ontem (24/9) o encontro “Boas Práticas em Rotinas de Varas do Trabalho”, com a participação de magistrados, diretores e sub-diretores das Varas de Trabalho do Estado. O objetivo do encontro é criar um espaço para compartilhar ideias adotadas pelas unidades para otimizar o trabalho dos servidores e juízes em prol do jurisdicionado. Além desta finalidade, o evento busca discutir as metas nacionais do CNJ e capacitar os magistrados e diretores para liderança.

Melhores práticas

Na parte da manhã, os servidores Helena Saddi (10VT de Goiânia), Edmilson Galdino (VT de Goianésia), Marcelo Tertuliano (5VT de Goiânia), Cesar Augusto Lemos (VT de São Luís de Montes Belos) e o magistrado do trabalho Rodrigo Dias (1VT de Itumbiara) apresentaram as práticas adotadas pelas unidades que facilitaram o arquivamento e atualização de documentos, além de conferir celeridade no desenvolvimento dos trabalhos nas unidades. Após o intervalo, Cleber Pires e Murilo Carneiro apresentaram as ferramentas e convênios recém disponibilizados, bem como o Sistema de Interligação Bancária (Alvará Eletrônico).

Metas

Na segunda parte do evento, o desembargador Paulo Pimenta compartilhou “uma radiografia de nossa situação” em relação às metas do Poder Judiciário propostas pelo CNJ. Ele ressaltou a excelente oportunidade disponibilizada pela Escola Judicial ao proporcionar o encontro, que permitirá identificar oportunidades de bons resultados e promover a melhoria das metas dinâmicas e estáticas que, eventualmente, estejam faltando às unidades alcançarem.

Wiki Nacional

A juíza do trabalho Lúcia Zimmermann, da 15ª Região, apresentou o projeto Wiki Nacional aos magistrados e servidores. Este projeto é um repositório de boas práticas de 23 tribunais do trabalho do país, que reúne várias informações sobre o processo judicial, desde regras de negócios, regras de gestão, do processo trabalhista, PJe, do E-gestão, modelos de normativos e despachos de mero expediente. “Fizemos uma gestão do conhecimento do processo como um todo. São informações que trazem as melhores práticas de 23 regionais do país. Estes tribunais se uniram para fazer essa Wiki nacional, para permitir que o usuário acesse de forma rápida um manual, com o maior número de informações possível sobre boas práticas, permitindo uma prestação jurisdicional mais rápida e efetiva, sendo um benefício direto ao cidadão”, informou a magistrada.

Liderança

O evento prosseguiu na parte da manhã de hoje (25), com a palestra da psicóloga Carla Limongi. Ela abordou diversos aspectos da liderança e gestão de pessoas. Ela trouxe para os participantes o entendimento de que a liderança é um aspecto de sobrevivência e vivência no mundo atual, pois para colocar ordem no caos é necessário surgir um líder para organizar o contexto e buscar uma saída. Para Carla Limongi, foi uma honra expor sobre liderança e gestão de pessoas para um público tão específico como o deste evento.

Galeria de fotos:

Cristina Carneiro
Setor de Imprensa – CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.