TRT18 participa de projeto que busca uniformizar procedimentos em Varas do Trabalho por meio do Wiki Nacional

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Projeto do Wiki Nacional foi apresentado ao Coleprecor em reunião realizada em outubro de 2017

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) está entre os 23 Regionais Trabalhistas engajados no desenvolvimento do projeto Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, o Wiki Nacional. O projeto foi aprovado recentemente pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). A ideia é criar uma ferramenta baseada numa plataforma colaborativa na internet (Wiki) e que seria alimentada com informações inseridas pelos próprios servidores usuários, para auxiliar na uniformização de procedimentos das Varas do Trabalho de todo o país. A ferramenta será de uso interno, sem acesso para o público externo.

A proposta de criação do Wiki Nacional surgiu no decorrer de reuniões periódicas de secretários de Corregedoria, em Brasília, com base na apresentação de projetos implementados nos TRTs da 15ª e da 23ª Regiões. O projeto é coordenado pelo secretário da Corregedoria Regional do TRT15, Vlademir Nei Suato, e é patrocinado por oito regionais (TRT4, TRT5, TRT9, TRT11, TRT13, TRT20, TRT21 e TRT23). O TRT18 participa de um dos quatro grupos de trabalho, o que trata do e-GEstão. Os outros três grupos têm como temática Tecnologia, Modelos e projetos e PJe.

Na primeira reunião de trabalho do projeto, realizada nos dias 28 e 29/11 em Curitiba-PR, o servidor Vlademir Nei Suato esclareceu que um dos objetivos do Wiki Nacional é otimizar o fluxo de trabalho de primeira instância, não se pensando em padronizar entendimento, mas, sim, em orientar os servidores em processos de trabalho unificados. A plataforma Wiki foi escolhida por permitir a gestão do conhecimento de forma gratuita e com participação de vários autores na construção e atualização das páginas virtuais desse grande banco de dados.

O representante do TRT18 no desenvolvimento do projeto Wiki Nacional é o diretor de secretaria da 13ª Vara do Trabalho de Goiânia, Geovane Batista dos Santos. Ele explicou que essa ferramenta foi pensada para facilitar a vida de quem trabalha nas Varas. De acordo com o diretor, o Wiki Nacional vai possibilitar ao servidor de qualquer Regional Trabalhista visualizar os fluxos do processo, tanto na fase de conhecimento quanto na de execução, consultar normas, procedimentos e modelos de documentos.

Os TRTs envolvidos no projeto têm até o dia 15 de janeiro de 2018 para apresentarem suas sugestões de fluxos de trabalho para a nova ferramenta. O projeto deve ser apresentado ao Coleprecor até o dia 30 de junho do ano que vem.

Seção de Imprensa-CCS, com informações do TRT15 e do TRT22

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.