TRT Goiás digitaliza processos históricos

Glossário Jurídico

IMG_5901 (Copy)O Tribunal  Regional do Trabalho da 18ª Região  contratou, por meio de pregão eletrônico, uma empresa especializada para fazer a higienização, digitalização e catalogação dos processos que integram o acervo histórico do Centro de Memória do Tribunal.

Assim que forem concluídos os trabalhos, os processos históricos serão colocados à disposição para pesquisa acadêmica e interessados. Foram contabilizados 5.178 processos de valor histórico, datados de 1939 a 1990 quando este Regional pertencia às jurisdições da 3ª e da 10ª Região.

IMG_5923 (Copy)O acervo possui grande valor social, por conter elementos que contribuem para manter viva a memória da Justiça do Trabalho em Goiás. Além disso, será um banco de informações e um potencial campo de estudos para a sociedade, inclusive acadêmicos, principalmente nas áreas de Humanas.

A chefe do Centro de Memória, Ariony Chaves, afirmou que a contratação de empresa especializada para este serviço foi necessária para garantir a preservação dos documentos. Ela também esclareceu que seria inadequado o manuseio destes documentos por pessoa inabilitada, “por se tratar de papéis antigos, em sua maioria desgastados pelo tempo, empoeirados, cheios de incrustações, resíduos de excrementos de insetos e outras sujidades de superfície”. A iniciativa é da Escola Judicial por meio do Centro de Memória.

A medida atende preceitos legais relacionados com a guarda e conservação de documentos históricos do poder público, conforme Constituição Federal, art. 216, e normas do CNJ e CSJT sobre gestão documental da Justiça do Trabalho.

Núcleo de Comunicação Social

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Memória, Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.