TRT de Goiás inaugura a 3ª Vara do Trabalho de Rio Verde

Glossário Jurídico

Só no ano passado, as duas varas do trabalho de Rio Verde receberam mais de 5 mil ações e este ano já foram protocoladas cerca de 6,4 mil reclamatórias trabalhistas. A criação da 3ª unidade, instalada no dia 25 de novembro, irá desafogar o trabalho incessante de magistrados e servidores que atuam na jurisdição, integrada por oito municípios.

Durante a solenidade de instalação da nova unidade, o presidente do TRT, desembargador Mário Bottazzo, ressaltou que a jurisdição de Rio Verde tem agora atendida uma necessidade, diante da grande demanda pela Justiça do Trabalho na região. “Faz-se aqui a entrega do que é de direito a Rio Verde”, assinalou o presidente. Segundo o desembargador, houve uma intensa mobilização da comunidade e dos advogados para que o sonho da nova vara se concretizasse.

O advogado Péricles Campos, que representou a OAB na ocasião, disse que com a instalação da 3ª VT de Rio Verde a prestação jurisdicional se efetiva com mais celeridade. “A OAB se sente lisonjeada com mais essa conquista para a jurisdição”, disse o advogado que também saudou a volta da juíza Alciane Margarida para Rio Verde. A magistrada foi removida para o município e assume a titularidade da 2ª VT.

O procurador do Trabalho, Juliano Alexandre, representando a Procuradoria Regional do Trabalho em Goiás, afirmou que o MPT se sente beneficiado com mais uma unidade em Rio Verde. “A criação da VT observa o disposto no artigo 5º da Constituição Federal que garante a razoável duração do processo”, comentou.

O juiz Ari Pedro Lorenzetti, que assume a titularidade da recém instalada unidade, agradeceu o apoio da comunidade e o “inegável esforço da administração para a instalação da VT”.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades como o procurador do município, Limírio Sobrinho, o coronel Juverson Oliveira e o desembargador Paulo Pimenta.

A jurisdição

Rio Verde é o retrato do Brasil do interior que está dando certo. Situada na região do Sudoeste goiano, distante 220 quilômetros de Goiânia, a cidade tem 164 anos de fundação. A história recente tem sido generosa com o município, que se transformou num dos principais pólos do agronegócio do País.

O município ostenta a posição de maior produtor de grãos do Estado de Goiás com um milhão e duzentas mil toneladas por ano em culturas variadas com destaque para a soja, o arroz, milho e feijão. Também é produtor de gado e conta com vários frigoríficos e indústrias de grande porte. Rio Verde tem também um comércio forte e competitivo, suficiente para atender a demanda da população local e regional.

Toda essa pujança resultou no crescimento da demanda na Justiça do Trabalho nos últimos anos. Daí surgiu a necessidade de ampliação da rede de atendimento na região.

A nova Vara do Trabalho de Rio Verde é fruto da Lei 12.478/ 2011, que criou 12 novas varas para Goiás.

Fabíola Villea
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.