TRT de Goiás comemora seus 30 anos com inauguração do Complexo Trabalhista

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Em três décadas de atuação, o TRT de Goiás passou por inúmeras dificuldades, venceu desafios e hoje conta com sedes próprias em todas as suas unidades, no interior e na capital, que realizam a prestação jurisdicional trabalhista em todo o Estado de Goiás. Marcando o aniversário de seus 30 anos de instalação, será inaugurada, nesta segunda-feira, 30/11, a partir das 17 horas, em cerimônia semipresencial, a última etapa do Complexo Trabalhista de Goiânia, localizado no Setor Bueno em Goiânia.

A parte presencial, com comparecimento de limitadas autoridades em razão da pandemia do novo coronavírus, acontecerá na área externa contígua ao hall de entrada dos novos prédios que abrigarão os órgãos do segundo grau, com acesso pela rua Orestes Ribeiro, na esquina com a rua T-29, no Setor Bueno. A solenidade poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do TRT de Goiás no YouTube.

O governador do Estado, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, confirmaram presença física no evento. O ministro do TST e ex-presidente do TRT de Goiás, Breno Medeiros, também vai participar do evento, designado pela presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, para representá-la. Outras autoridades acompanharão a solenidade telepresencialmente devido às restrições impostas pelo novo coronavírus.

Conforme a programação do evento, além dos pronunciamentos sobre esse marco histórico da Justiça do Trabalho em Goiás, será apresentado um curto vídeo com a história do TRT e outra produção que fará um passeio virtual pelos prédios e instalações do Complexo Trabalhista de Goiânia.

O presidente do Tribunal, desembargador Paulo Pimenta, lembrou de todo o esforço envolvido na construção desse Complexo em todas as gestões do Tribunal, bem como o apoio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e da bancada goiana no Congresso Nacional para a conclusão dessa obra, que vai beneficiar toda a população do Estado.

Complexo Trabalhista de Goiânia

Com 79 mil metros quadrados de área construída, o Complexo é composto pelo Edifício Ialba-Luza, destinado às unidades administrativas, o Fórum Trabalhista Octávio Maldonado, que abriga as 18 Varas do Trabalho de Goiânia e demais unidades de apoio ao primeiro grau de jurisdição, e os novos blocos, que vão abrigar os gabinetes de desembargadores, as salas de sessões das Turmas e do Pleno e as demais unidades judiciárias de 2º grau, além dos órgãos de apoio à Presidência e Vice-presidência. Ao centro, estão o novo auditório em formato oval (Auditório dos Goyazes), os estacionamentos e a praça de convivência, que será mais uma área destinada ao uso da comunidade

O Complexo Trabalhista de Goiânia centraliza os setores administrativos e judiciários do Tribunal, facilitando o acesso a todos os serviços prestados na capital em um só lugar. A obra também permite a interligação de todos os prédios do Complexo por meio de corredores internos. E a praça localizada ao centro também vai proporcionar uma área de convivência aos usuários da Justiça do Trabalho, servidores, advogados, magistrados e ao público em geral.

Concepção e construção do Complexo Trabalhista

Entrada do antigo prédio localizado na Rua T-51, Setor Bueno.

O primeiro prédio desta quadra no Setor Bueno foi inaugurado em 1993, com a instalação das Juntas de Conciliação e Julgamento de Goiânia (Varas do Trabalho) em uma antiga construção, com entrada pela avenida T-51, e dos gabinetes dos desembargadores, em prédio situado na Rua T-29. Logo mais, em 1997, foi inaugurado um novo prédio mais moderno na Av. T-1 para abrigar parte das Varas do Trabalho da capital. Posteriormente, foi adquirida, na Rua T-29, uma casa residencial, que então foi adaptada para sediar a Presidência e seus órgãos de apoio.

A construção da primeira sede do Tribunal, atual Edifício Ialba-Luza iniciou-se em outubro de 2004 e foi inaugurada em novembro de 2006.

Maquete do projeto do Complexo Trabalhista de Goiânia

A concepção de um Complexo Trabalhista, com novas edificações projetadas para o funcionamento de todas as unidades judiciárias e administrativas da capital, deu-se em 2007, quando foi realizado um concurso público nacional para selecionar o projeto para a construção da obra. .

Ainda naquele ano foi feita a demolição dos prédios antigos para a construção dos primeiros blocos do Complexo, tendo sido inaugurado o prédio do Fórum Trabalhista de Goiânia em 2012.

Iniciada em seguida a construção das últimas etapas do Complexo Trabalhista, em 3 outubro de 2015, um grande incêndio no canteiro de obras pegou todos de surpresa e adiou por mais alguns anos o sonho da finalização do Complexo Trabalhista. A obra foi retomada quase um ano depois e apenas a partir de 2017 foi possível a demolição da estrutura colapsada e sua reconstrução.

Desde então foi dado o impulso necessário para que neste ano de 2020, inclusive enfrentando as limitações impostas pelo combate à pandemia, fosse possível inaugurar a última etapa do Complexo Trabalhista, na mesma data em que o TRT-18 completa 30 anos de existência.

Para saber mais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás, acesse o livro virtual publicado à época das comemorações dos 26 anos do Tribunal, clicando aqui.

Serviço
Evento: Comemoração dos 30 anos do TRT de Goiás e inauguração da última etapa do Complexo Trabalhista
Data/hora: 30/11/2020, às 17h
Transmissão: Canal do TRT de Goiás no YouTube

Comunicação Social TRT-18
Publicado em 24/11/2020

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.