TRT de Goiás adere ao ‘Junho Vermelho’ para incentivar a doação de sangue

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Desde o ano passado, devido a pandemia do coronavírus e consequente o isolamento social, os bancos de sangue em todo o Brasil tiveram redução nos seus estoques de bolsas de sangue e subprodutos como plasma. E é justamente nesse cenário que a campanha nacional “Junho Vermelho” ganha ainda mais força para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. 

Para fortalecer esta mensagem , o TRT de Goiás instalou iluminação noturna na cor vermelha nos prédios do Complexo Trabalhista na capital para todo este mês. Além disso, irá realizar uma projeção especial na parede do Edifício Ialba-Luza na noite do Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho. 

Quem pode doar?

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Além disso, é necessário apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

As mulheres podem doar de três em três meses sendo, no máximo, três doações anuais. Enquanto os homens podem doar de dois em dois meses sendo, no máximo, quatro vezes ao ano. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.

Entretanto, existem alguns impedimentos para doar sangue, bem como alguns cuidados pós-doação. Neste site do Ministério da Saúde é possível tirar todas as dúvidas.

Comunicação Social, com a colaboração da Gerência de Saúde

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.